Novos tipos de ecrans escolares

Embora ainda não seja muito frequente, já se começam a ver salas de aula portuguesas nas quais todos os alunos têm um écran de computador à sua frente. 

 

Mas a grande novidade está relacionada com os novos materiais de escrita utilizados pelos professores. O quadro negro e o simples quadro branco, dão lugar a uma lousa digital. Trata-se de ligar o quadro branco ao computador, ou seja, de unir as antigas técnicas de escrita às novas tecnologias. Nesse sentido, têm vindo a ser desenvolvidos vários softwares que permitem guardar tudo o que é escrito pelo professor no quadro no computador do aluno através de uma caneta digital, quer para posterior consulta dos alunos, quer para publicação na Internet. Mas a utilidade desta lousa não fica por aqui. Ligando a lousa digital a um projector, passamos a dispor de todo o material presente no computador que possa ser útil à exposição da matéria, tal como figuras de difícil construção manual, vídeos, músicas, programas matemáticos, entre outros. Com um simples toque no quadro, podem ser explorados os temas do programa da aula a partir da Internet.

               

                    

Outras linhas de investigação procuram desenvolver softwares que permitam, através da ligação de câmaras e microfones ao computador, captar tudo o que ocorre nas salas de aula. O objectivo é possibilitar que os alunos revejam a aula sempre que disso  sintam necessidade.

Página inicial