Laboratório Didáctico de Electromagnetismo, Óptica e Comunicações
Criado no âmbito do projecto "Era uma vez a luz", financiado pela Ciência Viva

Apoio a Iniciativas de Promoção da Cultura Científica e Tecnologica

Responsável: José Figueiredo (jlongras@ualg.pt), Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro.

Actividades em curso   Visitas ao Departamento de Física   Equipamentos e material disponíveis     Biblioteca

Objectivo:
Reforço da componente de ensino-aprendizagem experimental nas áreas do electromagnetismo e da óptica.

Destinatários: Professores e alunos das escolas dos ensinos básico e secundário do  Algarve e do Baixo Alentejo.

Objectivo e finalidade do laboratório

O laboratório agrupa o equipamento de demonstração adquirido no âmbito do projecto "Era uma vez a luz", e destina-se à execução das actividades nele previstas: acções de demonstração nas escolas básicas e secundárias participantes. A pedido dos docentes de Física e Química, o material pode ser cedido temporariamente para utilização nas actividades lectivas dos ensinos básico e secundário.

Objectivos e finalidades do projecto
"Era uma vez a luz"

O projecto compreende o desenvolvimento de actividades experimentais nas áreas da electricidade, do magnetismo, do electromagnetismo e da óptica, no âmbito da aplicação dos novos programas de Física e Química, potenciadoras de melhor compreensão das teorias, dos  modelos físicos, e das aplicações tecnológicas do electromagnetismo e da radiação electromagnética, numa perspectiva de transformação de conhecimentos em "produtos/equipamentos" e de geração de "novos" conhecimentos, isto é, naquilo que agora se chama "atitude empreendedora".

Procura-se ainda atender às solicitações dos docentes no sentido de uma maior interacção entre as escolas básicas e secundárias e a Universidade, visando a criação de novas estratégias e a melhoria das metodologias conducentes ao reforço da aprendizagem destas matérias.

Público-alvo
    O projecto está aberto à participação das escolas básicas e secundárias da região do Algarve e baixo Alentejo. O público-alvo compreende alunos do ensino básico e do ensino secundário, bem como docentes que procuram o reforço das suas qualificações nestas áreas, essencial ao sucesso do ensino experimental.

Os professores terão como tarefa a orientação e a coordenação, em colaboração com o proponente do projecto, dos trabalhos a desenvolver pelos grupos de alunos da sua escola.

Prevêem-se sessões de trabalho/formação periódicas destinadas aos professores orientadores.

Actividades em curso

Palestra e sessões experimentais

Equipamento e material diverso

Visitas ao Departamento de Física