Domus Galilaeae
Centro Internacional


Estatutos do
Caminho Neocatecumenal
(em Brasileiro)



Na Igreja primitiva, no meio do paganismo, quando alguém queria tornar-se cristão, tinha que fazer um itinerário de formação ao cristianismo, que se chamava "Catecumenato", da palavra "catechéo", que significa "ressonância", escuta.

O processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, é necessário abrir de novo um itinerário de formação ao cristianismo. O Caminho Neocatecumenal não pretende, portanto, formar um novo movimento em si, senão ajudar as paróquias a abrirem um caminho de iniciação ao Baptismo, que faça descobrir o que significa ser cristão. É um instrumento ao serviço dos Bispos nas paróquias para recuperar a fé de tantas pessoas que a tem abandonado. Hoje, no Ocidente muitas Dioceses estão tentando fazer uma catequese para adultos. O Neocatecumenato é uma síntese teológico-catequética, um catecismo, um catecumenato para adultos, um itinerário de formação cristã para o homem contemporâneo.

Na Igreja primitiva, o catecumenato estava formado por uma síntese entre Palavra (kerygma), Moral e Liturgia. A Igreja antiga tinha, sobretudo um Kerygma, isto é, um "anúncio da salvação". Este anúncio do Evangelho, feito pelos apóstolos itinerantes como Paulo e Silas, causava nos que o escutavam uma mudança moral. Mudavam de vida ajudados pelo Espírito Santo que acompanhava aos apóstolos. Esta mudança moral era selada e ajudada por meio dos sacramentos. Concretamente, o Baptismo administrava-se por etapas. Assim, a catequese primitiva era uma "gestação" à vida divina.

Quando nos séculos posteriores desaparece o catecumenato, esta síntese (Kerygma - Mudança de vida - Liturgia), perde-se. O Kerygma como chamada à fé, que implica uma decisão moral, já não existe, transforma-se em "doutrina escolástica". A moral vem a ser "foro interno", isto é, privado. A Liturgia chega a ser única para todos.

O Caminho Neocatecumenal quer recuperar de novo esta "gestação", esta síntese, entre Kerygma, mudança de vida (moral) e Liturgia.



Porque o Caminho Neocatecumenal é fundamentalmente para genta já baptizada, que não tem, porém, uma suficiente formação cristã. A "Catequesis Tradendæ" afirma que a situação de muitos cristãos nas paróquias é de "quase catecúmenos".

A grande novidade desta carta do Santo Padre é que reconhece no NEOCATECUMENATO uma iniciação cristã para adultos, de tipo catecumenal, oferecendo às Dioceses um instrumento concreto de evangelização sem transformá-lo numa associação particular, num Movimento ou uma Ordem Religiosa. Muitas vezes, na história da Igreja, os Santos têm tentado fazer reviver o espírito do Evangelho no povo de Deus, sem ter forçosamente que circunscrevê-lo a uma Ordem Religiosa. Os tempos não eram maduros. Hoje, depois do Concílio Vaticano II, a situação contemporânea de ateísmo e secularização coloca a Igreja numa posição na qual é imprescindível recuperar o catecumenato dos adultos.

O Papa, com esta Carta, confirma 25 anos de experiência, iniciada num dos subúrbios mais pobres de Madrid, extendida hoje em 87 nações, 600 Dioceses, 3.000 Paróquias, com um total de mais de 10.000 comunidades, reconhecendo os frutos de conversão pessoal e o impulso de evangelização. A renovação que se tem levado a cabo nas paróquias graças ao neocatecumenato, tem provocado de facto um surpreendente impulso missionário que tem feito que muitíssimos catequistas e famílias inteiras se ofereçam para ser enviados àqueles lugares da terra onde for necessário evangelizar.

Outro fruto importante na Igreja local é o florescimento de numerosas vocações: somente na primeira metade de 1990, mais de 1.500 jovens provenientes das comunidades neocatecumenais têm sentido o chamamento ao presbiterato. E têm dado lugar ao surgimento de Seminários Diocesanos Missionários que possam acudir em ajuda - neste momento de falta de vocações - de tantas Dioceses, que se encontram em dificuldade. A novidade destes Seminários é a de unir uma iniciação cristã séria, como é o Neocatecumenato, à formação dos presbíteros. Assim, em pouco tempo, muitos Bispos têm decidido abrir novos seminários em suas Dioceses: como em Roma, Madrid, Varsóvia, Medellin, Bangalore (Índia), Callao (Peru), Newark (Estados Unidos), Takamatsu (Japão) e em muitos outros países.

Com esta carta, o Santo Padre , depois de ter comprovado os frutos em todo o mundo, reconhece formalmente o Caminho Neocatecumenal como um "itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje" e deseja vivamente que todos os Bispos, junto com seus presbíteros, ajudem e valorizem este caminho em suas Dioceses.



Nota do Caminho Neocatecumenal por Kiko Argüello entregue aos periodistas na "Sala Stampa" do Vaticano como Comentário à Carta do Santo Padre

Roma, 24 de Setembro de 1990