História e Filosofia da Educação
Docente: Olga Pombo
(2004—2005)
Programa
- Introdução
- A História da Educação e a Filosofia da Educação. Problematização do objecto e método de cada uma das
disciplinas. Sua articulação.
- A cadeira de História e Filosofia da Educação no actual curriculum de formação de professores. Seu lugar
e significado. Objectivos da cadeira.
- Educação, Instrução, ensino. Esclarecimentos conceptuais e distinções
operatórias.
- Emergência, significado e transformação da instituição escolar.
- A emergência da escola. Da cultura oral à cultura escrita. A escola e a cultura cibernética.
Circularidade, linearidade, instantaneidade e dispersão.
- Escola e ciência na Grécia. O "Protágoras" de Platão
como laboratório da ideia de escola. O museu de Alexandria. Roma e o legado do mundo antigo.
- A universidade medieval. Ascensão e queda de uma instituição. A ciência moderna e o
movimento das academias. A reforma das universidades. Do conflito das faculdades à fundação
da universidade de Berlim. A instituição universitária nos nossos dias.
- O processo de estatização da escola. Das escolas de caridade à institucionalização de
sistemas de ensino. Os colégios jesuítas da contra reforma. O projecto escolar
iluminista, a escola napoleónica e a escola republicana.
- A escola como instituição. Características específicas da instituição escolar. As funções da escola.
A instituição escolar contemporânea. Contradições, desafios e alternativas.
- A reflexão educativa.
- A crítica da escola como instância repressiva (Rousseau), como aparelho
ideológico (Althusser) e como mecanismo de ordenação do discurso (Foucault).
- Identificação e explicitação das principais antinomias inerentes à problemática educativa.
Sua exploração e desenvolvimento. Platão e Kant ou a antinomia sobre as finalidades da educação.
Durkheim e Ivan Illich ou a antinomia sobre os mecanismos da educação. Dewey e Alain ou a antinomia
sobre o ponto de ancoragem da educação. Gusdorf e Hannah Arendt ou a antinomia sobre os conteúdos
da educação.