Bolsas de Investigação para estudantes de mestrado, mestres* ou licenciados* no âmbito do projeto RETIOT
  
O projeto RETIOT tem como objetivo criar competência em Portugal em Tecnologias de Refletometria aplicada à futura Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos, com base em uma pesquisa multidisciplinar, incluindo ótica, rádio e sistemas autônomos. O RETIOT é financiado pelo programa Portugal 2020. Para mais informações sobre o projeto RETIOT ver o resumo do projeto no final da página.

As bolsas destinam-se a estudantes de mestrado, mestrado integrado ou licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico. e terão início durante o mês de fevereiro, podendo ser renovadas, sucessivamente, até 31 de dezembro de 2020. São também elegíveis estudantes que estejam em vias de concluir o mestrado (por exemplo, a aguardar defesa de tese), desde que a data de obtenção do grau de mestre seja posterior à data de início da bolsa (após a conclusão do mestrado poderá ser considerada a abertura de concurso para uma posição de investigador no âmbito do projeto).
  
Plano de trabalho:
O plano de trabalho de cada bolsa compreenderá pelo menos uma das seguintes temáticas, tendo em vista aplicações em reflectometria:
- Estudo de modelos de circuitos eletrónicos e optoelectrónicos contendo estruturas de poços quânticos de dupla barreira de potencial capazes de funcionarem como díodos de efeito de túnel ressonante (“Resonant Tunneling Diodes”, RTDs) com propriedades optoelectrónicas (emissores e/ou detetores de luz);
- Simulação, implementação e caracterização de circuitos eletrónicos e optoelectrónicos para geração de sinais nas bandas das micro-ondas e terahertz;
- Investigar configurações de osciladores eletrónicos e optoelectrónicos incorporando RTDs;
- Investigação da resposta dos circuitos com RTDs a diferentes formatos de modulação.
   
Requisitos de admissão: estudantes de mestrado/mestrado integrado ou ou licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico - cursos Engenharia Física, Física, Biomédica e Biofísica, Eletrónica, Telecomunicações ou Informática.

Fatores preferenciais: Dá-se preferência a candidatos com conhecimentos de programação em Python, MATLAB ou equivalente e com formação nas áreas da eletrónica, optoelectrónica e fotónica.

As bolsas são pagas mensalmente de acordo com a tabela definida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Para mais informações sobre as bolsas e o projeto, e para manifestações de interesse contactar o Prof. José Figueiredo (jose.figueiredo@ciencias.ulisboa.pt, Campus da FCUL Gab. C8.5.14).
 
  
Projeto RETIOT - Reflectometry Technologies to Enhance the Future Internet of Things and Cyber-Physical Systems
 
Utilização de Tecnologias de Reflectometria no melhoramento do futuro Internet das Coisas e Sistemas Ciber-Físicos.

Resumo do projeto:
O projeto RETIOT tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias que permitam a massificação de sensores não invasivos baseados em princípios de reflectometria para a futura Internet das coisas (IoT na terminologia inglesa), e cobre áreas desde o desenvolvimento de dispositivos até à transferência /aplicação industrial.

A Internet das coisas integra múltiplos componentes, redes de sensores sem fios, comunicações máquina-máquina, e no futuro o que é hoje designado de Sistemas Cyber-Físicos. A IoT baseia-se no uso massificado de sensores os quais serão funcionalmente e tecnologicamente muito heterogéneos. Uma fração significativa dos sensores basear-se-á em princípios de reflectometria, ou por serem a única solução, ou pelo facto de serem uma técnica não invasiva e permitirem evitar uma implantação descontrolada de dispositivos que poderiam resultar num elevado lixo eletrónico.


O objetivo do RETIOT é, pois, contribuir para o desenvolvimento de uma tecnologia que permita essa massificação. Alcançar maturidade tecnológica que permita massificação de sensores baseados em reflectometria tem, no entanto, muitos desafios. De facto, apesar da tecnologia radar parecer clássica e madura, a dinâmica nas últimas duas década tem sido muito mais lenta do que a observada na área de comunicações. Enquanto no seguimento da revolução “sem fios” na década de 90, os conceitos de adaptabilidade, agilidade e reconfigurabilidade integraram quase todos os elementos das redes de comunicação, a tecnologia de radar permaneceu muito mais estática, com equipamento mono-aplicação, usando sempre a mesma forma de onda e operando de maneira idêntica para toda a vida do equipamento.


Para ser um componente chave no desenvolvimento da IoT, a tecnologia radar / reflectometría deve resolver os desafios da miniaturização e flexibilidade na parametrização das formas de onda / frequências para lidar com diferentes aplicações e evitar o "efeito silo" e poder ser integrada na versatilidade inerente à IoT.


O RETIOT irá abordar estes desafios de uma forma sinergética e avançar o estado da arte em várias áreas-chave. Designadamente no desenho antenas baseadas em metamateriais, desenvolvimento de novos módulos de rádio frequência ágeis e reconfiguráveis, incluindo a geração ótica de ondas milimétricas, novas técnicas de processamento de sinal para formatação de sinais e recepção, integração de reflectometria e comunicação no mesmo dispositivo e processamento de dados de contexto.


O projeto irá propor soluções abarcando conceito e tecnologias terminando com uma demonstração das soluções mais promissoras para os cenários selecionados. Além disso RETIOT vai dedicar uma atenção significativa à aplicabilidade transferência para a indústria.

Bolsas de Formação Avançada (Fundação para a Ciência e a Tecnologia):
Subsídio mensal de manutenção relativos a bolsas: Regulamento N.º 950/2019.

Tipo de Bolsa Euros (€)
Atividades de I&D a realizar por doutorados (BIPD) 1 600,00
Atividades de I&D a realizar por estudantes de doutoramento ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico (BI) 1 064,00
Atividades de I&D a realizar por estudantes de mestrado, mestrado integrado ou por licenciados e mestres inscritos em cursos não conferentes de grau académico (BI) 798,00
Atividades de iniciação a I&D (BII) 412,00