Estudo das propriedades electroquímicas da liga Al8058

As ligas de Al apresentam um elevado potencial nomeadamente em aplicações em que o peso especifico dos materiais combinados com elevadas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão são características fundamentais para uma eventual aplicação. Dentre estas aplicações destacam-se as industrias aeronáutica e aeroespacial. Uma das ligas relevantes para tais aplicações é a liga Al8058.

O objectivo deste trabalho é o estudo das propriedades electroquímicas deste material, como por exemplo o potencial de picada, resistência de polarização ou o potencial de corrosão deste material, para além da determinação do mecanismo de propagação da corrosão e influência das fases secundárias neste mecanismo de corrosão.

Para a prossecução deste objectivo efectuar-se-ão ensaios de voltametria de polarização linear e de voltametria cíclica, numa solução aquosa a 3,5% em cloreto de sódio. A superfície das amostras será caracterizada em microscopia electrónica de varrimento para aferição da morfologia das picadas. Serão ainda preparadas secções metalográficas por forma a avaliar a respectiva profundidade.

8.3.43 e Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)

Inês Fonseca e Gervásio Pimenta (ISQ)

Actualizada a 2007-02-06