1.Localização Histórico -
Geográfica |
A
Akademia ou Hekademeia era originalmente um parque público com alamedas e belas
árvores, adornada com estátuas, templos e sepulcros de homens ilustres onde
haviam sido plantadas oliveiras.
Trata-se de uma área localizada num dos mais bonitos subúrbios de
Atenas, perto de Kolonos,
terra natal de Sófocles, a cerca de seis estádios das portas da cidade voltadas para
noroeste.
A estrada principal para a Akademeia era uma avenida cerimonial com cerca de
trinta metros de largura, em linha recta. Nessa
estrada localizava-se um cemitério (Demosium Sema), onde eram erigidos
túmulos e monumentos a todos os cidadões a quem se dava uma honra particular após
a morte. Havia também dois templos: um dedicado a Artemisa e outro a Dionisio.
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A Akademia era assim um lugar afastado e solitário, dedicado a um lendário
heroi
ático chamado Akademos ou Hekademos, de onde proveio o nome daquela área.
Era
também um lugar sagrado, rico em celebrações religiosas e cerimónias fúnebres
onde eram venerados deuses e heróis e onde tiveram
lugar vários festivais antigos.
No final da estrada principal, encontra-se a parede de
Hiparco, construída por volta do século VI, e que rodeava uma extensa área rectangular de
450m por 300m.
À entrada da Akademia havia um altar dedicado a Eros, o deus do amor.
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No interior do parque, cheio de árvores e atravessado por
vários caminhos ladeados por altares dedicados a alguns deuses e heróis, havia também
um gymnasium,
um dos três existentes em Atenas na época, uma palestra com pórticos ladeados por
colunas, e um complexo que compreendia um pequeno edifício com balneários e outras zonas
de diversos usos. Embora a maior parte das palestras fossem privadas, a que se situava na
Akademeia era pública. Já os gináseos eram, em geral, instituições
públicas e o de
Akademeia não era exepção. Para além dos monumentos sagrados, podiam ainda encontrar-se vários jardins, pequenas
casas e residências suburbanas de atenienses prósperos e abastados.
Também Platão possuía uma pequena propriedade no interior desta área. Como cidadão ateniense, tinha o direito de comprar
terrenos, e como obviamente não podia comprar toda a Akademeia que era um lugar público, comprou
apenas uma pequena parte.
"Platão foi capaz de definir a sua escola e de lhe dar permanência física de
uma maneira que muitos outros professores não conseguiram: comprou uma pequena
propriedade perto da Academia, o que permitiu que a sua escola tivesse uma dimensão
pública e privada (...) os seus sucessores estavam assim capacitados para usar a parte
privada da escola bem como os edifícios e os terrenos próximos das redondezas do
santuário público"
J. Patrick,
Aristotle´s school. A study of greek educational institution, 1972 |
Foi nesta propriedade que, por volta de 388/7, depois da sua primeira viagem a
Siracusa, Platão abriu a sua escola na qual escreveu e
a ensinou regularmente os grupos dos seus seguidores.
A escolha de Platão é certeira. Na verdade, poucos lugares poderiam
constituir um retiro mais favorável ao estudo e à inspiração das musas. Por outro
lado, Platão também não deverá ter sido alheio ao prestígio religioso
deste local. |
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Por outro lado ainda, porque a academia se situava nas proximidades
de palestras e de um ginásio, verdadeiras instituições culturais da Atenas clássica
às quais recorriam com regularidade muitos rapazes, entre os quinze e os vinte anos, para praticarem exercícios de
ginástica, atletismo e luta, para tocar flauta ou apenas conversar sobre assuntos
filosóficos ou políticos.
Locais portanto privilegiados em termos de afluência de jovens potencialmente
interessados em adquirir conhecimentos que prolongassem a sua educação.
Após a implementação da escola de Platão, o local continuou a servir para as
funções públicas e religiosas usuais, mantendo-se a prática das actividades desportivas a que se destinava.
Tal facto não deixava de ser proveitoso para Platão pois, deste modo, o local
continuava a ser ponto de encontro de potenciais frequentadores da sua escola.

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