Regulamento

As competências de coordenação e gestão de todas as matérias ligadas ao Projecto Tecnológico I da Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) do Departamento de Qu�mica e Bioqu�mica (DQB) da Faculdade de Ci�ncias da Universidade de Lisboa (FCUL) s�o assumidas pelo docente respons�vel pela reg�ncia desta unidade curricular (ver e-Dossier). Todas as situa��es n�o previstas pelo presente regulamento ser�o resolvidas pelo regente desta unidade curricular ou pela coordena��o da LQT.

1. Defini��o

1.1. O Projecto Tecnol�gico I � uma disciplina do 2� semestre do 3� ano da LQT a que correspondem 420 horas totais, distribu�das pelas seguintes componentes: 15 horas para Organiza��o Tutorial (presenciais), 60 horas para Est�gio (orienta��o cient�fica presencial), 225 horas para trabalho laboratorial (15 semanas x 15 horas/semana presenciais) e, finalmente, 120 horas de trabalho independente (pesquisa, estudo, escrita e apresenta��o do relat�rio final).

1.2. O Projecto Tecnol�gico I dever� ser realizado num grupo de investiga��o do DQB. Poder� tamb�m ser realizado numa empresa devidamente acreditada pelo DQB, atrav�s da coordena��o da LQT e do regente desta unidade curricular, ou numa institui��o estrangeira de ensino superior, atrav�s do Programa SOCRATES/ERASMUS.

1.3. Caso o Projecto Tecnol�gico I decorra numa institui��o/empresa externa � FCUL, esta dever� designar um respons�vel pelo acompanhamento e orienta��o do aluno, o orientador externo, cujo nome ser� comunicado � coordena��o da LQT e ao regente desta unidade curricular. O DQB, atrav�s da coordena��o da LQT nomear� um professor do DQB para acompanhar a realiza��o desse projecto, o orientador interno, que ser� o interlocutor do DQB em rela��o a todos os assuntos que digam respeito a esse Projecto Tecnol�gico I.

2. Tema

2.1. At� 8 dias antes do in�cio do 2� semestre, ser� afixada neste e-Dossier a lista de temas de Projecto Tecnol�gico I, e respectivos planos de trabalho, orientador(es) e local de realiza��o.

2.2. At� ao in�cio do semestre em que o Projecto Tecnol�gico I ser� realizado, todos os alunos dever�o comunicar por escrito, ao regente da unidade curricular, qual o tema que ir�o realizar e a respectiva aceita��o pelo orientador desse tema. Quaisquer altera��es posteriores dever�o ser imediatamente comunicadas por escrito ao regente da unidade curricular. Impresso de aceita��o (orientador e aluno) em formato Adobe PDF (aceitacao.pdf).

2.3. A aceita��o do aluno pelo orientador, pressup�e o conhecimento e a concord�ncia com o presente regulamento.

3. Responsabilidades do orientador

3.1. O orientador dever� planear o trabalho experimental e a elabora��o do relat�rio, de modo a que sejam cumpridos os prazos estabelecidos para a respectiva �poca de exames.

3.2. � da responsabilidade do orientador, a supervis�o do trabalho experimental desenvolvido pelo aluno.

3.3. � igualmente da responsabilidade do orientador, acompanhar a elabora��o do relat�rio, duma forma adequada a uma tese de licenciatura.

4. Responsabilidades do aluno

4.1. O aluno dever� informar o seu orientador sobre as �pocas de exames e os prazos de entrega do relat�rio, para o ano lectivo em causa.

4.2. � da responsabilidade do aluno, o estrito cumprimento da escolaridade do Projecto Tecnol�gico I por forma a atingir os objectivos propostos no plano de trabalho do tema escolhido, quer na componente presencial quer na componente de pesquisa, estudo, escrita e elabora��o da apresenta��o do trabalho desenvolvido.

4.3. O aluno dever� elaborar e entregar um relat�rio e uma exposi��o do trabalho desenvolvido, que ser�o objecto de apresenta��o e discuss�o p�blicas.

5. Relat�rio

5.1. O relat�rio do trabalho desenvolvido ser� escrito em l�ngua portuguesa e ter� um m�ximo de 50 p�ginas A4, utilizando letra de tamanho 12, a espa�o e meio com margens n�o inferiores a 1,5 cm. Os alunos que fizerem o Projecto Tecnol�gico I fora do pa�s, sob orienta��o dum investigador estrangeiro, poder�o entregar o relat�rio em ingl�s/franc�s, desde que previamente aceite, por escrito, pelo regente desta unidade curricular ou pela coordena��o da LQT.

5.2. Os anexos n�o ter�o qualquer limite de p�ginas, e dever�o ser apresentados utilizando preferencialmente os par�metros indicados no ponto anterior. Em casos justificados, aprovados pelo regente de Projecto Tecnol�gico I, os anexos poder�o ser apresentados exclusivamente em suporte inform�tico (ver n� 11.2.) e entregues junto a cada exemplar em papel.

5.3. A capa, quer da vers�o impressa quer da vers�o em suporte inform�tico, dever� conter o logotipo oficial da FCUL e a indica��o "Departamento de Qu�mica e Bioqu�mica", o t�tulo do Projecto Tecnol�gico I, o nome do aluno, a indica��o "Relat�rio de Projecto Tecnol�gico I da Licenciatura em Qu�mica Tecnol�gica", o nome(s) do(s) orientador(es) e a data.

5.4. O relat�rio de Projecto Tecnol�gico I (um exemplar para cada elemento do j�ri - ver ponto 8.2.) deve ser entregue at� 8 dias antes do in�cio da respectiva �poca de exames: 1� ou 2� �poca (Junho/Julho) ou �poca especial (5 a 12 de Setembro 2007). Informa��o complementar relativa � entrega do relat�rio (por exemplo, a quem e onde entregar), ser� afixada neste e-Dossier, com a anteced�ncia necess�ria.

5.5. Os exemplares entregues s�o considerados "vers�o preliminar" sujeita a eventual correc��o/revis�o consequ�ncia dos coment�rios/quest�es levantadas durante a realiza��o da prova p�blica, pelo que, dever�o permitir a f�cil introdu��o de emendas, altera��es, etc. A vers�o impressa ser� a normalmente utilizada, mas, mediante concord�ncia pr�via por escrito de cada elemento do j�ri, poder� ser utilizada a vers�o em suporte inform�tico.

6. Exposi��o

6.1. A exposi��o oral do trabalho desenvolvido dever� ter uma dura��o m�xima de 15 minutos e poder� ser apoiada por quaisquer recursos materiais dispon�veis no DQB/FCUL (folhetos, modelos, imagem, som, multim�dia, etc.).

6.2. Dever� necessariamente incluir a descri��o do trabalho proposto, as t�cnicas utilizadas, os resultados obtidos e quaisquer conclus�es e/ou recomenda��es da� resultantes.

6.3. Os elementos de apoio da exposi��o oral dever�o poder ser lidos/ouvidos com clareza a uma dist�ncia de pelo menos 4 metros.

7. Calendariza��o das provas p�blicas

7.1. O Projecto Tecnol�gico I � uma disciplina semestral da LQT cuja avalia��o est� sujeita ao calend�rio das �pocas de exame da FCUL.

7.2. No in�cio de cada �poca de exames, o regente de Projecto Tecnol�gico I afixar� a lista dos temas a discutir nessa �poca e os respectivos j�ris. Os relat�rios que forem entregues fora do prazo estabelecido para cada �poca de exames, ser�o discutidos na �poca seguinte.

7.3. Qualquer impossibilidade do orientador relativamente � data de realiza��o das provas, deve ser comunicada por escrito ao regente de Projecto Tecnol�gico I, o mais cedo poss�vel.

7.4. Em casos excepcionais, devidamente fundamentados, em que n�o possam ser cumpridos os prazos anteriormente indicados, devem os alunos, dentro do prazo estabelecido para a entrega dos relat�rios, expor o assunto por escrito, ao regente de Projecto Tecnol�gico I que analisar� a situa��o e procurar� encontrar a solu��o mais adequada.

8. J�ri

8.1. O orientador dever� propor um docente da FCUL para arguente da prova p�blica, utilizando o formul�rio de proposta de j�ri em formato Adobe PDF (juri.pdf), entregue ao regente de Projecto Tecnol�gico I at� ao final do m�s de Maio para a 1� ou 2� �poca (Junho/Julho) ou at� ao final do m�s de Junho para a �poca especial (5 a 12 de Setembro 2007).

8.2. O j�ri, sujeito a ratifica��o pela coordena��o da LQT, ser� constitu�do no m�nimo pelo(s) orientador(es), pelo arguente e por um representante da coordena��o da LQT, que lhe presidir�.

8.3. No caso de Projecto Tecnol�gico I realizado em institui��o/empresa externa � FCUL, se, por raz�o justificada por escrito ao regente desta unidade curricular at� 15 dias antes da realiza��o da prova p�blica, n�o for poss�vel reunir o j�ri proposto no n� 8.1. (aus�ncia do orientador externo), o vogal ausente ser� subst�tuido por representante por ele indicado, ou pelo representante da coordena��o da LQT.

9. Prova P�blica

9.1. O trabalho ser� apresentado oralmente, em sess�o p�blica, durante um per�odo m�ximo de 15 minutos, ap�s o que se iniciar� a discuss�o pelos membros do j�ri com uma dura��o m�xima de 40 min. No final prev�-se a possibilidade de elementos da assist�ncia porem quest�es com dura��o m�xima de 5 min.

9.2. Nos casos em que tal se justifique, a coordena��o da LQT poder� autorizar que o relat�rio seja confidencial e que a defesa do Projecto Tecnol�gico I se fa�a em privado.

9.3. Ap�s a prova o j�ri reunir�, em privado, para deliberar quanto � nota final.

10. Avalia��o

10.1. A classifica��o ser� baseada na qualidade do trabalho realizado, da exposi��o oral, da discuss�o e do relat�rio do Projecto Tecnol�gico I, de acordo com crit�rios uniformizados para a LQT.

10.2.  Nos casos enquadrados pelo n� 8.3. ser� tomado em considera��o parecer escrito previamente solicitado ao orientador externo, que mencione explicita e quantitativamente todas as componentes do processo de avalia��o que tenham existido no local de realiza��o do Projecto Tecnol�gico I.

11. Conclus�o e lan�amento das classifica��es

11.1. Ap�s a realiza��o das provas p�blicas, o aluno dever� proceder � introdu��o no relat�rio das correc��es que tenham sido consideradas essenciais e entregar o n�mero exigido de exemplares revistos em papel, acrescidos de 3 exemplares em suporte inform�tico. Um exemplar de cada uma das vers�es ser� posteriormente entregue � Biblioteca Central da FCUL.

11.2. O suporte inform�tico aceite ser� o CD ou o DVD, a norma de apresenta��o (tipo de ficheiro) dos conte�dos dever� ser o Adobe PDF (utilizar, por exemplo, o programa gratuito PDFCreator que instala uma impressora virtual que permite criar ficheiros PDF a partir de qualquer programa Windows que tenha op��o de impress�o) e cada exemplar dever� conter:

11.2.1. Um ficheiro PDF contendo a totalidade do relat�rio e de nome 44388-xxxxx.pdf onde xxxxx � o n�mero de aluno do autor.

11.2.2. Um ficheiro PDF contendo apenas a capa, resumos e �ndices, e de nome 44388-xxxxx-r.pdf onde xxxxx � o n�mero de aluno do autor.

11.2.3. Um ficheiro PDF contendo a exposi��o do trabalho desenvolvido, e de nome 44388-xxxxx-a.pdf onde xxxxx � o n�mero de aluno do autor.

11.2.4. Quando raz�es objectivas de for�a maior obrigarem � utiliza��o de mais do que um ficheiro PDF para satisfazer os requisitos dos pontos 11.2.1. a 11.2.3., dever� existir um ficheiro PDF ou HTML com a identifica��o do ficheiro que pretende substituir que funcionar� como indice de acesso aos conte�dos separados em mais do que um ficheiro PDF.

11.3. O lan�amento das classifica��es s� ser� realizado depois da entrega de todos os elementos indicados.