José Figueiredo

Departamento de Física, Edifício C8, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa 
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Tópicos de Física Aplicada 2017/201

Mestrado Integrado em Engenharia Física (4.º/4.º ano)

Horário:
Terça-feira, 15h00-18h00, sala 1.5.10
Quarta-feira, 14h00-15h00, sala 8.2.14

Materiais de apoio à UC

Objetivos:
Estudar aplicações da física nas áreas das ciências, abrangendo as ciências sociais, da engenharia e da tecnologia. A abordagem abarca a análise de aplicações dos domínios da óptica, da electrónica, da fotónica e optoelectrónica, da termodinâmica, da ciência e engenharia de materiais, incluindo estruturas de baixa dimensionalidade e dispositivos, da nanotecnologia, e da biofísica. Compreender, de uma forma integrada e baseada em exemplos concretos, os aspectos de projecto e implementação de soluções cientifico-tecnológicas resultantes das descobertas da física aplicada. Adquirir competências na elaboração de projectos de desenvolvimento de equipamentos técnico-científicos e ou novas soluções tecnológicas que respondam às necessidades da sociedade.

Programa:
Estudo de aplicações da física nas áreas das ciências, abrangendo as ciências sociais, da engenharia e da tecnologia, abarcando os domínios da óptica, da electrónica, da fotónica e optoelectrónica, da termodinâmica, da ciência e engenharia de materiais, incluindo estruturas de baixa dimensionalidade e dispositivos, da nanotecnologia, e da biofísica. Abordagem das técnicas de projecto e de construção de instrumentos e equipamentos técnico-científicos numa perspectiva potenciadora do contacto com o tecido empresarial. Apresentação e discussão das técnicas concretas no âmbito da elaboração do projecto de instrumentos e equipamentos técnico-científicos e/ou do estudo de temas avançados de física aplicada propostos pelos alunos.

Metodologia de avaliação:
Nas aulas teóricas e teórico-práticos são presentados e discutidos os principais temas a tratar na unidade curricular, e incluem palestras sobre actividades de investigação e de desenvolvimento tecnológico e ainda oportunidades técnico-científicas de desenvolvimento de instrumentação técnico-científica e de novas tecnologias, incluindo a discussão dos aspectos técnico-científicos mais gerais das propostas apresentadas pelos alunos e na explicação de métodos de abordagem alternativos, quando considerados mais adequados. Os tempos lectivos das aulas laboratoriais serão usados para a discussão com os alunos dos projectos individuais/grupo e dos temas avançados de física aplicada propostos pelos alunos, com vista ao seu melhoramento, e para a realização, sempre que possível, de actividades experimentais e/ou para acompanhamento de tarefas de investigação.

A avaliação é contínua e inclui, para além da participação nas aulas, a apreciação das discussões, das apresentações e da documentação escrita produzidas pelo aluno para os módulos de projecto individual (projecto de investigação e/ou desenvolvimento ou projecto de colaboração com empresa tecnológica, ou temas avançados de física aplicada). A avaliação da participação nas aulas e nas discussões dos projectos terá um peso de 40%. A avaliação da apresentação do projecto/tema de estudo e da documentação escrita produzidas pelo aluno para os módulos de projecto/tema individual terá um peso de 60% (20% apresentação e 40% documentação elaborada sobre o projecto/tema).


Bibliografia
- Bulding Scientific Apparatus, 4th Edition, J. Morre, C. Davis, M. Coplan, and S. Greer, Cambridge University Press, 2009 (http://www.spacekils.net).
- Materiais forncecidos pelo docente




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