Actores Principais
Emil
Jannings
Algumas destas produções
foram dirigidas por Ernst Lubich. A sua reputação
como melhor actor de cinema alemão foi cimentada por interpretações de adaptações
tais como Otelo (1922), Quo Vadis (1924), Tartufo e Fausto (ambos em 1926). Nos
anos 20 Emil Jannings era o actor mais respeitado da Alemanha e muitos
consideravam-no mesmo o melhor actor de cinema do mundo. Em 1927 assinou um
contrato com a Paramount e passou três anos em Hollywood. Durante esses anos
apareceu em filmes especialmente concebidos para realçar o seu talento para a
tragédia. Em 1928 foi-lhe atribuído o primeiro Óscar da Academia para o
melhor actor masculino, pelos seus papéis em dois filmes: “The Last Command”,
realizado por von Sternberg , e “The way of all flesh”. Devido ao seu
pronunciado acento gutural o advento do cinema sonoro significou o término da
sua carreira em Hollywood. Em 1929, regressou à Alemanha e, um ano mais
tarde, foi escolhido pelo realizador Joseph von Sternberg para interpretar o
papel de um professor de liceu, Professor Rath, no Anjo Azul, contracenando com
uma actriz praticamente desconhecida chamada Marlene Dietrich. Quando os Nazis
chegaram ao poder em 1933, foi contratado para participar em filmes de
propaganda. O ministro da propaganda nazi, Goebbels, distinguiu-o com uma
medalha em 1938 e nomeou-o “artista do Estado” em 1941. No final da guerra
Jannings foi colocado numa lista negra pelas autoridades aliadas e nunca mais
voltou a trabalhar. Morreu em 1950 arruinado, só e amargo. Filmografia
Marlene
Dietrich
Conseguiu o seu primeiro papel importante
em 1923 num filme chamado Tragodie der liebe. Foi durante a rodagem deste
filme que conheceu Rudolf Sieber, um assistente de produção de origem checa com quem viria a casar. Do casamento nasceu
uma filha, Maria Elisabeth Sieber, em 1924. Os papéis interpretados por
Marlene Dietrich foram-se tornando cada vez mais importantes e, no fim da década
de 20, era já muito popular no seu país, havendo mesmo quem a comparasse a
Greta Garbo. A sua grande oportunidade viria a surgir em Outubro de 1929 quando
Josef Von Sternberg a contratou para interpretar o papel de Lola no Anjo Azul. O
filme estreou a 1 de Abril no Gloria Palast em Berlim e, a 2 de Abril, Marlene
Dietrich partiu para Hollywood, dando assim início a uma brilhante carreira no
cinema. Em 1939 adquiriu a cidadania americana e recusou uma lucrativa proposta
dos governos nazi para trabalhar no cinema de propaganda do III Reich. Em
resultado dessa recusa os seus filmes foram proibidos na Alemanha nazi. Nos anos
50, Dietrich deu inicio a uma segunda carreira como cantora ao mesmo tempo que
a sua carreira no cinema conhecia um abrandamento. A sua última aparição
na tela data de 1978, no filme “A gigolo”. Em 1979, partiu uma perna tendo
permanecido em reclusão até à sua morte, em 1992. Filmografia
Kurt
Gerron
Quando os nacional - socialistas subiram ao poder na
Alemanha, Gerron emigrou para França, donde transitou para a Áustria e,
finalmente, para a Holanda onde realizou três filmes. Em Amesterdão Gerron
tornou-se director do teatro municipal ("Hollandse Schouwburg"). Em
1943 foi enviado para Theresienstad (uma cidade nas proximidades de Praga,
transformada num campo de concentração), juntamente com muitos outros artistas
e intelectuais judeus. Foi aí que produziu o Carrossel de Kurt Gerron, o qual
reunia alguns dos melhores artistas da Europa. Concordou também em realizar
"Der Führer schenkt Den Juden eine Stadt" (O Fuhrer ofereceu uma
cidade aos judeus), que retratava a “vida quotidiana” num “campo
exemplar”. A “vida quotidiana” deste campo foi registada em filme de
acordo com as directivas de Himmler. Theresienstad era retratado como um
campo modelo, onde os artistas tinham liberdade para criar, os residentes
assistiam a shows em cafés e levavam uma vida fácil. Uma vez terminado o filme,
Kurt Gerron foi enviado para as câmaras de gás de Auschwitz. Filmes
mais marcantes
Rosa
Valetti
Nasceu em Berlim a 17 de Março de 1878 e
faleceu em Viena de Áustria a 10 de Dezembro de 1937. Fez a sua primeira aparição no palco em
Berlim, tendo trabalhado também em Paris, Bruxelas e Viena. Em 1919 estreou-se
como cantora de cabaret e, em 1920, abriu o seu próprio cabaret, “Café
Grossenwahn”. Actuou em muitos cabarets europeus e em mais de 40 filmes, tendo
trabalhado com realizadores como Joseph von Sternberg (Anjo Azul) e Fritz Lang
(M). Em 1933 partiu para Viena e trabalhou até 1935 no Theater at der
Josefstadt. Filmes
mais marcantes
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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