Charles Darwin

 

1809 - 1882


Charles Darwin, naturalista inglês com uma ímpar contribuição científica, é autor de uma obra sobre a linguagem e expressões dos animais. A obra foi publicada em 1872 sob o título de The expression of the emotions in man and animals


Nesta  obra extraordinária, Darwin estuda com atenção genial os princípios gerais da expressão de emoções nos animais e no homem com o fito de averiguar "se as mesmas expressões e gestos têm igual significado". Trata-se de uma obra que teve por base um grande número de correspondentes, espalhados pelo mundo a quem Darwin colocou um conjunto de  perguntas simples e a quem pediu respostas baseadas unicamente  "em observações recentes e não em recordações". 


Eis algumas dessas perguntas de Darwin:

1 - A surpresa é expressa por olhos e boca abertos desmesuradamente, e por sobrancelhas levantadas?
2 - A vergonha provoca rubor, tanto quanto a cor da pele permite a sua observação? E, até que zona do corpo se estende o rubor?
3 - Quando um homem se sente furioso ou está prestes a zangar-se, franze o sobrolho? Põe-se direito e ergue a cabeça? Endireita os ombros e cerra os punhos?
4 - Quando um homem está profundamente ocupado a tentar compreender um assunto ou a resolver um problema intricado, franze a testa? Franze os olhos?

Darwin recebeu respostas de trinta e seis diferentes observadores, de várias partes do mundo, com base nas quais defendeu a existência de uma grande similitude entre as expressões humanas e animais.


Dos admiráveis e singulares registos que o livro oferece, aqui ficam alguns exemplos relativos apenas aos humanos

 

Home

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt