CiênciaVITAE
FITA

F. Santos > C.V. > Curriculum Vitae Resumido

 

Fernando José Vieira dos Santos

Nasceu em Lisboa no dia 5 de setembro de 1958, é casado e pai de duas filhas.

Frequentou, no Liceu Nacional de Camões, o Curso Geral e o Curso Complementar dos Liceus que concluiu com a média de 15 valores. Ingressou, em 1976, na Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (UL) onde concluiu o Bacharelato em Química com a média final de 16 valores e a Licenciatura em Química (área de investigação científica, ramo de Química-Física / Química-Inorgânica), a 31 de Julho de 1981, com a média final de 17 valores. Doutorou-se em Química, especialidade de Química-Física, com a tese "Determinação experimental da viscosidade de fluidos a alta pressão pelo método do cristal de quartzo em vibração torsional", orientada por Carlos A. Nieto de Castro, apresentada à Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação de Aprovado com Distinção e Louvor, a 14 de Outubro de 1993.

Na sua atividade docente, no Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da FCUL, colaborou em 43 unidades curriculares de licenciatura e mestrado, orientou 30 trabalhos de licenciatura e 10 teses de mestrado e participou em 24 júris de licenciatura, 12 de mestrado e 4 de doutoramento. Publicou diversos websites de apoio às unidades curriculares onde esteve envolvido e, em colaboração com outros docentes do DQB, um manual de apoio ao trabalho laboratorial: “Departamento de Química e Bioquímica - Guia de Laboratório” (DQB - 1995) e “Guia do Laboratório de Química e Bioquímica” (Lidel, 3 edições em 2000, 2008 e 2017).

Participou em 22 projetos de I&D, na organização de 9 reuniões científicas nacionais e internacionais, elaborou 5 monografias, em 7 capítulos de livro, 42 artigos em revistas de circulação internacional e 2 em revistas nacionais com arbitragem científica, 22 publicações em atas de encontros científicos, apresentou seminários e comunicações orais convidadas, bem como outras 74 comunicações orais e 79 comunicações em painel a reuniões científicas, dando origem a 894 citações e 1250 k€ de financiamento nos últimos 5 anos.

No âmbito da participação nas atividades de gestão da escola são de referir dois mandatos como vogal da Comissão Executiva do DQB, responsável pelo acompanhamento da execução da construção, equipamento e instalação no edifício C8 da FCUL, 3 anos como Coordenador da Licenciatura e Mestrado em Química, cerca de 6 anos como membro da Comissão de Coordenação da Química Tecnológica, onde promoveu a acreditação da licenciatura com a Eurobachelor Label e participou na adaptação ao Processo de Bolonha e ainda a responsabilidade por laboratórios de Radioquímica e de Computadores.

As suas atividades de extensão universitária envolveram a participação na criação, implementação e acreditação da unidade Laboratório de Metrologia e Ensaios (LME) do Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia (ICAT), a elaboração e lecionação de cursos de formação no âmbito da Metrologia e da Instrumentação, Automatização e Aquisição de Dados, bem como atividades de auditoria técnica no âmbito do Sistema Português da Qualidade. Neste âmbito foi ainda responsável pela conceção, construção, manutenção e gestão de páginas WWW, a publicação de monografias, um artigo em livro de atas, diversos procedimentos técnico-científicos confidenciais, tendo ainda participado na elaboração do Manual da Qualidade do LME – ICAT.

2019-04-26

 

English version