Regras básicas do jogo de xadrez
O jogo de xadrez decorre num tabuleiro quadrado, tendo o lado dividido em
oito quadrados mais pequenos, o que perfaz um total de 64 quadrados.
No início, cada jogador possui, colocadas sobre o tabuleiro, 16 peças: 1 Rei, 1 Rainha, 2 Bispos, 2 Cavalos, 2 Torres e 8 peões,
dispostos como na figura 2 (de acordo com a codificação proposta por Shannon).
O jogador que tem as peças brancas faz a primeira jogada, o que tem as
peças pretas faz a segunda, e por aí adiante. Considera-se jogada um
movimento de uma peça em que esta muda de lugar (com uma excepção, o roque,
em que o rei se move em simultâneo com uma das torres, mas que não pode ocorrer na figura 4,
pois o roque apenas se pode efectuar sob várias condicionantes, nomeadamente o
rei ainda não se ter movido, e o roque é perfeitamente descrito pela codificação dos
movimentos proposta por Shannon, basta assinalar apenas a casa para a qual o rei
se deslocou (no roque o rei desloca-se duas casas, e o posicionamento da torre
é determinado pela posição assumida pelo rei).
Considera-se que uma peça ataca uma casa (um dos 64 quadrados mais pequenos)
sempre que a peça se possa deslocar para essa casa. Se uma peça estiver numa
casa ameaçada por uma peça do adversário a segunda peça pode tomar a
primeira, tomando o seu lugar e colocando-a fora do tabuleiro.
Cada peça tem regras específicas quanto à sua deslocação, as que são importantes para a compreensão do texto (nomeadamente o exemplo apresentado na figura 4) são:
- o rei pode-se mover em cada jogada apenas uma casa, em qualquer direcção à escolha (horizontal, vertical e diagonal), à excepção do roque, em que se pode mexer duas, desde que se verifiquem um conjunto de circunstâncias: o rei ainda não foi movido, não está a ser atacado, não pode passar por nenhuma casa atacada e tem de existir uma torre que ainda não se deslocou, neste caso o rei pode-se mover duas casas na direcção da torre, passando a torre por cima do rei e colocando-se na casa imediatamente a seguir.
- a rainha pode-se deslocar em todas as direcções qualquer número de casas, no entanto, não pode mudar a direcção numa mesma jogada (por exemplo, se começar por um movimento horizontal já não poderá seguir para vertical nem diagonal).
- a torre pode mover-se qualquer número de casas apenas nas direcções horizontal e vertical. também não pode mudar de direcção numa mesma jogada.
- o bispo pode mover-se qualquer número de casas na diagonal, tendo de seguir sempre a mesma diagonal numa jogada.
- o cavalo move-se deslocando-se duas casas numa direcção horizontal ou vertical, e depois uma casa na direcção vertical ou horizontal, respectivamente.
- o peão move-se uma casa de cada vez (à excepção da sua primeira jogada em que se pode mover duas) apenas na direcção vertical, não podendo voltar para trás. No caso do peão este não pode atacar a casa em frente se esta estiver ocupada pelo adversário, por outro lado, ataca uma casa diagonal à sua frente se esta estiver ocupada.
À excepção do cavalo nenhuma peça pode passar por cima de outra
Nenhuma peça pode tomar uma peça da mesma cor.
O objectivo do jogo é dar xeque-mate, o que acontece quando o rei adversário estiver numa casa ameaçada e não puder movimentar peça alguma de forma a não ficar com o rei ameaçado.