Como Funciona o Ábaco chinês 2/5?
Imaginemos que se pretende ter o valor 15 no ábaco. Move-se uma conta da secção de baixo da coluna das dezenas (obtendo-se o 10) e outra conta da secção superior da coluna das unidades (valor 5).
Imaginemos agora que se pretende somar 502 a 15. Basta mover as contas adequadas, ou seja, basta mover uma conta de cima pertencente à coluna das centenas (obtém-se o 500) e duas contas de baixo da coluna das unidades (tem-se o 2): ![]() Ábaco com o valor 517 (502 + 15) representado Para se subtrair basta ir retirando as contas em vez de se adicionar.
Vamos subtrair 305. Para tal basta baixar 3 contas da parte de baixo do ábaco da coluna das centenas (subtraindo-se 300), agora para se subtrair 5, há um pequeno truque. Isto porque não podemos baixar logo 5 valores, uma vez que só temos 2 como se pode ver na figura. O truque muito simplesmente consiste em tirar 10 (subtrair 10) e adicionar 5. Obtemos assim o valor 517:
Existem ábacos mais sofisticados que, para além destas operações, também permitem fazer multiplicações, divisões, raízes quadradas, e até raízes cúbicas. Caso pretenda pôr em prática o que aprendeu nesta página mas não tem um ábaco em casa, visite a secção Ábaco Virtual, onde poderá operar com o ábaco chinês 2/5 virtual. |
Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
|