A professora de ballet ...

A relação entre Billy e Miss Wilkinson é um aspecto primordial deste filme.  

 "Formámos uma excelente equipa, ele e eu. Os laços de afecto tornaram-se cada vez mais fortes. Ás vezes, repetir as mesmas cenas tantas vezes pode tornar-se muito duro, mas é necessário para podermos alcançar sucesso no resultado final".

Julie Walters aceitou este desafio que consistia em recriar, de forma particular, a relação entre um aluno e o seu professor . 

"Mrs. Wilkinson é a única a acreditar em Billy, a encorajá-lo, e sente-se obrigada a dizer-lhe "deves fazê-lo". Ela tem consciência do enorme talento do seu aluno e que se encontra fechado. Ela vê nele, tudo o que não teve, esta pequena faísca que se irá revelar num verdadeiro dom. Através dele, pode finalmente tocar com um dedo o seu sonho.  Fica totalmente obcecada por ele e força-o, mesmo contra os verdadeiros desejos do jovem, dizemñdo-lhe que ele terá que ultrapassar vários obstáculos para alcançar um dia a fama e o sucesso."

Julie Walters, recorda a sua própria infância para compreender o percurso de Billy: 

" A minha mãe queria que eu fosse enfermeira. Ela dizia, "actriz? que profissão é essa? Tens que arranjar um trabalho que te possa proporcionar uma reforma". Billy também vive debaixo de uma pressão constante da família e do meio onde vive. Todos esperam que ele se torne mineiro como eles." 

Mrs. Wilkinson funciona, de certa forma, como o motor da passagem de Billy para a vida adulta. "

"Billy é pressionado por todos os lados. Tem de crescer rapidamente porque a mãe morreu, mas também  porque vive num mundo dominantemente masculino. A dança, para Billy, funciona como uma voz que grita a sua cólera e a sua angústia. É muito difícil para um garoto da classe trabalhadora dizer que quer ser bailarino, ainda mais num momento em que as minas estavam fechadas e não havia nada mais que drogas, desemprego e pobreza."

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Olga Pombo opombo@fc.ul.pt