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Preparação para um exame A preparação passa pelo mais prosaico estudo que se baseia na memorização e compreensão de conceitos e também inclui a elaboração de apontamentos e notas que se coadunam com a matéria em estudo. Para este tipo de preparação é fundamental o estudo, independentemente do método que for preferido pelo aluno. Mas um exame também envolve a preparação psicológica que é fundamental ao sucesso de uma prova. É necessário ter uma atitude positiva em relação ao exame e às próprias capacidades, pensar que se vai superar os obstáculos que nos surgem e que os exames são um mal necessário. Com estes pensamentos, só mesmo a consciência de que se realizou um bom estudo faltará para diminuir a ansiedade que se sente ao enfrentar um exame. Conselhos para a realização de exames Tenha em atenção especialmente estes pontos quando estiver a responder a um exame:
Realização de um exame A realização de um exame com sucesso passa por um bom método de trabalho, que permita uma descontracção e concentração no assunto a expor. Assim, podemos explicitar um bom método:
Conclusão de um exame A conclusão de um exame refere-se à análise ainda dentro da sala que se deve fazer quanto ao desempenho conseguido. No final de uma prova, as conslusões podem ser várias dependendo do que acontece: se o tempo chegou para concluir as respostas, se estas foram feitas de forma satisfatória e essencilamente se vale ou não a pena esforçar-se um pouco mais nos minutos finais. Geralmente a pressão dos momentos antes de acabar as horas de exame ou o cansaço natural associado à realização de uma prova durante tanto tempo pode afectar o desempenho nesses últimos minutos. Por isso, é necessário ter uma atitude racional e calma para poder gerir convenientemente o tempo ao longo de todo o exame. Uma decisão que poderá também impor-se é a desistência. Quando se lê pela primeira vez o enunciado de um exame é necessário compreender o que se irá fazer nas próximas horas e se isso se coaduna com os objectivos. Assim, e atendendo ao que se estudou, se concluímos que o exame é totalmente diferente do que se pensava e a preparação não foi a mais correcta, então é necessário considerar se vale a pena ir para a frente com o exame. É óbvio que é preciso ponderar a situação em que se encontra o aluno, a nota que precisa e se dispõe ou não de uma segunda chamada. |