Prof. José Figueiredo

Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais (MIEF e MIEBB) e Circuitos e Eletrónica (LF)
2020-2021, 1.º Semestre 

pCESD    Horário de CESD    Horário de CE    Fenix    Página de CESD no Moodle   


What you have been obliged to discover by yourself leaves a pitch in your mind which you can use again when the need arises.

Georg Christoph Lichtenberg (1742 - 1799), primeiro professor de física experimental na Alemanha.


IMPORTANTE: Esta não é a página oficial da disciplina. A página oficial está disponível no MOODLE.


Normas de funcionamento - ver página de CESD no Moodle   

Data: 15 de setembro de 2020.
Páginas de CESD/CE dos anos anteriores: 18/19 e 19/20 



Informações:

As aulas TP e PL começam para a semana (21 a 25 de setembro) - ver
Calendarização das aulas.

As PL inciam-se com a atividade (realizada a distância - via ZOOM ou equivalente): Familiarização com o simulador de circuitos elétricos PSpice - PSpice 9.1 student version - windows  - Tutorial de Instalação de PSpice 9.1 student version - windows

As aulas teóricas previstas para a sala C6.2.53 (terça-feira) irão decorrer segundo o Modelo Síncrono Não-Presencial (MSNP), através de sessões zoom (ou equivalente), e as aulas teóricas prevista para a sala C3.2.14 (sexta-feira) decorrerão presencialmente em Modo Síncrono Alternado (MSA).

Qualquer alteração ao modelo de funcionamento das aulas da UC será comunicada/confirmada por e-mail dos docentes envolvidos.

As aulas teóricas começam terça-feira, dia 15 de setembro, e as aulas TP e PL na semana de 21 a 25 de setembro - ver Calendarização das aulas.


Nota prévia:

É corrente dizer-se que os engenheiros (e, já gora, os físicos) compartilham, independentemente da sua especialização, um conjunto considerável de competências, das quais se destaca a arte de resolução de problemas. A análise de circuitos elétricos é muitas vezes a primeira forma de introdução e/ou familiarização intensiva com as "técnicas" da "arte de resolução de problemas" numa perspetiva de engenharia, mesmo, conforme se referiu, para formações para além do domínio da engenharia elétrica e eletrónica. A CESD não foge à regra, promovendo de forma sistemática o desenvolvimento das habilidades básicas associadas à arte de resolução de problemas, como, por exemplo, a análise por inspeção, e a compreensão intuitiva ("sentimento" do funcionamento dos componentes e circuitos básicos), por forma a simplificar os cálculos sem descorar o rigor físico-matem&aacutetico. Sem um conhecimento intuitivo, a análise de circuitos torna-se mais difícil à medida que aumentamos o número de componentes de um dado circuito por forma a que este realize funções mais complexas.

A disciplina tem a carga horária presencial de 5 horas semanais, correspondentes a duas aulas teóricas de 1 hora (T), uma aula teórico-prática (TP) de 1 hora, e uma aula laboratorial de 2 horas (P). A esta carga horária acrescem, "grosso-modo", 7 horas de trabalho autónomo semanal, ou seja, para além carga horária letiva "presencial" será de esperar que o aluno trabalhe para esta UC o correspondente a 1 hora por dia (o equivalente a cerca de 7 horas por semana).

O conhecimento adquirido/trabalhado no âmbito desta UC (como em todas as outras) não deve ser obtido em escassas, mesmo que muito intensas, doses de estudo, e/ou em sessões muitas vezes realizadas na véspera dos exames/períodos de avaliação. O conhecimento adquirido desta forma pode servir para passar no exame, mas, em regra, não persiste por muito tempo, e a fração que acaba por perdurar apresenta, na maioria das vezes, intermitências e/ou lacunas que frequentemente impossibilitam o seu uso em tarefas futuras, nomeadamente na compreensão de novos conceitos e/ou problemas. A resolução de problemas novos fica mais difícil. Calendário

Recomenda-se que leia cerca de 40 páginas por semana do manual que adote para a disciplina. As aulas teóricas servem para criar como que uma armação de cada conteúdo; ao aluno cabe "unir os pontos" com a leitura do manual. Ter presente que ler não chega, é necessário entender o que se lê. Recomenda-se também que tente resolver pelo menos vinte exercícios por semana, por forma a avaliar e aprimorar o seu grau de compreensão dos conteúdos. O valor didático de cada exercício irá depender da forma como o trabalha. Deve procurar examiná-lo de diferentes "ângulos" e reexaminar os conceitos envolvidos/necessários à sua resolução. A realização de exercícios serve para testar os seus conhecimentos e aprimorar a sua compreensão dos assuntos, identificando os conceitos que o "incomodam". Nesta tarefa pode contar com o apoio dos professores.

É imperioso que este trabalho seja realizado com regularidade, sendo também fundamental que o aluno prepare previamente as sessões, presenciais e à distância, em que vai participar, nomeadamente as TPs e, impreterivelmente, as atividades laboratoriais. Esta preparação prévia terá um peso 10 % na avaliação final.


Momentos de avaliação contínua (testes) nas aulas teóricas: ver página do moodle
  • semana 3 - 2/10 (data a confirmar).
  • semana 6 - 23/10 (data a confirmar).
  • semana 9 - 13/11 (data a confirmar).
  • semana 12 - 4/12 (data a confirmar).
  • semana 14 - 18/12 (data a confirmar).
Exames: (datas a confirmar).

Calendário

Calendarização das aulas - Calendarização atualizada na página do moodle:

  • Semana 01 (38) - 14/09: T1 e T2i (T2i: presencial, alunos com número "ímpar")
  • Semana 02 (39) - 21/09: T3 e T4p, TP1, L1 (todos, à distância, zoom ou equivalente)
  • Semana 03 (40) - 28/09: T5 e T6i, TP2, L2i (presencial, alunos com número "ímpar")
  • Semana 04 (41) - 05/10: T7 e T8p, TP3, L2p (presencial, alunos com número "par")
  • Semana 05 (42) - 12/10: T9 e T10i, TP4, L3i
  • Semana 06 (43) - 19/10: T13 e T14p, TP6, L3p
  • Semana 07 (44) - 26/10: T15 e T16i, TP7, L4i
  • Semana 08 (45) - 02/11: T17 e T18p, TP8, L4p
  • Semana 09 (46) - 09/11: T19 e T20i, TP9, L5i
  • Semana 10 (47) - 16/11: T21 e T22p, TP10, L5p
  • Semana 11 (48) - 23/11: T23 e T24i, TP11, L6i
  • Semana 12 (49) - 30/11: T25 e T26p, TP12, L6p
  • Semana 13 (50) - 07/12: T27 e T28i, TP13, L7i
  • Semana 13 (51) - 14/12: T27 e T28p, TP13, L7p
Calendário


Avaliação:

A avaliação compreenderá duas componentes: a componente laboratorial, com peso de 30%, e a componente "teórica", com peso de 70%. A aprovação na UC está dependente da obtenção de nota na componente laboratorial igual ou superior a 10 valores.

A componente "teórica" será obtida ao longo da componente letiva, através de até 5 momentos de avaliação "teóricos" (testes, com a duração de até 1 hora cada, ou por sessões de avaliação equivalentes), a realizar nas aulas teóricas de sexta-feira ou, se necessário, em horário alternativo a definir.

Os momentos de avaliação "teóricos" são obrigatórios e terão um peso total de 70% na nota final (cada momento de avaliação contará com 70%/(número de momentos de avaliação efetivamente realizados). A aprovação na UC requer que a nota "teórica" seja igual ou superior a 8 valores, sendo que nenhum dos momentos de avaliação poder ter classificação inferior a 8 valores.

A nota do exame corresponderá a 70% da nota final, e a componente laboratorial contribuirá com os 30% em falta.

A nota laboratorial terá duas componentes: i) avaliação da qualidade da realização das atividades laboratoriais, com peso de 2/3 (20% da nota final); e ii) avaliação da qualidade da preparação prévia das atividades laboratoriais, com peso de 1/3 (10% da nota final).

A frequência (presencial ou à distância) das aulas laboratoriais é obrigatória, sendo apenas permitidas duas faltas não justificadas. Considera-se reprovado o aluno que ultrapassar o número de faltas permitidas.

Os alunos com aproveitamento na componente laboratorial obtida nos anos letivos 2018/19 e 2019/20 estão dispensados da componente prática. A nota da apresentação oral obtida nos anos letivos de 2018/19 e 2019/20 é válida para o presente ano letivo. Os alunos nestas condições devem confirmar a sua situação nas primeiras duas semanas de aulas.

A aprovação na UC pressupõe a obtenção de classificação final igual ou superior a 9,5 valores, obtida pela média ponderada das diferentes componentes de avaliação (testes ou exame) e laboratório, sendo que nenhum dos momentos de avaliação pode ter uma nota inferior a 8 valores, e a nota do laboratório não ser igual ou superior a 9,5 valores.

Resumindo, os pesos das componentes de avaliação estão assim distribuídos:
•    Nota da componente laboratoriais 30% (realização da atividade 20% + preparação prévia das atividades 10%) - igual ou superior a 9,5 valores;
•    Média da componente de avaliação contínua (testes e/ou outras sessões de avaliação) 70%; nota igual ou superior a 8 valores em todos os momentos de avaliação;
•    Exame: 70% - igual ou superior a 8 valores.

Independentemente da classificação que o aluno obtenha na(s) prova(s) escrita(s), poderá haver lugar à  realização de uma confirmação oral (prova oral) individual dos conhecimentos demonstrados no(s) (ou em cada) teste(s), exame, etc., para defesa de classificação ou para aferição da nota final; as provas orais deverão contar com a participação, sempre que possível, de pelo menos dois docentes da UC. 

Momentos de avaliação contínua (testes) nas aulas teóricas:
•    semana 3 - 2/10 (data a confirmar).
•    semana 6 - 23/10 (data a confirmar).
•    semana 9 - 13/11 (data a confirmar).
•    semana 12 - 4/12 (data a confirmar).
•    semana 14 - 18/12 (data a confirmar).
Exames: (datas a confirmar).




Ensinar não é uma função vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital é aprender. Aristóteles.

Prof. José Figueiredo
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, P-1749-016 Lisboa - Edifício C8, Gabinete 8.5.14, Ext. 28514.