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de CESD Horário
de CE Fenix
Página
de CESD no Moodle
What you have
been obliged to discover by yourself leaves a pitch in your mind which you
can use again when the need arises.
Georg Christoph Lichtenberg (1742 - 1799),
primeiro professor de física experimental na Alemanha.
IMPORTANTE: Esta não é
a página oficial da disciplina. A página oficial está
disponível no MOODLE.
Normas de funcionamento - ver página
de CESD no Moodle
Data: 15 de setembro de 2020.
Páginas de CESD/CE dos anos anteriores: 18/19
e 19/20
Informações:
As aulas TP e PL começam para a semana (21 a 25 de setembro) - ver
Calendarização das aulas.
As PL inciam-se com a atividade (realizada a distância - via ZOOM
ou equivalente): Familiarização
com o simulador de circuitos elétricos PSpice - PSpice
9.1 student version - windows - Tutorial
de Instalação de PSpice 9.1 student version - windows
As aulas teóricas previstas para a sala C6.2.53 (terça-feira)
irão decorrer segundo o Modelo Síncrono Não-Presencial
(MSNP), através de sessões zoom (ou equivalente), e as aulas
teóricas prevista para a sala C3.2.14 (sexta-feira) decorrerão
presencialmente em Modo Síncrono Alternado (MSA).
Qualquer alteração ao modelo de funcionamento das aulas da
UC será comunicada/confirmada por e-mail dos docentes envolvidos.
As aulas teóricas começam terça-feira, dia 15 de setembro,
e as aulas TP e PL na semana de 21 a 25 de setembro - ver Calendarização das aulas.
Nota prévia:
É corrente dizer-se que os engenheiros (e, já gora, os físicos)
compartilham, independentemente da sua especialização, um
conjunto considerável de competências, das quais se destaca
a arte de resolução de problemas. A análise de
circuitos elétricos é muitas vezes a primeira forma de introdução
e/ou familiarização intensiva com as "técnicas" da "arte
de resolução de problemas" numa perspetiva de engenharia, mesmo,
conforme se referiu, para formações para além do domínio
da engenharia elétrica e eletrónica. A CESD não foge
à regra, promovendo de forma sistemática o desenvolvimento
das habilidades básicas associadas à arte de resolução
de problemas, como, por exemplo, a análise por inspeção,
e a compreensão intuitiva ("sentimento" do funcionamento dos componentes
e circuitos básicos), por forma a simplificar os cálculos
sem descorar o rigor físico-matemático. Sem um conhecimento
intuitivo, a análise de circuitos torna-se mais difícil à
medida que aumentamos o número de componentes de um dado circuito
por forma a que este realize funções mais complexas.
A disciplina tem a carga horária presencial de 5 horas semanais,
correspondentes a duas aulas teóricas de 1 hora (T), uma aula teórico-prática
(TP) de 1 hora, e uma aula laboratorial de 2 horas (P). A esta carga horária
acrescem, "grosso-modo", 7 horas de trabalho autónomo semanal, ou
seja, para além carga horária letiva "presencial" será
de esperar que o aluno trabalhe para esta UC o correspondente a 1 hora por
dia (o equivalente a cerca de 7 horas por semana).
O conhecimento
adquirido/trabalhado no âmbito desta UC (como em todas as outras) não
deve ser obtido em escassas, mesmo que muito intensas, doses de estudo, e/ou
em sessões muitas vezes realizadas na véspera dos exames/períodos
de avaliação. O conhecimento adquirido desta forma pode servir
para passar no exame, mas, em regra, não
persiste por muito tempo, e a fração que acaba por perdurar
apresenta, na maioria das vezes, intermitências e/ou lacunas que frequentemente
impossibilitam o seu uso em tarefas futuras, nomeadamente na compreensão
de novos conceitos e/ou problemas. A resolução de problemas
novos fica mais difícil. |
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Recomenda-se que leia cerca de 40 páginas por semana do manual
que adote para a disciplina. As aulas teóricas servem para criar
como que uma armação de cada conteúdo; ao aluno cabe
"unir os pontos" com a leitura do manual. Ter presente que ler não
chega, é necessário entender o que se lê. Recomenda-se
também que tente resolver pelo menos vinte exercícios por semana,
por forma a avaliar e aprimorar o seu grau de compreensão dos conteúdos.
O valor didático de cada exercício irá depender da
forma como o trabalha. Deve procurar examiná-lo de diferentes "ângulos"
e reexaminar os conceitos envolvidos/necessários à sua resolução.
A realização de exercícios serve para testar os seus
conhecimentos e aprimorar a sua compreensão dos assuntos, identificando
os conceitos que o "incomodam". Nesta tarefa pode contar com o apoio dos
professores.
É imperioso que este trabalho seja realizado com regularidade, sendo
também fundamental que o aluno prepare previamente as sessões,
presenciais e à distância, em que vai participar, nomeadamente
as TPs e, impreterivelmente, as atividades laboratoriais. Esta preparação
prévia terá um peso 10 % na avaliação final.
Momentos
de avaliação contínua (testes) nas aulas teóricas:
ver página
do moodle
- semana 3
- 2/10 (data a confirmar).
- semana
6 - 23/10 (data a confirmar).
- semana
9 - 13/11 (data a confirmar).
- semana
12 - 4/12 (data a confirmar).
- semana
14 - 18/12 (data a confirmar).
Exames: (datas a confirmar).
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Calendarização
das aulas - Calendarização
atualizada na página do moodle:
- Semana 01
(38) - 14/09: T1 e T2i (T2i: presencial, alunos com número "ímpar")
- Semana 02
(39) - 21/09: T3 e T4p, TP1, L1 (todos, à distância, zoom ou
equivalente)
- Semana 03
(40) - 28/09: T5 e T6i, TP2, L2i (presencial, alunos com número "ímpar")
- Semana 04
(41) - 05/10: T7 e T8p, TP3, L2p (presencial, alunos com número "par")
- Semana 05
(42) - 12/10: T9 e T10i, TP4, L3i
- Semana 06
(43) - 19/10: T13 e T14p, TP6, L3p
- Semana 07
(44) - 26/10: T15 e T16i, TP7, L4i
- Semana 08
(45) - 02/11: T17 e T18p, TP8, L4p
- Semana 09
(46) - 09/11: T19 e T20i, TP9, L5i
- Semana 10
(47) - 16/11: T21 e T22p, TP10, L5p
- Semana 11
(48) - 23/11: T23 e T24i, TP11, L6i
- Semana 12
(49) - 30/11: T25 e T26p, TP12, L6p
- Semana 13
(50) - 07/12: T27 e T28i, TP13, L7i
- Semana 13
(51) - 14/12: T27 e T28p, TP13, L7p
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Avaliação:
A avaliação compreenderá duas componentes: a componente
laboratorial, com peso de 30%, e a componente "teórica", com peso de
70%. A aprovação na UC está dependente da obtenção
de nota na componente laboratorial igual ou superior a 10 valores.
A componente "teórica" será obtida ao longo da componente
letiva, através de até 5 momentos de avaliação
"teóricos" (testes, com a duração de até 1 hora
cada, ou por sessões de avaliação equivalentes), a realizar
nas aulas teóricas de sexta-feira ou, se necessário, em horário
alternativo a definir.
Os momentos de avaliação "teóricos" são obrigatórios
e terão um peso total de 70% na nota final (cada momento de avaliação
contará com 70%/(número de momentos de avaliação
efetivamente realizados). A aprovação na UC requer que a nota
"teórica" seja igual ou superior a 8 valores, sendo que nenhum dos
momentos de avaliação poder ter classificação
inferior a 8 valores.
A nota do exame corresponderá a 70% da nota final, e a componente
laboratorial contribuirá com os 30% em falta.
A nota laboratorial terá duas componentes: i) avaliação
da qualidade da realização das atividades laboratoriais, com
peso de 2/3 (20% da nota final); e ii) avaliação da qualidade
da preparação prévia das atividades laboratoriais, com
peso de 1/3 (10% da nota final).
A frequência (presencial ou à distância) das aulas laboratoriais
é obrigatória, sendo apenas permitidas duas faltas não
justificadas. Considera-se reprovado o aluno que ultrapassar o número
de faltas permitidas.
Os alunos com aproveitamento na componente laboratorial obtida nos anos
letivos 2018/19 e 2019/20 estão dispensados da componente prática.
A nota da apresentação oral obtida nos anos letivos de 2018/19
e 2019/20 é válida para o presente ano letivo. Os alunos nestas
condições devem confirmar a sua situação nas primeiras
duas semanas de aulas.
A aprovação na UC pressupõe a obtenção
de classificação final igual ou superior a 9,5 valores, obtida
pela média ponderada das diferentes componentes de avaliação
(testes ou exame) e laboratório, sendo que nenhum dos momentos de avaliação
pode ter uma nota inferior a 8 valores, e a nota do laboratório não
ser igual ou superior a 9,5 valores.
Resumindo, os pesos das componentes de avaliação estão
assim distribuídos:
• Nota da componente laboratoriais 30% (realização
da atividade 20% + preparação prévia das atividades 10%)
- igual ou superior a 9,5 valores;
• Média da componente de avaliação
contínua (testes e/ou outras sessões de avaliação)
70%; nota igual ou superior a 8 valores em todos os momentos de avaliação;
• Exame: 70% - igual ou superior a 8 valores.
Independentemente da classificação que o aluno obtenha na(s)
prova(s) escrita(s), poderá haver lugar à realização
de uma confirmação oral (prova oral) individual dos conhecimentos
demonstrados no(s) (ou em cada) teste(s), exame, etc., para defesa de classificação
ou para aferição da nota final; as provas orais deverão
contar com a participação, sempre que possível, de pelo
menos dois docentes da UC.
Momentos de avaliação contínua (testes) nas aulas teóricas:
• semana 3 - 2/10 (data a confirmar).
• semana 6 - 23/10 (data a confirmar).
• semana 9 - 13/11 (data a confirmar).
• semana 12 - 4/12 (data a confirmar).
• semana 14 - 18/12 (data a confirmar).
Exames: (datas a confirmar).
Ensinar não é uma função
vital, porque não tem o fim em si mesma; a função vital
é aprender. Aristóteles.
Prof. José
Figueiredo
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade
de Lisboa, Campo Grande, P-1749-016 Lisboa - Edifício C8, Gabinete
8.5.14, Ext. 28514.