A professora de ballet ...A relação entre Billy e Miss Wilkinson é um aspecto primordial deste filme. "Formámos uma excelente equipa, ele e eu. Os laços de afecto tornaram-se cada vez mais fortes. Ás vezes, repetir as mesmas cenas tantas vezes pode tornar-se muito duro, mas é necessário para podermos alcançar sucesso no resultado final". Julie Walters aceitou este desafio que consistia em recriar, de forma particular, a relação entre um aluno e o seu professor . "Mrs. Wilkinson é a única a acreditar em Billy, a encorajá-lo, e sente-se obrigada a dizer-lhe "deves fazê-lo". Ela tem consciência do enorme talento do seu aluno e que se encontra fechado. Ela vê nele, tudo o que não teve, esta pequena faísca que se irá revelar num verdadeiro dom. Através dele, pode finalmente tocar com um dedo o seu sonho. Fica totalmente obcecada por ele e força-o, mesmo contra os verdadeiros desejos do jovem, dizemñdo-lhe que ele terá que ultrapassar vários obstáculos para alcançar um dia a fama e o sucesso." Julie Walters, recorda a sua própria infância para compreender o percurso de Billy: " A minha mãe queria que eu fosse enfermeira. Ela dizia, "actriz? que profissão é essa? Tens que arranjar um trabalho que te possa proporcionar uma reforma". Billy também vive debaixo de uma pressão constante da família e do meio onde vive. Todos esperam que ele se torne mineiro como eles." Mrs. Wilkinson funciona, de certa forma, como o motor da passagem de Billy para a vida adulta. " "Billy é pressionado por todos os lados. Tem de crescer rapidamente porque a mãe morreu, mas também porque vive num mundo dominantemente masculino. A dança, para Billy, funciona como uma voz que grita a sua cólera e a sua angústia. É muito difícil para um garoto da classe trabalhadora dizer que quer ser bailarino, ainda mais num momento em que as minas estavam fechadas e não havia nada mais que drogas, desemprego e pobreza." |
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
|