"... não existem verdades sagradas, todas as asserções devem ser cuidadosamente examinadas com espírito crítico, os argumentos de autoridade não têm valor ...", in Cosmos, Carl Sagan.


 

Escola de Verão 2006: E viva a luz

 

Para estimular o interesse nas ciências exactas dos alunos do ensino secundário, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve organiza esta escola de Verão cujo tema é a Luz. Haverá mini-cursos em Matemática, Química e Física, de 6 horas cada, focando vários tópicos relacionados com este tema. O nível desta Escola de Verão será adequado para alunos que vão iniciar o 12º ano na área de ciências e a abordagem desafiará os alunos a descobrirem o mundo electromagnético com a ajuda de especialistas. Página oficial: Escola de Verão 2006: E viva a luz.

 

 

Componente de Física da Escola de Verão: Lasers e Holografia


Pessoal do Departamento de Física envolvido nas actividades da escola: os docentes  Robertus Potting, José Figueiredo e José António Rodrigues, e o técnico Paulo Silva (ver: Lasers e Holografia  ou
clicar nas imagens).  

 









       

  ... "Se só ensinarmos as descobertas e os produtos da ciência - por muito úteis e exaltantes que possam ser - sem comunicar o seu método crítico, como poderá o indivíduo médio distinguir a ciência da pseudo-ciência? Nesse caso, ambas são apresentadas como verdades insofismáveis. É um desafio ao divulgador científico tornar clara a história real, tortuosa, das grandes descobertas da ciência, dos erros de compreensão e da recusa, por vezes obstinada, dos que a praticam em mudar de rumo. 

  ... Infelizmente, muitos dos manuais destinados aos jovens quase não abordam este assunto. É muito mais fácil apresentar de um modo atraente a sabedoria destilada por séculos de interrogação paciente e colectiva da natureza do que pormenorizar o complicado aparelho de destilação. O método científico, por muito maçador e hostil que possa parecer, é muito mais importante do que as descobertas científicas. Não podemos esquecer que ainda há poucos séculos muitas doenças, por exemplo, eram consideradas causas suficientes para condenar mulheres à fogueira."

  ... "Na Universidade de Chicago também tive a sorte de fazer parte de um programa educativo concebido por Robert M. Hutchins, em que a ciência era apresentada como parte integrante da deslumbrante tapeçaria do conhecimento humano. Era considerado impensável um aspirante a físico não conhecer Platão, Aristóteles, Bach, Shakespeare, Gibbon, Malinowski e Freud - entre muitos outros.

  ... Numa aula de Introdução à Ciência, a perspectiva de Ptolomeu segundo a qual o Sol girava à volta da Terra foi apresentada de uma forma tão atraente que alguns alunos começaram a pôr em causa a sua confiança em Copérnico.  O estatuto dos professores no curso de Hutchins não tinha quase nada a ver com a investigação que faziam curiosamente - ao contrário do que se passa nas universidades americanas nos nossos dias -, eram avaliados pelo ensino que ministravam, pela sua capacidade de informar e de estimular a geração seguinte. ..."

  ... "É recorrente cada geração preocupar-se com o facto de os padrões educativos estarem a baixar. Um dos mais antigos ensaios na historia da humanidade conhecidos, que data da Suméria de há mais de 4000 mil anos, lamenta o factor de os mais jovens serem muito mais ignorantes do que a geração imediatamente precedente."  

  ... "Todos nós já presenciamos o contentamento e a profunda satisfação das crianças quando descobrem e compreendem alguma coisa. Parece que as crianças nascem com o gosto do conhecimento. Contudo, com o passar dos anos muitas delas, em particular na adolescência, são convencidas que o conhecimento não é para elas."

Um mundo infestado de demónios, Carl Sagan

   

Escola_de_Verao_E_viva_a_luz.html,

José Figueiredo, 2006