"... não 
existem verdades sagradas, todas as asserções devem ser cuidadosamente 
examinadas com espírito crítico, os argumentos de autoridade 
não têm valor ..."
Escola de Verão 2006: E viva a luz
Para estimular o interesse nas ciências 
exactas dos alunos do ensino secundário, a Faculdade de Ciências 
e Tecnologia da Universidade 
do Algarve organiza 
esta escola de Verão cujo tema é a Luz. Haverá mini-cursos
 em Matemática, Química e Física, de 6 horas cada, focando 
vários tópicos relacionados com este tema. O nível desta 
Escola de Verão será adequado para alunos que vão iniciar 
o 12º ano na área de ciências e a abordagem desafiará 
os alunos a descobrirem o mundo electromagnético com a ajuda de especialistas.
 Página oficial: Escola de Verão 2006: E viva a luz. 
Componente de Física da Escola de Verão: Lasers
e Holografia
  Pessoal do Departamento de Física envolvido nas actividades da escola: 
os docentes  Robertus Potting, 
José Figueiredo e José António Rodrigues, e o técnico 
Paulo Silva (ver: Lasers
e Holografia  ou clicar nas imagens).  
|     ... "Se só ensinarmos as descobertas 
e os produtos da ciência - por muito úteis 
e exaltantes que possam ser - sem comunicar   o seu método crítico, 
como poderá o indivíduo médio distinguir a ciência 
da pseudo-ciência? Nesse caso, ambas são 
apresentadas como   verdades insofismáveis. É um desafio ao 
divulgador científico tornar clara a   história real, tortuosa, 
das grandes descobertas da ciência, dos erros de   compreensão 
e da recusa, por vezes obstinada, dos que a praticam em mudar de rumo.       ... Infelizmente, muitos dos manuais 
destinados aos jovens quase não abordam   este assunto. É muito 
mais fácil apresentar de um modo atraente a sabedoria   destilada por
séculos de interrogação paciente e colectiva da natureza
do que   pormenorizar o complicado aparelho de destilação. O
método científico, por   muito maçador e hostil que possa
parecer, é muito mais importante do que as   descobertas científicas. 
Não podemos esquecer que ainda há poucos séculos   muitas 
doenças, por exemplo, eram consideradas causas suficientes para   condenar
mulheres à fogueira."    ...   Numa aula de Introdução 
à Ciência, a perspectiva de Ptolomeu segundo a qual o   Sol girava
à volta da Terra foi apresentada de uma forma tão atraente que
  alguns alunos começaram a pôr em causa a sua confiança 
em Copérnico.    O estatuto dos professores 
no curso de Hutchins não   tinha quase 
nada a ver com a investigação que faziam;    curiosamente - ao contrário do que 
se passa nas universidades americanas nos   nossos dias -, eram avaliados 
pelo ensino que ministravam, pela sua   capacidade de informar e de estimular 
a geração seguinte. ..."   ...   "É recorrente cada 
geração preocupar-se com o facto de os padrões   educativos 
estarem a baixar. Um dos mais antigos ensaios na historia da   humanidade 
conhecidos, que data da Suméria de há mais de 4000 mil anos,
   lamenta o factor de os mais jovens serem muito mais ignorantes do que
a    geração imediatamente precedente."      ...   "Todos nós já 
presenciamos o contentamento e a profunda satisfação das   crianças
quando descobrem e compreendem alguma coisa. Parece que as crianças
  nascem com o gosto do conhecimento. Contudo, com o passar dos anos muitas
  delas, em particular na adolescência, são convencidas que
o conhecimento não   é para elas."  Um mundo infestado de demónios, Carl Sagan | |
| Escola_de_Verao_E_viva_a_luz.html,
    José Figueiredo, 2006 |