Programa
Tema - Epistemologia e Ensino
das Ciências
I - Introdução
- Pensamento pedagógico e formação de professores
- A relação epistemologia/teorias de ensino
1 - Conhecimento e Aprendizagem
- Abordagem sistemática das duas noções
- Implicações ontológicas e antropológicas do problema do conhecimento
- Modelos de aprendizagem e teorias de ensino
2 - Epistemologia e Teorias de Ensino
- História das ciências e epistemologia. O estatuto disciplinar da
epistemologia
- Fundamentação epistemológica das teorias de ensino
II - Apresentação geral de três
diferentes posições epistemológicas e das suas incidências ao nível das teorias de
ensino
3 - Bachelard
- Um modelo internalista, descontinuista e cumulativista
- uma pedagogia de ruptura
4 - Kuhn
- um modelo externalista, descontinuista e não-cumulativista
- uma pedagogia do jogo
5 - Piaget
- Um modelo externalista, descontinuista e cumulativista
- Uma pedagogia da acção
Método de trabalho:
- pontos 1 e 2 - exposição seguida de debate
- pontos 3, 4 e 5 - comentário de texto em regime de seminário. Elaboração de
sínteses finais
Avaliação:
- regime - descontínuo
- elementos
- relatório escrito de uma sessão/questão/leitura ou
apresentação oral de um texto
- trabalho escrito sobre um dos autores estudados ou teste final