"... não
existem verdades sagradas, todas as asserções devem ser cuidadosamente
examinadas com espírito crítico, os argumentos de autoridade
não têm valor ..."
Escola de Verão 2006: E viva a luz
Para estimular o interesse nas ciências
exactas dos alunos do ensino secundário, a Faculdade de Ciências
e Tecnologia da Universidade
do Algarve organiza
esta escola de Verão cujo tema é a Luz. Haverá mini-cursos
em Matemática, Química e Física, de 6 horas cada, focando
vários tópicos relacionados com este tema. O nível desta
Escola de Verão será adequado para alunos que vão iniciar
o 12º ano na área de ciências e a abordagem desafiará
os alunos a descobrirem o mundo electromagnético com a ajuda de especialistas.
Página oficial: Escola de Verão 2006: E viva a luz.
Componente de Física da Escola de Verão: Lasers
e Holografia
Pessoal do Departamento de Física envolvido nas actividades da escola:
os docentes Robertus Potting,
José Figueiredo e José António Rodrigues, e o técnico
Paulo Silva (ver: Lasers
e Holografia ou clicar nas imagens).
... "Se só ensinarmos as descobertas
e os produtos da ciência - por muito úteis
e exaltantes que possam ser - sem comunicar o seu método crítico,
como poderá o indivíduo médio distinguir a ciência
da pseudo-ciência? Nesse caso, ambas são
apresentadas como verdades insofismáveis. É um desafio ao
divulgador científico tornar clara a história real, tortuosa,
das grandes descobertas da ciência, dos erros de compreensão
e da recusa, por vezes obstinada, dos que a praticam em mudar de rumo. ... Infelizmente, muitos dos manuais
destinados aos jovens quase não abordam este assunto. É muito
mais fácil apresentar de um modo atraente a sabedoria destilada por
séculos de interrogação paciente e colectiva da natureza
do que pormenorizar o complicado aparelho de destilação. O
método científico, por muito maçador e hostil que possa
parecer, é muito mais importante do que as descobertas científicas.
Não podemos esquecer que ainda há poucos séculos muitas
doenças, por exemplo, eram consideradas causas suficientes para condenar
mulheres à fogueira." ... Numa aula de Introdução
à Ciência, a perspectiva de Ptolomeu segundo a qual o Sol girava
à volta da Terra foi apresentada de uma forma tão atraente que
alguns alunos começaram a pôr em causa a sua confiança
em Copérnico. O estatuto dos professores
no curso de Hutchins não tinha quase
nada a ver com a investigação que faziam; curiosamente - ao contrário do que
se passa nas universidades americanas nos nossos dias -, eram avaliados
pelo ensino que ministravam, pela sua capacidade de informar e de estimular
a geração seguinte. ..." ... "É recorrente cada
geração preocupar-se com o facto de os padrões educativos
estarem a baixar. Um dos mais antigos ensaios na historia da humanidade
conhecidos, que data da Suméria de há mais de 4000 mil anos,
lamenta o factor de os mais jovens serem muito mais ignorantes do que
a geração imediatamente precedente." ... "Todos nós já
presenciamos o contentamento e a profunda satisfação das crianças
quando descobrem e compreendem alguma coisa. Parece que as crianças
nascem com o gosto do conhecimento. Contudo, com o passar dos anos muitas
delas, em particular na adolescência, são convencidas que
o conhecimento não é para elas." Um mundo infestado de demónios, Carl Sagan |
|
Escola_de_Verao_E_viva_a_luz.html,
José Figueiredo, 2006 |