Actores Principais

 

Emil Jannings  

 

                                     

Emil Jannings, de seu nome Theodor Friedrich Emil Jannenz, nasceu a 23 de Julho de 1884 em Rorschach, na Suiça. Estreou-se no palco aos 18 anos, e em 1906, aos 22 anos, foi convidado para se juntar à companhia de Max Reinhart, na altura considerada uma das melhores companhias de teatro do mundo. Jannings estreou-se no cinema em 1914 mas só em 1919 começou a estabelecer uma sólida reputação internacional como actor principal ao interpretar uma série de imponentes figuras históricas, entre as quais se contam Luís XV, Henrique VIII, Pedro o Grande e Danton. 

Algumas destas produções foram dirigidas por Ernst Lubich. A sua reputação como melhor actor de cinema alemão foi cimentada por interpretações de adaptações tais como Otelo (1922), Quo Vadis (1924), Tartufo e Fausto (ambos em 1926). Nos anos 20 Emil Jannings era o actor mais respeitado da Alemanha e muitos consideravam-no mesmo o melhor actor de cinema do mundo. Em 1927 assinou um contrato com a Paramount e passou três anos em Hollywood. Durante esses anos apareceu em filmes especialmente concebidos para realçar o seu talento para a tragédia. Em 1928 foi-lhe atribuído o primeiro Óscar da Academia para o melhor actor masculino, pelos seus papéis em dois filmes: “The Last Command”, realizado por von Sternberg , e “The way of all flesh”. Devido ao seu pronunciado acento gutural o advento do cinema sonoro significou o término da sua carreira em Hollywood. Em 1929, regressou à Alemanha e, um ano mais tarde, foi escolhido pelo realizador Joseph von Sternberg para interpretar o papel de um professor de liceu, Professor Rath, no Anjo Azul, contracenando com uma actriz praticamente desconhecida chamada Marlene Dietrich. Quando os Nazis chegaram ao poder em 1933, foi contratado para participar em filmes de propaganda. O ministro da propaganda nazi, Goebbels, distinguiu-o com uma medalha em 1938 e nomeou-o “artista do Estado” em 1941. No final da guerra Jannings foi colocado numa lista negra pelas autoridades aliadas e nunca mais voltou a trabalhar. Morreu em 1950 arruinado, só e amargo.

 

Filmografia

1914

Arme Eva

Passionels Tagebuch

1916

Nacht des Grauens

1917

Lulu

1918

Fuhrmann Henschel

Die Augen der Mumie Ma

1919

Madame Dubarry

1920

Kolhiesels Tochter

Anna Boleyn

Die Bruder Karamasoff

1921

Danton

Das Weib des Pharao

Vendetta

1922

Die Grafin von Paris

Othello

Peter der Grosse

Tragödie der Liebe

1923

Alles fur Geld

1924

Quo Vadis?

Nju

Das Waschsfigurenkabinett

Der letzte Mann

1925

Variété

1926

Tartüff

Faust

1927

The Way of All Flesh

1928

The Last Command

The Street of Sin

The Patriot

Sins of the Fathers

1929

Betrayal

Fighting the White Slave Traffic

1930

Der blaue Engel

Liebling der Gotter

1931

Sturme der Leidenschaft

1935

Der alte und der junge Konig

1936

Traumulus

1937

Der zerbrochene Krug

1939

Robert Koch

1941

Ohm Kruger

1942

Die Entlassung

1943

Altes Herz wird wieder jung

1945

Wo ist Herr Belling? (incompleto)

 

 

 

 

 

 

 

Marlene Dietrich  


Marlene Dietrich, de seu nome Maria Magdalena Dietrich, nasceu a 27 de Dezembro de 1901 na cidade de Berlim.  Em 1921, integrou o coro de uma revista musical. Em 1922,  foi aceite na escola dramática de Max Reinhart e começou a interpretar pequenos papéis no teatro e cinema.

Conseguiu o seu primeiro papel importante em 1923 num filme chamado Tragodie der liebe. Foi durante a rodagem deste filme que conheceu Rudolf Sieber, um assistente de produção de origem checa com quem viria a casar.

Do casamento nasceu  uma filha, Maria Elisabeth Sieber, em 1924. Os papéis interpretados por Marlene Dietrich foram-se tornando cada vez mais importantes e, no fim da década de 20, era já muito popular no seu país, havendo mesmo quem a comparasse a Greta Garbo. A sua grande oportunidade viria a surgir em Outubro de 1929 quando Josef Von Sternberg a contratou para interpretar o papel de Lola no Anjo Azul. O filme estreou a 1 de Abril no Gloria Palast em Berlim e, a 2 de Abril, Marlene Dietrich partiu para Hollywood, dando assim início a uma brilhante carreira no cinema. Em 1939 adquiriu a cidadania americana e recusou uma lucrativa proposta dos governos nazi para trabalhar no cinema de propaganda do III Reich. Em resultado dessa recusa os seus filmes foram proibidos na Alemanha nazi. Nos anos 50, Dietrich deu inicio a uma segunda carreira como cantora ao mesmo tempo que  a sua carreira no cinema conhecia um abrandamento. A sua última aparição na tela data de 1978, no filme “A gigolo”. Em 1979, partiu uma perna tendo permanecido em reclusão até à sua morte, em 1992.

 

Filmografia

1922

So sind die manner

Tragodie der liebe

1923

Der mensch am wegeder
Der sprung ins lieben

1925

Manon lescaut

1926

 

Eine dub arry von heute

Kopf hoch, charly!

Madame wunscht keine kinder

Juxbaron, der

1927

Sein grosster bluff

Cafe electric

1928

Prinzessin olala

Ich ku sse ihre hand, madame

1928

Gefahren der brau1eit

1929

Die frau, nach der man sich sehnt

Das schiff der verlorenen menschen

1929

Der blaue engel

1931

Shanghai express

1932

Blonde venus

1933

Song of songs

1934

The scarlet empress

1935

The devil is a woman
The fashion side of hollywood

1936

Desire

Knight without armour

Garden of allah

1937

Angel

1939

Destry rides again

1940

Seven sinners

1941

The flame of New Orleans

Manpower

The lady is willing

1942

The spoilers

Pittsburgh

1944

Kismet

Follow the boys

1946

Martin roumagnac

Golden earrings

1948

A foreign affair

1949

Jigsaw

1950

Stage fright

1951

No highway/no highway in the sky

Rancho notorius

1956

Around the world in 80 days

1956

The Monte Carlo story

1957

Witness for the prosecution

1958

Touch of evil

1961

Judgment at Nuremberg

1962

The black fox. The true story of Adolf Hitler

1963

Paris when it sizzels

1972

Wish you love

1978

Schoner gigolo, armer gigolo

 

 

 

 

 

Kurt Gerron

 

Kurt Gerron nasceu em 1896.  Este judeu alemão tornou-se um popular actor (actuou em cerca de 70 filmes e várias peças de teatro), realizador (realizou 18 filmes) e estrela de cabaret em Berlim nos anos 20 e 30.

Quando os nacional - socialistas subiram ao poder na Alemanha, Gerron emigrou para França, donde transitou para a Áustria e, finalmente, para a Holanda onde realizou três filmes. Em Amesterdão Gerron tornou-se director do teatro municipal ("Hollandse Schouwburg"). Em 1943 foi enviado para Theresienstad (uma cidade nas proximidades de Praga, transformada num campo de concentração), juntamente com muitos outros artistas e intelectuais judeus. Foi aí que produziu o Carrossel de Kurt Gerron, o qual reunia alguns dos melhores artistas da Europa. Concordou também em realizar "Der Führer schenkt Den Juden eine Stadt" (O Fuhrer ofereceu uma cidade aos judeus), que retratava a “vida quotidiana” num “campo exemplar”. A “vida quotidiana” deste campo foi registada em filme de acordo com as directivas de Himmler. Theresienstad era retratado como um campo modelo, onde os artistas tinham liberdade para criar, os residentes assistiam a shows em cafés e levavam uma vida fácil. Uma vez terminado o filme, Kurt Gerron foi enviado para as câmaras de gás de Auschwitz.

 

Filmes mais marcantes

1925

Varieté

1929

Tagebush einer Verlorenen

1929

Menschen am Sonntag

1930

Die Drei von der Tankstelle

1930

Der Blaue Engel

 

 

   

 

Rosa Valetti

 

Nasceu em Berlim a 17 de Março de 1878 e faleceu em Viena de Áustria a 10 de Dezembro de 1937.

Fez a sua primeira aparição no palco em Berlim, tendo trabalhado também em Paris, Bruxelas e Viena. Em 1919 estreou-se como cantora de cabaret e, em 1920, abriu o seu próprio cabaret, “Café Grossenwahn”. Actuou em muitos cabarets europeus e em mais de 40 filmes, tendo trabalhado com realizadores como Joseph von Sternberg (Anjo Azul) e Fritz Lang (M). Em 1933 partiu para Viena e trabalhou até 1935 no Theater at der Josefstadt.

 

Filmes mais marcantes

1911

Frau Potiphar

1918

Othello

1925

Tartuffe

1930

Der Blaue Engel

1931

M

1958

Das gabs nur einmal

 

 

 

                                                                                                  

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt