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1.Parece-me com toda a evidência, ó
Nícocles,
que os que têm hábito levar a reis, como vós, vestuário ou objectos de bronze ou de
ouro cinzelado ou ainda outro qualquer presente do mesmo género (dos quais eles próprios
carecem e que vós tendes em abundância) não estão a dar um presente mas a fazer um
negócio e a vender-vos esses objectos muito mais ardilosamente que aqueles que confessam
dedicar-se ao comércio.
2.Por minha parte, consideraria que te fazia o mais belo
e o mais útil dos dons, mais digno de mim ao oferecer-to, e de ti, ao recebê-lo, se
pudesse delimitar qual o género de vida que deves buscar e as obras de que deves
abster-te para governar o melhor possível o teu Estado e exercer a tua realeza.
4.Os governantes, pelo contrário, não dispõem de nada
disso; eles que, mais do que ninguém, deviam ser educados, depois que se instalam no
poder passam a vida sem ter quem os advirta: efectivamente, a maioria não desfruta de
acesso junto deles e os íntimos aproveitam o convívio para lhes agradar.
9.Em primeiro lugar, examinemos qual é o ofício dos
reis. Se nos pontos capitais abarcarmos a grandeza de todo o assunto, com os olhos fixos
nesse ponto de partida, dissertaremos melhor sobre cada uma das partes do tema.
Creio que todos estão de acordo em que compete aos reis pôr um termo às desgraças do
país, se ele passa dificuldades; salvaguardar o seu bem-estar, se é próspero;
aumentar-lhe o território, se é pequeno; quanto ao resto, isto é, os acontecimentos do
dia-a-dia, deve agir-se em atenção àqueles fins.
14.É sobretudo em ti próprio que encontrarás a coragem
necessária, se consideras condenável que os piores exerçam autoridade sobre os melhores
e que os tolos sejam colocados à frente dos sensatos. Quanto mais veemente for a tua
censura da ignorância alheia, tanto mais exercitarás a tua própria razão.
20.Cumpre os teus deveres para com os deuses, tal como te
ensinaram os teus antepassados: considera, no entanto, que o mais belo sacrifício e o
maior serviço é o de te tornares o melhor e o mais justo. É de esperar que tais homens,
mais do que aqueles que depõem sobre os altares muitas oferendas, alcancem dos deuses
algo de bom. Honra os teus amigos mais íntimos com cargos honoríficos e os teus amigos
mais dedicados com o conhecimento dos segredos.
26.Inveja não aqueles que adquiriram um enorme poder,
mas os que sabem usar bem do poder de que dispõem, e julga-te completamente feliz, não
se dominares todos os homens no meio de temores, perigos e más acções, mas se, sendo
tal como deves e agindo como agora, alimentares aspirações moderadas e não deixares de
satisfazer nenhuma delas.
32.Tem em maior apreço legar aos teus filhos uma boa
reputação do que uma grande riqueza; na verdade, esta é mortal e aquela imortal. Pela
glória as riquezas podem adquirir-se, mas a glória não se compra com dinheiro. A
riqueza pode caber em sorte até aos homens vis; a glória não é possível senão aos
que se distinguiram.
42.É evidente para mim que todos consideram utilíssimos
os conselhos dos poetas e dos prosadores, embora não os escutem com muito prazer, mas
experimentem para com eles exactamente os mesmos sentimentos que para com aqueles que os
repreendem: por um lado, louvam-nos; por outro, desejam conviver com aqueles que se
associam aos seus erros, não com aqueles que tentam desviá-los desses erros.
53.Dá muito apreço aos espíritos lúcidos e àqueles
que são capazes de enxergar mais longe que os outros, sabendo que um bom conselheiro é o
mais útil tesouro e o mais digno de um soberano absoluto. Convence-te de que darão maior
grandeza ao teu reinado os que forem capazes de proporcionar um maior contributo à tua
inteligência.
54.Tenho estado a aconselhar-te segundo a minha
experiência, honrando-te conforme posso. Como te dizia ao princípio, não queiras que te
levem os presentes habituais que vós (os reis) comprais muito mais caro àqueles que
vo-los dão do que compraríeis a quem vo-los vendesse; prefere presentes tais que não se
desgastarão mesmo com uso intenso e diário, mas que, pelo contrário, aumentarão sempre
de preço e importância.
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