Mathesis
 |
O projecto, que funcionou de 1990 a 1992 com o apoio
da
Fundação Calouste Gulbenkian,
tinha como base a tomada de consciência da existência de um apelo
interdisciplinar que, das mais diversas formas, se faz sentir tanto a
nível da investigação científica como a nível do ensino. Apelo que
corresponde a uma primeira, tímida e difusa tentativa de resposta face
ao acelerado processo de especialização do conhecimento científico que
se vem verificando e às suas gravosas consequências civilizacionais e
relativas ao processo de ensino.
O projecto tinha por isso um carácter duplo. Por um
lado, visava a elucidação teórica do conceito de interdisciplinaridade e
a compreensão das questões que hoje se colocam aos diversos saberes em
termos da sua articulação e da reorganização das suas fronteiras. Em
segundo lugar, tinha como objectivo constituir-se como elemento
interveniente no processo de reorganização curricular que a escola terá
que operar de forma cada vez mais profunda e como dispositivo de apoio à
experimentação de praticas interdisciplinares e de integração dos
saberes.
|
 |
Antologia I. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino
Integrado das Ciências Organização de Olga
Pombo, Teresa Levy e Henrique
Guimarães, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1990, 177 pp.
- Felix Guattari - Fundamentos ético-políticos da
interdisciplinaridade
- George Vaideanu - A interdisciplinaridade no ensino. Esboço de
síntese
- Julio de Zan - A ciência moderna e o problema da desintegração do
saber
- Jurgen Mittelstrass e Martin Carrier - A unidade da ciência
- Gerhard Frey - Problemas metodológicos das discussões
interdisciplinares
- Pierre Delattre - Investigações interdisciplinares. Objectivos e
dificuldades
Disponível (para consulta) na SAHFC da FCUL (edição esgotada)
|
 |
Antologia II. Ciência Integrada, Interdisciplinaridade e Ensino
Integrado das Ciências
Organização de Olga Pombo, Teresa Levy, Henrique
Guimarães e José Manuel Conceição, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1992,
214 pp.
- Georges Gusdorf - Conhecimento interdisciplinar
- Jean Piaget - Metodologia das relações interdisciplinares
- John Dewey - A unidade da ciência como problema social
- Heinz Heckausen - Disciplina e interdisciplinaridade
- Trace Jordan - Temas e esquemas. uma abordagem filosófica ao ensino
interdisciplinar das ciências
- Sally Brown - Uma revisão dos sentidos da expressão ciência
integrada e dos argumentos a seu favor
Disponível (para venda) na SAHFC da FCUL
|
 |
A Interdisciplinaridade: Reflexão e Experiência
Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães,
Lisboa: ed. Texto, 1993, 96 p.
|
 |
A Interdisciplinaridade: Reflexão e Experiência
Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães,
Lisboa: ed. Texto, 1994, 102 p. (2ª edição revista e aumentada)
|
 |
Boletim Bibliográfico I. Ciência Integrada,
Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências Organização
de Olga Pombo, Teresa Levy e Henrique Guimarães, Lisboa: Mathesis / DEFCUL, 1990, 30p.
Inclui 166 referências (livros e artigos em revista ou em livro
editado) dos quais 115 existem em versão impressa no "Centro de
Documentação sobre Interdisciplinaridade" sito na Biblioteca do Centro
de Investigação em Educação da FCUL
|
 |
Boletim Bibliográfico II. Ciência Integrada,
Interdisciplinaridade e Ensino Integrado das Ciências
Organização de Olga Pombo, Teresa Levy, Henrique Guimarães e José Manuel Conceição, Lisboa:
Mathesis / DEFCUL, 1991, 60 p.
Inclui 397 referências (livros e artigos em revista ou em livro
editado) dos quais 330 existem em versão impressa no "Centro de
Documentação sobre Interdisciplinaridade" sito na Biblioteca do Centro
de Investigação em Educação da FCUL
|
|