Home Realizador Ficha Técnica
Momentos do Filme Resumo do Filme Bibliografia

Momentos do Filme

1º momento - Apresentação

A professora Katherine Watson que, "compensava em inteligência o que lhe faltava em linhagem", chega a Wellesley. Assiste à abertura oficial do ano lectivo, uma cerimónia simbólica na qual a porta do conhecimento é aberta para todas as alunas que por ela queiram passar. Katherine conhece a sua nova casa e as sua regras  do funcionamento,  a hora de jantar, as divisões do frigorífico, entre outras.

2º momento - Primeira aula

Katherine depara-se com uma realidade de que não estava à espera. As suas alunas sabiam tudo o que ela se propunha ensinar-lhes,  parecendo estar um passo à frente do que planeara fazer. Este facto deixou-a apavorada, ainda mais porque  estava a ser observada por um membro do comité executivo da escola.

 

Após a primeira aula, Katherine tem uma reunião com os "directores" da escola que lhe manifestam o seu desagrado pelo seu desempenho. Nessa reunião, os directores pronunciam-se criticamente sobre a sua tese - "Picasso representa para o sec XX, o que Miguel Ângelo representou para o renascimento" - considerando-a demasiado revolucionária para uma escola tão tradicionalista como Wellesley. 

3º momento - Em casa

Primeiro jantar com colegas. Katherine conhece  Amanda Armstrong que lhe fala sobre as alunas e a aconselha a, por exemplo, nunca se deixar intimidar: o seu papel é ensinar e o das alunas aprender.

Katherine decide dar uma nova orientação ao programa. O seu objectivo é agora colocar a seguinte questão: "O que é arte? Quem a torna boa ou má? Quem decide?". Com este tema,  as aluna são chamadas a uma actividade crítica a que não estavam habituadas. 

4º momento - As alunas

À noite, no dormitório de Betty, Connie e Gisele, fala-se de tudo um pouco, do casamento de Betty, da professora Katherine que, tendo já  quase 30 anos, ainda não se casou, do caso que Gisele mantinha com o professor de italiano Bill Dunbar. Neste curto espaço de tempo, o espectador apercebe-se dos principais valores destas jovens: o importante é casar  jovem.

Entretanto, na hora do fecho das portas, chega Joan. Já todas no quarto, Connie descobre na mala de Gisele um contraceptivo para mulher, dado pela enfermeira da escola. Betty, que escreve o editorial da revista escolar, decide denunciar Amanda Armstrong.

5º momento - A corrida para ver quem se casa

É uma corrida de arco com gancheta, que se prolonga desde 1880, na qual a primeira aluna a cortar a meta com o arco é a próxima a encontrar marido. Além da corrida do arco, realiza-se também a corrida com carrinhos de bebés, onde as jovens que já estão noivas manifestam o seu anseio por vir a ter um bebé.

6º momento - O casamento de Betty

A mãe de Betty, ex-aluna de Wellesly, explica à filha sobre como ser boa esposa, fazendo com que o marido acredite que tudo o que acontece é vontade sua.

Por causa do editorial escrito por Betty, Amanda Armstrong é obrigada a assinar um papel onde se compromete a nunca mais distribuir contraceptivos na escola ou, então, terá de abandonar Wellesley.

7º momento - Aulas de boas maneiras

As aulas de boas maneiras são dadas por Nancy, na casa onde Katherine também vive. Para não ter que estar presente durante as aulas, Katherine decide sair. No bar para onde vai, encontra o professor de Italiano, Bill Dunbar, com quem comenta, inconformada, o despedimento de Amanda Armstrong

8º momento - No gabinete de Katherine

Joan tenta perceber porque teve apenas um "Suficiente". Katherine dá-lhe uma nova hipótese. Ao longo da conversa ficamos a conhecer um pouco melhor Joan, uma jovem com excelentes classificações que, no entanto, depois de acabar a graduação em Wellesley, apenas quer casar-se, isto é, não pretende continuar os estudos. Na aula seguinte, e em consequência da conversa com katherine, Joan mostra à professora o seu boletim de inscrição para Yale.

9º momento - Pollock

Katherine leva as alunas a ver um fenomenal quadro de Jakson Pollock. Perante o quadro, o único trabalho que lhes exige é que olhem com olhos de quem quer aprender com o que vê.

10º momento - As férias de Natal

No fim do semestre, Katherine é aconselhada a leccionar menos arte moderna e a regressar às aulas mais ortodoxas.

Betty, que já regressou da sua lua de mel, convida Joan para jantar em sua casa. Mostra-lhe a cozinha e as maravilhosas máquinas de lavar. Joan conta-lhe que foi aceite em Yale para frequentar o curso de Direito. Ao ouvir a notícia, Betty avisa-a de que está muito perto de perder tudo com que sempre sonhou.

11º momento - Van Gogh

Katherine dá, mais uma vez, uma aula completamente diferente sobre Van Gogh. O seu objectivo é mostrar às suas alunas  que têm duas opções na vida: seguir o que os outros dizem ou, como Van Gohg, "serem elas próprias". É neste instante que,  pela primeira vez depois do casamento, Betty  enfrenta a professora, acusando-a de subversiva e defendendo que as mulheres devem-se casar, que esse é o papel da mulher. A seu ver,  a escola não tem como objectivo formar mulheres para se tornarem sábias, cultas ou  instruídas, mas sim conseguir casá-las da melhor forma possível

12º momento - Costelas de Adão

Katherine é convidada para uma reunião das "Costelas de Adão", sociedade que as próprias alunas criaram. Ao longo da conversa são revelados pequenos segredos de cada uma. Betty escreve um editorial do jornal da escola em que denuncia o facto de a  professora de História de Arte ser contra o casamento, incentivando as suas alunas a recusarem "o papel para que nasceram".

13º momento

Depois de, e apesar de, ter sido aceite em Yale, Joan recusa continuar os estudos para poder casar. Katherine não consegue entender. Joan defende que ser dona de casa não a torna menos inteligente. É apenas uma escolha.

14º momento

O comité da escola decide que Katherine, para poder continuar a leccionar,  tem que submeter a aprovação superior o plano de aulas do semestre.

15º momento

A Gioconda de  Da Vinci retrata uma mulher a sorrir. Será que é feliz? Ou apenas está a sorrir para a pintura! Nem tudo é o que parece, é a conclusão a que Betty chega. E, com essa conclusão, Betty decide pedir o divórcio do seu recente casamento para ir para a Universidade estudar Direito.

16º momento - Fim do ano lectivo

Na hora da partida, as alunas de Katherine decidem oferecer-lhe um quadro pintado por cada uma delas.

17º momento

O último editorial de Betty é dedicado a  Katherine Watson. Por tudo o que é, assim como pelas barreiras que deitou abaixo nos corações das suas alunas, a professora nunca mais será esquecida.