Mestrado Integrado em Engenharia Física (4.º/4.º ano)
Horário:
Terça-feira, 15h00-18h00, sala 1.5.10
Quarta-feira, 14h00-15h00, sala 8.2.14
Materiais de apoio à UC
Objetivos:
Estudar aplicações da física nas áreas
das ciências, abrangendo as ciências sociais, da engenharia
e da tecnologia. A abordagem abarca a análise de aplicações
dos domínios da óptica, da electrónica, da fotónica
e optoelectrónica, da termodinâmica, da ciência e engenharia
de materiais, incluindo estruturas de baixa dimensionalidade e dispositivos,
da nanotecnologia, e da biofísica. Compreender, de uma forma integrada
e baseada em exemplos concretos, os aspectos de projecto e implementação
de soluções cientifico-tecnológicas resultantes das
descobertas da física aplicada. Adquirir competências na
elaboração de projectos de desenvolvimento de equipamentos
técnico-científicos e ou novas soluções tecnológicas
que respondam às necessidades da sociedade.
Programa:
Estudo de aplicações da física nas áreas
das ciências, abrangendo as ciências sociais, da engenharia
e da tecnologia, abarcando os domínios da óptica, da electrónica,
da fotónica e optoelectrónica, da termodinâmica, da
ciência e engenharia de materiais, incluindo estruturas de baixa
dimensionalidade e dispositivos, da nanotecnologia, e da biofísica.
Abordagem das técnicas de projecto e de construção
de instrumentos e equipamentos técnico-científicos numa perspectiva
potenciadora do contacto com o tecido empresarial. Apresentação
e discussão das técnicas concretas no âmbito da elaboração
do projecto de instrumentos e equipamentos técnico-científicos
e/ou do estudo de temas avançados de física aplicada propostos
pelos alunos.
Metodologia de avaliação:
Nas aulas teóricas e teórico-práticos são
presentados e discutidos os principais temas a tratar na unidade curricular,
e incluem palestras sobre actividades de investigação e de
desenvolvimento tecnológico e ainda oportunidades técnico-científicas
de desenvolvimento de instrumentação técnico-científica
e de novas tecnologias, incluindo a discussão dos aspectos técnico-científicos
mais gerais das propostas apresentadas pelos alunos e na explicação
de métodos de abordagem alternativos, quando considerados mais
adequados. Os tempos lectivos das aulas laboratoriais serão usados
para a discussão com os alunos dos projectos individuais/grupo
e dos temas avançados de física aplicada propostos pelos
alunos, com vista ao seu melhoramento, e para a realização,
sempre que possível, de actividades experimentais e/ou para acompanhamento
de tarefas de investigação.
A avaliação é contínua e inclui, para além
da participação nas aulas, a apreciação das
discussões, das apresentações e da documentação
escrita produzidas pelo aluno para os módulos de projecto individual
(projecto de investigação e/ou desenvolvimento ou projecto
de colaboração com empresa tecnológica, ou temas avançados
de física aplicada). A avaliação da participação
nas aulas e nas discussões dos projectos terá um peso de
40%. A avaliação da apresentação do projecto/tema
de estudo e da documentação escrita produzidas pelo aluno
para os módulos de projecto/tema individual terá um peso de
60% (20% apresentação e 40% documentação elaborada
sobre o projecto/tema).
Bibliografia
- Bulding Scientific Apparatus, 4th Edition, J. Morre, C. Davis, M.
Coplan, and S. Greer, Cambridge University Press, 2009 (
http://www.spacekils.net).
- Materiais forncecidos pelo docente