Para além de outras indicações bibliográficas a apresentar oportunamente, indicam-se desde já algumas obras de carácter geral cuja leitura se recomenda.
Aries, Philipe - L' Enfant et la Vie Familiale sous l' Ancien Regime, Paris: Seuil, 1973, col. Points. Histoire, nº 20
Ferry, Luc - Lettre à Tous Ceux qui Aiment l'École, Paris: Odile Jacob, 2003.
Foucault, Michel - Surveiller et Punir, Paris: NRF / Gallimard, 1975, col. Bibliothèque des Histoires. (trad. brasileira de Lígia M. Pondé Vassallo, Vigiar e Punir, para a editora Vozes de Petrópolis, em 1989 ).
Gal, Roger - Histoire de l' Éducation, Paris: PUF, 1976 (trad. port. de António Campos e Manuel R. Ribeiro com prefácio e notas de Rogério Fernandes, História da Educação, Lisboa: Vega, 1979, col. Universidade, nº 8.
Gusdorf, Georges - Pourquoi des Professeurs ?, Paris: Payot, 1963. (trad. port. de João Bénard da Costa e António Ramos Rosa, Professores para quê ? publicado em Lisboa pela Editora Moraes, em 1970 e sucessivamente reeditada).
Jaeger, Werner - Paideia. Die Formung des Griechischen Menschen, Berlim: Walther de Gruyter, 1936 (trad. port. de Artur M. Parreira, Paideia, Lisboa: ed. Aster, s/d).
Kechikian, Anita - Os Filósofos e a Educação. Entrevistas com Robert Misrahi, Raymond Polin, François Châtelet, Jacques Bouveresse, Marcel Conche, Jean-François Lyotard, Olivier Revault D'Allonnes, Clément Rosset, Paul Ricour, Etienne Balibar, trad. port. de Leonel Ribeiro dos Santos e Carlos João Nunes Correia, Lisboa: Edições Colibri, Col. Paideia, 1993.
Leif, J. e Biancheri - Philosophie de l' Éducation, vols. I., II. e III, Paris: Delagrave, 1970, 1967 e 1966, respectivamente.
Lyotard, Jean-François - La Condition Postmoderne, Paris: Minuit, 1979 (trad. port. de José Navarro e José Bragança de Miranda, A Condição Pós-Moderna, para a editora Gradiva, Lisboa, s/d, col. Trajectos nº 3.
Marrou, Henri-Irénée - Histoire de l' Éducation dans l' Antiquité, vols 1 - Le Monde Grec e 2 - Le Monde Romain, Paris: Seuil, 1948, sucessivamente reeditados (trad. brasileira de Mário Leónidas Casanova, História da Educação na Antiguidade, para a editora Herder, editora da Universidade de S. Paulo, 1966).
Mialaret, Gaston e Vial, Jean - Histoire Mondial de l'Éducation, vols I, II, III e IV, Paris: PUF, 1981, (trad. port. de Maria Helena Veloso e Outros, História Mundial da educação, Porto: Rés, s/d)
Meyer, Philippe - L' Enfant et la Raison d' État, Paris: Seuil, 1977, col. Points.Politique nº 88.
Monroe, Paul - A Brief Course in History of Education, New York: The Macmillan Company, 1949 (trad. bras. de Idel Becker, S. Paulo, Companhia editora Nacional, 1988).
Patrick, John - Aristotle' s School. A Study of a Greek Educational Institution, Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, 1972.
Pfeiffer, Rudolf - History of Classical Scholarship. From the Beginnings to the end of the Hellenistic Age, Oxford: The Clarendon Press, 1968.
Platão - Protágoras, Lisboa: Relógio d'Água, 1999 (trad. port. de Ana Piedade Elias Pinheiro)
Pombo, Olga - Quatro Textos Excêntricos (Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell e Ortega Y Gasset), Lisboa: Relógio d'Água, 2000
Pombo, Olga - A Escola, a Recta e o Círculo, Lisboa: Relógio d'Agua, 2002.
Reboul, Olivier - La Philosophie de l' Éducation, Paris: PUF, 1971, col. Le Philosophe nº 102 (trad. port. de A. Rocha e Artur Mourão, Lisboa: Edições 70, 2000).
Reboul, Olivier - Les Valeurs et l'Éducation, in André Jacob (org.), L'Univers Philosophique, Encyclopédie Philosophique Universelle, Paris: Puf, 1989, pp. 197-202.
Rorty, A. Philosophers on Education. London / New york: Routledge, 1998
Steiner, George e Ladjali, Cécile - Eloge de la Transmission. Le Maître et l'Élève, Paris: Albin Michel, 2003 (trad. port "Elogio da Transmissão. O Professor e o Aluno", Lisboa: Editora D. Quixote, 2005).
Ulmann, Jacques - La Pensée Éducative Contemporaine, Paris: Vrin, 1982.
Elementos bibliográficos básicos sobre História do Ensino em Portugal