|
Ciência e Arte
Minor em História e Filosofia
da Ciência da SAHFC/FCUL
Disciplina de FCSE da SAHFC/FCUL
Disciplina da Licenciatura em Estudos Gerais da UL
Curso livre da SAHFC/FCUL
(2013-2014)
Docente: Prof.
Olga Pombo
opombo@fc.ul.pt
Telefone: 21.7500365 (extensão - 24.324)
Gabinete: Edifício C4, piso 3, sala 24 (4.3.24)
|
2. Avaliação:
1. assistência às aulas
2. participação no "Atelier de Ilustração Científica" (relatório
sobre o trabalho realizado)
3. realização de um trabalho individual (que deverá incidir sobre um tópico
do programa ou sobre um exemplo de articulação ciência e arte e que
deverá ser previamente apresentado e aceite pela docente)
4. exame escrito para alunos com estatuto de
trabalhador-estudante |
|
3. Temas das aulas
- 2013-2014 (2º semestre)
1º aula |
19 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Apresentação do programa.
Problematização dos conceitos de Ciência e Arte. Articulações e
Complementaridades |
2º aula |
21 Fevereiro |
10.30h-12h |
Ciência e Arte, duas actividades
especificamente humanas. Natureza e cultura. Beleza natural e
artificio. Lei natural e construção teorética. |
3º aula |
26 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Ciência e Arte: trabalho e
inspiração. Os exemplos de Descartes, Kepler, Rousseau e
Poincaré. |
4º aula |
28 Fevereiro |
10.30h-12h |
Ciência e Arte: descoberta e
invenção. |
5º aula |
5 Março |
10.30h-13.30h |
A questão da utilidade/não utilidade da ciência e da arte. A
pirâmide de Maslow. O carácter primordial da arte e a
emergência tardia da ciência. Bacon, Malinovski e Levy-Strauss. |
6º aula |
7 Março |
10.30h-12h |
Ciência e Arte: representação versus criação. O caso
Vermeer. |
7º aula |
12 Março |
10.30h-13.30h |
Ciência e Arte: a equação verdade versus beleza.
Aristóteles e Dirac.
Beleza, expressão e produção do novo. Rebatimento epistemológico
destas categorias estéticas. |
8ª aula |
14 Março |
10.30h-12h |
Ciência e Arte: verdade, beleza e produção do novo. Kuhn e
Feyerabend. Kandinsky e Duchamp |
9ª aula |
19 Março |
10.30h-13.30h |
Ciência
e Arte: uma relação de sempre: Dürer, Leonardo, Vesalius. Ercher,
Naum Gabo, Cornelia Parker. |
10ª aula |
21 Março |
10.30h-12h |
Sci-arte. Caraterização geral, principais áreas e criadores. De
Eduardo Kac a William Lathan. |
11ª aula |
26 Março |
10.30h-13.30h |
Visita guiada ao Museu Berardo, Centro Cultural de Belém
(Catarina Nabais). |
14ª aula |
28 Março |
10.30h-12h |
(Catarina Nabais) |
15ª aula |
2 Abril |
10.30h-13.30h |
Química e Arte: A beleza das moléculas. Escultura, arquitetura e
estruturas moleculares. Química, conservação e restauro (Isabel
Serra e Elisa Maia) |
16ª aula |
4 Abril |
10.30h-12h |
Matemática e Arte: do número aos fractais: Número e
representação geométrica. O caso do número de ouro. Os números o
caos e os fractais (Isabel Serra) |
17ª aula |
9 Abril |
10.30h-13.30h |
A Imagem na Ciência e na Arte. Apresentação de um projecto.
Introdução às questões do pensamento diagramático e da
civilização da imagem. |
11ª aula |
11 Abril |
10.30h-12h |
Não houve aula |
Férias da Páscoa
|
11ª aula |
23 Abril |
10.30h-13.30h |
|
14ª aula |
25 Abril |
10.30h-12h |
Feriado |
15ª aula |
30 Abril |
10.30h-13.30h |
|
16ª aula |
2 Maio |
10.30h-12h |
|
17ª aula |
7 Maio |
10.30h-13.30h |
Atelier de ilustração cientifica. Áreas temáticas em que se
utiliza a ilustração cientifica. Apresentação de exemplos.
Técnicas e etapas da ilustração (Ana Teresa Bigio) |
18ª aula |
9 Maio |
10.30h-12h |
Relações entre Matemática e Arte: simetria, representações do
espaço (perspectiva e outros métodos de representação). Exemplos
de obras de arte que recorrem a algoritmos evolutivos. O grupo
Oulipo (Claude Berge, Georges Perec e Italo Calvino). (Ilda Perez) |
19ª aula |
14 Maio |
10.30h-13.30h |
Atelier de ilustração cientifica.
Desenho de observação.
Exercício de desenho de observação. Diário gráfico e sua
importância. (Ana Teresa Bigio) |
20ª aula |
16 Maio |
10.30h-12h |
|
21ª aula |
21 Maio |
10.30h-13.30h |
|
22ª aula |
23 Maio |
10.30h-12h |
|
23ª aula |
28 Maio |
10.30h-13.30h |
|
24ª aula |
30 Maio |
10.30h-12h |
|
25ª aula |
15 Maio |
10.30h-13h |
|
|
4. Materiais
- A arte era um nome próprio, Thierry de Duve, Au Nom de l’Art. Pour
une Archéologie
de la Modernité, Paris, Minuit, 1989: 9-10 (ver
aqui - pdf)
- Sobre a metafora da arvore, por O.Pombo
(ver aqui)
- Usos e significados da imagem na arvore em
Biologia, por Ricardo Santos (ver
aqui)
-
Homem/animal: arte como anti-humanismo, por
Catarina Nabais,
(ver
aqui)
-
Filosofia, Arte e Ciência: modos de pensar o acontecimento e
o virtual segundo Gilles Deleuze
(ver
aqui)
|
|
|
Objectivos • Compreender as diferenças e proximidades entre
Ciência e Arte.
• Conhecer alguns momentos fundamentais da relação entre a Ciência e a Arte.
• Estudar alguns exemplos paradigmáticos da relação Ciência e Arte.
• Compreender a importância da imagem na construção e
comunicação do conhecimento científico. • Interrogar o sentido da
profunda articulação entre ciência e arte na nossa
contemporaneidade
Introdução
• Ciência e arte - Articulações e complementaridades
• Verdade, beleza e produção do novo
Momentos fundamentais da relação Ciência e Arte
• Ciência e Teatro na Grécia - representação e teoria do olhar
• O problema da representação do real - teorias artísticas do
Renascimento e emergência da Ciência Moderna
• Arte e Ciência no Barroco - ontologia do infinito e da diferença
• Kant entre a Epistemologia e a Estética - conhecimento científico e
juízo de gosto
• Psicanálise e Arte - influências e interpretações (surrealismo,
abstraccionismo, expressionismo)
• Técnica e Poética do Mundo Natural - ciência e arte entre o virtual e
o artificial
A Imagem na Ciência e na Arte
• As três culturas: oralidade, escrita e imagem
• Imagem e heurística em ciência e arte. Espaços de visibilidade
(laboratório vs atelier), figuras (artista e cientista), processos de
engendramento (investigação, descoberta, invenção e criação)
• Recursos diagramáticos da comunicação e legitimação em ciência e em
arte (escrita e exposição, biblioteca e museu)
Estudos de caso (a titulo exemplificativo)
• Fibonacci. Os números da Natureza
• Leonardo da Vinci. O exemplo de ouro
• Dürer. Matemática e pintura
• Gesner e Vesalius. A fabrica dos corpos
• Darwin e Ruskin. A cultura vitoriana
• A Alice no País das Maravilhas. O problema dos fundamentos da
Matemática
• Escher. Simetria e mundos impossíveis
• Impressionismo. Luz e movimento
• Kandinsky. Ver o invisível
• Bioarte. Os níveis da criação. Ciência, Arte e Tecnologia
• Are e Ciência Médica. As imagens médicas e o corpo transparente
Componente teórico pratica
Participação no “Atelier de Ilustração Científica” a ser desenvolvido
na FCUL, em paralelo à leccionação
Participação na construção de um "Museu Virtual de Ciência e Arte"
implementado na FCUL no âmbito do projecto FCT: "A
Imagem na Ciência e na Arte"
|
-
Alcinda Pinheiro de Sousa e
Teresa de Ataíde Malafais, Dialogos Disciplinares. As Ciência e as Artes na
viragem do Milénio, Lisboa: IST Press, 2003.
-
Araújo-Jorge, Tania C., Ciência e Arte. Encontros e Sintonias, Rio de janeiro: Senacrio, 2004
-
Bergit Arends e Davina Thackara
(edrs), Experiment: Conversations in Art and Science, London: The
Wellcome Trust, 2003
-
Brian
S. Baigrie (ed.)(1996), Picturing Knowledge - Historical and Philosophical
Problems Concerning the Use or Art in Science, Toronto / Buffalo / London:
University of Toronto Press
-
Bronowski, Arte e
Conhecimento. Ver, Imaginar, Criar, trad. port de Artur Lopes cardos, Lisboa,
Edições 70, 1983
-
Caroline A. Jones and Peter Galison (eds.) (1998),
Picturing Science Producing Art, New York:
Routledge
-
Darvas, György (2007), Symmetry. Cultural-Historical
and Ontological Aspects of Science-Arts Relations (trad. inglêsa por David
Robert Evans), Basel / Boston / Berlin: Biskhäuser
-
Detoeuf, Marie Somone, La
Danse de l'Univers/The Dance of the Universe, Paris: Glaks, 1986
-
Kemp, Martin (2000), Visualizations. The Nature
Book of
Art and Science, Oxford: Oxford University Press
-
Menezes, Marta,
Decon.
Desconstrução, Descontaminação, Decomposição, Lisboa: Ectopia/Institut
Gulbenkain de Ciência, 2009
-
Palmira
Fontes da Costa (ed.), (2007), Ciência e Bioarte. Encruzilhadas e Desafios
Éticos, Lisboa: Caleidoscópio
-
Pombo,
Olga (2006), Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas, Lisboa:
Duarte Reis
-
Olga Pombo e Alexander
Gerner (Eds.) (2010), Studies in Diagrammatology and Diagram
Praxis, London: College Publications, 224 pp.
-
Olga Pombo, Silvia di
Marco and Marco Pina (Orgs.) (2010), Neuroaesthetics - Can
Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte.
Lisboa: Fim de Século Editora, 175 pp.
-
Olga Pombo e Silvia di
Marco (Orgs.) (2010), As imagens com que a ciência se faz.
Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 286
pp
-
Putnam,
Hilary
(1988), Representation and Reality, Cambridge: MIT Press
-
Olga Pombo e
Marco Pina (Org.) Em Torno
de Darwin. Lisboa: Fim de Século, 2012, 187 pp
2. Temas das aulas
- 2012-2013 (2º semestre)
1º aula |
20 Fevereiro |
10.30h-13h |
Apresentação. Problematização dos conceitos
de Ciência e Arte. Articulações e Complementaridades (Olga Pombo) |
2º aula |
22 Fevereiro |
10.30h-12h |
Ciência e Arte. Duas actividades
especificamente humanas. Descoberta e Invenção. Trabalho e
inspiração (Olga Pombo) |
3º aula |
27 Fevereiro |
10.30h-13h |
Ciência e Arte. A questão da
utilidade/não utilidade da ciência e da arte. O caracter
primordial da arte e a emergência tardia da ciência (Olga Pombo) |
4º aula |
1 Março |
10.30h-12h |
Ciência e Arte. Verdade, beleza e produção do
novo. Arte e representação do real
(Olga Pombo) |
5º aula |
6 Março |
10.30h-13h |
Pensamento pitagórico, ciência e
arte: Números, equações e representações geométricas.
Simetria: simetria geométrica, simetria algébrica; simetria e
ciências da natureza: biologia, física e química (Prof. Isabel
Serra - FCUL / CFCUL) |
6º aula |
8 Março |
10.30h-12h |
Renascimento e Ciência Moderna. A representação do real I (Prof. Cristina Tavares - FBAUL) |
7º aula |
13 Março |
10.30h-13h |
Beleza, expressão e produção do
novo. Rebatimento epistemológico destas categorias estéticas. |
8ª aula |
15 Março |
10.30h-12h |
As imagens com que a ciência se faz.
Apresentação dos projectos "A imagem na ciência e na arte" e "Lisbon Center for Image in Science and Art"
(Olga Pombo) |
9ª aula |
20 Março |
10.30h-13h |
Corpo-Imagem. Visita virtual a uma exposição (vídeo) (Olga Pombo
e Catarina Nabais) |
10ª aula |
22 Março |
10.30h-12h |
Imagens Médicas (Silvia di Marco) |
Férias da Páscoa (25 a 31 Março)
|
11ª aula |
3 Abril |
10.30h-13h |
A ilustração cientifica. O exemplo de Darwin (Olga Pombo) |
14ª aula |
5 Abril |
10.30h-12h |
Imagens da Complexidade (Olga Pombo) |
15ª aula |
10 Abril |
10.30h-13h |
Diagramas e Mapas (Alexander Gerner) |
16ª aula |
12 Abril |
10.30h-12h |
Ciência e Teatro (Olga Pombo) |
17ª aula |
17 Abril |
10.30h-13h |
A tragédia no teatro grego clássico (Walter Zanz) |
18ª aula |
19 Abril |
10.30h-12h |
A representação no inicio da modernidade. Teatros do saber.
Colecção e museu (Olga Pombo) |
19ª aula |
24 Abril |
10.30h-13h |
A representação em ciência. O exemplo de Tycho Brahe (Barros
Veloso) |
20ª aula |
26 Abril |
10.30h-12h |
Mimesis, cópia e representação. Analise de textos de Platão de
"O sofista" e "A republica"(Olga Pombo) |
21ª aula |
1 Maio |
10.30h-13h |
Feriado |
22ª aula |
3 Maio |
10.30h-12h |
Analise do texto "A Montanha Magica" de Thomas Mann (Silvia di
Marco) |
23ª aula |
8 Maio |
10.30h-13h |
Visita Guiada ao Museu Berardo - Centro cultural de Belem (Olga
Pombo) |
24ª aula |
10 Maio |
10.30h-12h |
Ambições e limites da representação em arte e em ciência (Olga
Pombo) |
25ª aula |
15 Maio |
10.30h-13h |
Impressionismo. Luz e Cor (Cristina Tavares) |
26ª aula |
17 Maio |
10.30h-12h |
Cubismo e representação do real (Cristina Tavares) |
|
25ª aula |
22 Maio |
10.30h-13h |
Sci-arte. Análise de alguns exemplos. Apresentação de trabalhos
de alunos (Olga Pombo) |
26ª aula |
24 Maio |
10.30h-12h |
Apresentação de trabalhos de alunos.
Conclusão do curso (Olga Pombo) |
Funcionamento:
a disciplina funcionará em simultâneo como:
• disciplina do
Minor em História e Filosofia da Ciência (Secção
de História e Filosofia da Ciência / FCUL)
• disciplina
FCSE (formação cultural, social e ética) oferecida pela
Secção de História
e Filosofia da Ciência, aberta a todos os interessados da FCUL
• disciplina da Licenciatura em Estudos Gerais
da UL
• acção de formação creditada pelo CCPFC (Registo nº CCPFC/ACC-61355/09 - Nº de
créditos: 2,2 ), para professores dos grupos 110, 230, 240, 410, 500, 510, 520,
530, 600, 910, 920 e 930
• curso livre - aberto a todos os interessados da Universidade de Lisboa e de
outras universidades
|
Horário e sala:
• Quarta feira, das 10.30h às 13.30h, sala 3.1.07
• Sexta feira, das 10.30h às 12h, sala 8.2.13
Recepção de alunos:
• a combinar (sala 4.3.24)
|
Leccionação:
• a disciplina (Minor, FCSE, Estudos Gerais, curso livre) será leccionada pela docente:
Olga Pombo (coordenadora da disciplina)
email:
opombo@fc.ul.pt
• a acção de formação contará ainda com a participação de 4
formadores creditados:
1.
Isabel Serra (SAHFC)
2.
Cristina Tavares (FBAUL)
3.
Catarina Nabais (pos-doc CFCUL)
4.
Ana Teresa Bigio (IADE)
5.
Silvia di Marco (doc. CFCUL)
|
• convidados:
Caroline Belval
Ricardo Santos (CFCUL)
Pedro Caldas (CFCUL)
Fernando Antonio Baptista Pereira (FBAUL)
Diana Marques (Ilustradora científica)
Porfírio Silva (IST)
Outros a indicar
|
2. Temas das aulas
- 2011-2012 (2º semestre)
1º aula |
8 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Apresentação. Problematização do conceito de
Arte (Olga Pombo) |
2º aula |
10 Fevereiro |
10.30h-12h |
Filosofia, ciência e arte.
Esclarecimentos conceptuais (Olga Pombo) |
3º aula |
15 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Ciência e Arte. Articulações
e Complementaridades. (Olga Pombo) |
4º aula |
17 Fevereiro |
10.30h-12h |
Verdade, beleza e produção do
novo
(Olga Pombo) |
5º aula |
22 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Mimesis, Copia e Silumacro.
Representação, expressão e produção (Olga Pombo) |
6º aula |
24 Fevereiro |
10.30h-12h |
Visita à exposição "Algoritmos
criativos", Pavilhão do conhecimento, Ciência Viva (Olga
Pombo) |
7º aula |
29 Fevereiro |
10.30h-13.30h |
Anatomia e desenho do corpo (Caroline
Challan) |
8ª aula |
2 Março |
10.30h-12h |
Nao houve aula por desencontro de salas |
9ª aula |
7 Março |
10.30h-13.30h |
Apresentação dos projectos: "A imagem na Ciência e na Arte" e Lisbon Center for Image in Science and Art
(Olga Pombo).
A ilustração em Darwin. Ruskin e a cultura vitorina. Ciência e
estética em Darwin (Olga Pombo) |
10ª aula |
9 Março |
10.30h-12h |
A metáfora da arvore e a sua resistência cognitiva (com a
colaboração de Ricardo Santos) |
11ª aula |
14 Março |
10.30h-13.30h |
O problema da perspectiva entre a ciência e a arte (com a
colaboração de Pedro Caldas) |
12ª aula |
16 Março |
10.30h-12h |
Renascimento e Ciência Moderna. A representação do real I (Prof. Cristina Tavares - FBAUL) |
13ª aula |
21 Março |
10.30h-13.30h |
Neuroestética (Prof. Felix Costa - IST/UTL) - sala 6.2.51 |
14ª aula |
23 Março |
10.30h-12h |
As imagens com que a ciência se faz (Olga Pombo) |
15ª aula |
28 Março |
10.30h-13.30h |
Corpo-Imagem (video). As imagens médicas. (Olga Pombo e Dr.
Silvia di Marco) |
16ª aula |
30 Março |
10.30h-12h |
Ciência e Teatro na Grécia -
representação e teoria do olhar (Olga Pombo) |
Férias da Páscoa (2 a 9 de Abril)
|
17ª aula |
11 Abril |
10.30h-13.30h |
Representações da Totalidade. Do circulo ao rizoma (Olga Pombo e
PhD Catarina Nabais) |
18ª aula |
13 Abril |
10.30h-12h |
Representações da
Matéria e Energia (Prof. Isabel Serra - FCUL) |
19ª aula |
18 Abril |
10.30h-13.30h |
A perfeição das Moléculas (Prof. Isabel Serra) |
20ª aula |
20 Abril |
10.30h-12h |
Gabinetes de Curiosidade e Galerias como Teatros do Saber e da
Cultura (Prof. Fernando Antonio B. Pereira - FBAUL) |
21ª aula |
27 Abril |
10.30h-12h |
Atelier de ilustração cientifica. Áreas temáticas em que se
utiliza a ilustração cientifica. Apresentação de exemplos.
Técnicas e etapas da ilustração (Dr. Ana Teresa Bigio) |
22ª aula |
2 Maio |
10.30h-13.30h |
A imagem entre a Ciencia e a Arte. Imagens informativas,
cientificas, artísticas e religiosas (Olga Pombo e PhD Catarina Nabais) |
23ª aula |
4 Maio |
10.30h-12h |
Desenho de observação.
Exercício de desenho de observação. Diário gráfico e sua
importância. (Dr. Ana Teresa Bigio) |
24ª aula |
9 Maio |
10.30h-13.30h |
Arte e Psicanálise (Prof. Cristina Tavares - FBAUL) |
25ª aula |
11 Maio |
10.30h-12h |
Atelier de ilustração cientifica. Demonstração de técnicas de
ilustração cientifica a preto e branco: grafite, po de carvão e
tinta da china. Exercícios. (Dr. Ana Teresa Bigio) |
26ª aula |
16 Maio |
10.30h-13.30h |
Impressionismo. Luz e Movimento (Prof. Cristina Tavares - FBAUL) |
27ª aula |
18 Maio |
10.30h-12h |
Atelier de ilustração cientifica. Demonstração de técnicas
de ilustração cientifica a cores: lápis de cor e aguarela.
Exercícios. (Dr. Ana Teresa Bigio) |
28ª aula |
23 Maio |
10.30h-13.30h |
Cubismo. A representação do real II (Prof. Cristina Tavares - FBAUL) |
29ª aula |
25 Maio |
10.30h-12h |
Atelier de ilustração cientifica. Exemplificação de técnicas
digitais de ilustração cientifica (Dr. Ana Teresa Bigio) |
|
30ª aula |
30 Maio |
10.30h-13.30h |
Fotografia e conhecimento no século XIX (Prof. Estela Jardim
- FCUL - e Doutora Inês Turrazzi).
Conclusão do Curso (Olga Pombo e Catarina Nabais) |
3. Avaliação:
1. assistência às aulas
2. participação no "Atelier de Ilustração Científica" (relatório
incluindo o trabalho realizado)
3. realização de um trabalho individual (que poderá ser sobre um tópico
do programa ou sobre um exemplo de articulação ciência e arte) |
|
4. Materiais
Classificação (provisória) das imagens - síntese |
Textos |
1. Imagens
figurativas – representar o individual
• 1.1. Ilustrações Naturalistas
• 1.2. Fotografia
• Mesoscópicas
• Microscópicas - microscopia óptica (vv), microsc. electrónica
(vv)
• Telescópicas
• 1.3. Espectroscopia
• 1.4. Raios X
• 1.5. Outras (Cromatografia, Electroforese, Ultrassonografia,
RMN, TEP, etc)
2. Imagens diagramáticas –
representar o geral, o abstracto, as relações
• 2.1. Esquemas
• 2.2. Mapas
• 2.3. Diagramas
• 2.4. Tabelas (registo e síntese de dados)
• 2.5. Gráficos (registo e síntese de dados)
3. Imagens linguísticas – elementos
discretos que se combinam entre si para dar sentido
• 3.1. Equações, fórmulas, cálculo
• 3.2. Representações linguísticas (pictogramas, símbolos,
letras)
4. Imagens compostas
• Ilustração naturalista/esquema
• Fotografia/esquema
• Mapa/esquema
• Etc.
5.Problemáticas
Human Sciences
Archaeology
Psychiatry & Psychology
Anthropology
Sociology
Economics
|
Life sciences
Animal Biology
Anatomy: Leonardo & Vesalius
Medical Drawing in Ancient East
Modern Medical Imaging
Molecular Biology & Genetics
Zoology
Primatology & Behavioral Biology
Evolutionary Biology
Botanics
|
Nature Sciences
Astronomy
(Bio)Chemistry
Computational Biomechanics
Geology
Geography
Oceanography
Physics
Climatology
Geophysics
Ecology
Botany
Sea Biology
Microbiology
|
Idealities
Diagrams
Symbols (incl. maths)
Statistics
Geometry
|
|
- A arte era um nome próprio, Thierry de Duve, Au Nom de l’Art. Pour
une Archéologie
de la Modernité, Paris, Minuit, 1989: 9-10 (ver
aqui - pdf)
- Sobre a metafora da arvore, por O.Pombo
(ver aqui)
- Usos e significados da imagem na arvore em
Biologia, por Ricardo Santos (ver
aqui)
-
|
|
|
|
Objectivos
• Conhecer os momentos fundamentais da relação entre a Ciência e a Arte.
• Compreender a importância da imagem (visualização) na construção e
comunicação do conhecimento científico.
• Estudar alguns exemplos paradigmáticos da relação Ciência e Arte.
• Interrogar o sentido da articulação entre ciência e arte na nossa
contemporaneidade
Introdução
• Ciência e arte - Articulações e complementaridades
• Verdade, beleza e produção do novo
Momentos fundamentais da relação Ciência e Arte
• Ciência e Teatro na Grécia - representação e teoria do olhar
• O problema da representação do real - teorias artísticas do
Renascimento e emergência da Ciência Moderna
• Arte e Ciência no Barroco - ontologia do infinito e da diferença
• Kant entre a Epistemologia e a Estética - conhecimento científico e
juízo de gosto
• Psicanálise e Arte - influências e interpretações (surrealismo,
abstraccionismo, expressionismo)
• Técnica e Poética do Mundo Natural - ciência e arte entre o virtual e
o artificial
A Imagem na Ciência e na Arte
• As três culturas: oralidade, escrita e imagem
• Imagem e heurística em ciência e arte. Espaços de visibilidade
(laboratório vs atelier), figuras (artista e cientista), processos de
engendramento (investigação, descoberta, invenção e criação)
• Recursos diagramáticos da comunicação e legitimação em ciência e em
arte (escrita e exposição, biblioteca e museu)
Estudos de caso (a titulo exemplificativo)
• Fibonacci. Os números da Natureza
• Leonardo da Vinci. O exemplo de ouro
• Dürer. Matemática e pintura
• Gesner e Vesalius. A fabrica dos corpos
• Darwin e Ruskin. A cultura vitoriana
• A Alice no País das Maravilhas. O problema dos fundamentos da
Matemática
• Escher. Simetria e mundos impossíveis
• Impressionismo. Luz e movimento
• Kandinsky. Ver o invisível
• Bioarte. Os níveis da criação. Ciência, Arte e Tecnologia
• Are e Ciência Médica. As imagens médicas e o corpo transparente
Componente teórico pratica
Participação no “Atelier de Ilustração Científica” a ser desenvolvido
na FCUL, em paralelo à leccionação
Participação na construção de um "Museu Virtual de Ciência e Arte"
implementado na FCUL no âmbito do projecto FCT: "A
Imagem na Ciência e na Arte"
|
-
Alcinda Pinheiro de Sousa e
Teresa de Ataíde Malafais, Dialogos Disciplinares. As Ciência e as Artes na
viragem do Milénio, Lisboa: IST Press, 2003.
-
Araújo-Jorge, Tania C., Ciência e Arte. Encontros e Sintonias, Rio de janeiro: Senacrio, 2004
-
Bergit Arends e Davina Thackara
(edrs), Experiment: Conversations in Art and Science, London: The
Wellcome Trust, 2003
-
Brian
S. Baigrie (ed.)(1996), Picturing Knowledge - Historical and Philosophical
Problems Concerning the Use or Art in Science, Toronto / Buffalo / London:
University of Toronto Press
-
Bronowski, Arte e
Conhecimento. Ver, Imaginar, Criar, trad. port de Artur Lopes cardos, Lisboa,
Edições 70, 1983
-
Caroline A. Jones and Peter Galison (eds.) (1998),
Picturing Science Producing Art, New York:
Routledge
-
Darvas, György (2007), Symmetry. Cultural-Historical
and Ontological Aspects of Science-Arts Relations (trad. inglêsa por David
Robert Evans), Basel / Boston / Berlin: Biskhäuser
-
Detoeuf, Marie Somone, La
Danse de l'Univers/The Dance of the Universe, Paris: Glaks, 1986
-
Kemp, Martin (2000), Visualizations. The Nature
Book of
Art and Science, Oxford: Oxford University Press
-
Menezes, Marta,
Decon.
Desconstrução, Descontaminação, Decomposição, Lisboa: Ectopia/institut
Gulbenkain de Ciência, 2009
-
Palmira
Fontes da Costa (ed.), (2007), Ciência e Bioarte. Encruzilhadas e Desafios
Éticos, Lisboa: Caleidoscópio
-
Pombo,
Olga (2006), Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas, Lisboa:
Duarte Reis
-
Olga Pombo e Alexander
Gerner (Eds.) (2010), Studies in Diagrammatology and Diagram
Praxis, London: College Publications, 224 pp.
-
Olga Pombo, Silvia di
Marco and Marco Pina (Orgs.) (2010), Neuroaesthetics - Can
Science Explain Art?. Colecção A Imagem na Ciência e na Arte.
Lisboa: Fim de Século Editora, 175 pp.
-
Olga Pombo e Silvia di
Marco (Orgs.) (2010), As imagens com que a ciência se faz.
Colecção A Imagem na Ciência e na Arte. Lisboa: Fim de Século Editora, 286
pp
-
Putnam,
Hilary
(1988), Representation and Reality, Cambridge: MIT Press
|