F. Santos > Ensino > Perspetivas em
Investigação e Desenvolvimento
44423 -
Perspetivas em Investigação e Desenvolvimento
Unidade curricular
FCSE (Formação Social Cultural e Ética) do 2º semestre. Obrigatória para
os alunos das Licenciaturas em Química, Química Tecnológica e Bioquímica,
no 1º ano do plano de estudos.
Programa
-
Apresentar alguns dos desenvolvimentos mais
relevantes da Química e da Bioquímica contemporâneas.
-
Aprofundar a perceção dos alunos sobre a
importância da Química e da Bioquímica para a nossa sociedade.
-
Apresentar algumas vias profissionais no âmbito da
Química, da Química Tecnológica e da Bioquímica.
-
Desenvolver competência comportamental de
assistência a palestras.
-
Realizar uma apresentação científica na forma de
Poster.
Funcionamento
Esta unidade curricular de tipologia Seminário funciona
às 4ª feiras, das 14.00 às 15.30 horas no anfiteatro 8.2.47.
As aulas de dúvidas (OT - orientação tutorial) são marcadas caso a caso com o respetivo docente.
Avaliação
A frequência de pelo menos 8 seminários e aprovação
num exame escrito sobre questões de Química relativas aos seminários
realizados são as condições de admissão à avaliação.
A presença em cada seminário será registada
respondendo por escrito no Moodle a uma breve questão sobre o mesmo, no
próprio dia do seminário.
Ao longo dos vários seminários será feita uma avaliação
qualitativa do desempenho dos alunos com influência na nota final.
Os alunos são avaliados no final do semestre através da
preparação e apresentação de um Poster escolhido pelo grupo sobre um dos temas
existentes no Moodle e previamente aprovado pelo docente.
A avaliação dos paineis será feita por vários docentes
do DQB: o Prof. da disciplina e alguns dos professores/investigadores
envolvidos nos seminários.
Paineis (ou "posters")
São um dos principais meios de comunicar ciência, por
isso, a sua conceção e execução devem ser levados muito a sério.
Cada painel será feito por um grupo de até 5 alunos e
deverá ter dimensões máximas de 90 cm de largura e 120 cm de altura
(A0), orientado vertical ou horizontalmente.
Existem imensas referências bibliográficas que nos
oferecem conselhos sobre o assunto e um número ainda maior de
recomendações está disponível na Internet.
Na seleção de conteúdos para
o painel é muito importante ter em conta o público alvo: os destinatários (colegas de curso e docentes) têm
conhecimentos suficientes para que se incluam conteúdos que seriam
inacessíveis ao público em geral.
Um poster deve transmitir uma mensagem, de forma
sintética (com o mínimo possível de texto), mas não é um anúncio nem um
panfleto!
O tema deve ser desenvolvido a partir de um artigo
publicado numa revista científica ou de um livro que faça parte do
curso, podendo envolver os assuntos abordados nos seminários.
Elementos obrigatórios: Título, Autores, Enquadramento
do tema no curso, Texto, Elementos gráficos e Bibliografia
Links de apoio:
poster 1,
poster 2,
poster 3,
poster 4
Fatores de penalização: tamanho e quantidade de texto,
adequação dos elementos gráficos, bibliografia utilizada, apresentação
da bibliografia e falta de adequação ao enquadramento no curso
Bibliografia
Os livros e artigos específicos dos vários temas
abordados podem ser encontradas na página Moodle /FCUL da unidade
curricular.
Toda a informação sobre esta unidade curricular será colocada no site Moodle da FCUL, sendo os avisos urgentes difundidos nas Notícias deste local com o consequente envio de e-mail a cada um dos participantes. Recomenda-se que ativem o reencaminhamento automático do e-mail oficial da FCUL para o e-mail preferido.
Trabalhos produzidos
PID_2018/19