Breve biografia de Claude Shannon
Claude Elwood Shannon nasceu em 1916 em Gaylord, no estado americano do Michigan, tendo feito os seus estudos universitários em Matemática e Engenharia Electrónica na Universidade do Michigan.
Seguiu depois para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) onde aprofundou os seus estudos, continuando ligado à Matemática e à engenharia electrónica. Em Matemática são de realçar os seus estudos na área das equações diferenciais.
Em 1941 foi trabalhar para a AT & T Bell Telephones como investigador matemático e aí se manteve até 1972.
Em 1957 assumiu também a posição de professor no MIT.
As suas investigações mais importantes foram no desenvolvimento dos sistemas comunicacionais, nomeadamente através do uso das potencialidades do código binário.
Nos finais da década de quarenta, começou a dedicar-se também às questões da inteligência artificial, área em que se insere o seu interesse pela programação de máquinas de jogar xadrez. De realçar ainda as investigações que fez na sequência das investigações do seu contemporâneo Turing. [aqui talvez fizesse um link para o trabalho já disponível na página da professora sobre Turing]
Shannon era um adepto do monociclo, que usava como meio de transporte pelos corredores, quer da empresa Bell quer do MIT, tendo a dada altura criado duas variações: o monociclo para duas pessoas e o monociclo que permite à pessoa inclinar-se quase até bater no chão e voltar para cima, parecendo um pato.
É por alguns apelidado como o "pai da Teoria da Informação"
Morreu há relativamente pouco tempo, em 2001, afectado pela doença de Alzheimer.