Dicas para diminuir o stress...

O tempo passa, passa...

Preparação para um exame

A preparação passa pelo mais prosaico estudo que se baseia na memorização e compreensão de conceitos e também inclui a elaboração de apontamentos e notas que se coadunam com a matéria em estudo. Para este tipo de preparação é fundamental o estudo, independentemente do método que for preferido pelo aluno.

Mas um exame também envolve a preparação psicológica que é fundamental ao sucesso de uma prova. É necessário ter uma atitude positiva em relação ao exame e às próprias capacidades, pensar que se vai superar os obstáculos que nos surgem e que os exames são um mal necessário.

Com estes pensamentos, só mesmo a consciência de que se realizou um bom estudo faltará para diminuir a ansiedade que se sente ao enfrentar um exame.

Conselhos para a realização de exames

Tenha em atenção especialmente estes pontos quando estiver a responder a um exame:

  • planificar e organizar bem o tempo durante um exame escrito é talvez o mais importante;

  • ler e praticar exames anteriores do mesmo professor ou da disciplina em questão é sempre útil pois diminui o tempo de análise inicial do exame e reforça a confiança do estudante ao encontrar algo eserado;

  • não responder à sorte, em especial quando são testes de escolha múltipla, pois na generalidade dos casos dá mau resultado; mas não deixe de arriscar quando não tem absoluta certeza da resposta;

  • ser o mais organizado e limpo possível dá alguns pontos extra, pois assim os professores conseguem ler o exame sem dificuldades; também o uso de expressões e frases muito rebuscadas deve ser evitado para não prejudicar a transmissão do conteúdo;

  • quando não há tempo suficiente para estudar toda a matéria de uma disciplina, é preferível estudar tudo sem pormenor do que estudar intensivamente só alguns capítulos, pois isso permite que se responda melhor ou pior a todas as questões.

Realização de um exame

A realização de um exame com sucesso passa por um bom método de trabalho, que permita uma descontracção e concentração no assunto a expor.

Assim, podemos explicitar um bom método:

  • ler todo o exame quando ele é entregue;

  • avaliar as questões, distinguindo aquelas que conseguimos resolver, aquelas que não temos tanta certeza;

  • escolher as questões a realizar se o exame permitir essa opção;

  • dividir o tempo de que se dispõe para realizar o exame pelas questões começando pelas que sabemos e deixando para o fim as mais difíceis;

  • fazer um rascunho ou esquema da resposta a cada pergunta, dependendo do método que se prefere ou do tempo que ainda resta;

  • escrever as respostas de uma forma clara e ordenada, o mais limpa possível, pois um exame que custa pouco a ler torna inconscientemente o professor disposto mais favoravelmente para esse estudante;

  • passar à frente sempre que haja dúvidas, pois a melhor ordem de resolução nunca é aquela pela qual as questões se apresentam mas sim a dos conhecimentos;

  • voltar às questões que apresentam mais dificuldades e tentar sempre escrever alguma coisa; é melhor nunca deixar uma pergunta em branco, a não ser que o assunto seja totalmente desconhecido;

  • se ainda sobrou algum tempo, deve-se tentar reler as questões e corrigir pequenos erros;

  • se o tempo não for o suficiente para completar tudo o que se desejaria, é necessário aceitar esse facto e não dificultar e atrasar a recolha dos exames, pois além do mais, em situações de pressão torna-se mais difícil escrever algo inteligível.

Conclusão de um exame

A conclusão de um exame refere-se à análise ainda dentro da sala que se deve fazer quanto ao desempenho conseguido. No final de uma prova, as conslusões podem ser várias dependendo do que acontece: se o tempo chegou para concluir as respostas, se estas foram feitas de forma satisfatória e essencilamente se vale ou não a pena esforçar-se um pouco mais nos minutos finais.

Geralmente a pressão dos momentos antes de acabar as horas de exame ou o cansaço natural associado à realização de uma prova durante tanto tempo pode afectar o desempenho nesses últimos minutos. Por isso, é necessário ter uma atitude racional e calma para poder gerir convenientemente o tempo ao longo de todo o exame.

Uma decisão que poderá também impor-se é a desistência. Quando se lê pela primeira vez o enunciado de um exame é necessário compreender o que se irá fazer nas próximas horas e se isso se coaduna com os objectivos. Assim, e atendendo ao que se estudou, se concluímos que o exame é totalmente diferente do que se pensava e a preparação não foi a mais correcta, então é necessário considerar se vale a pena ir para a frente com o exame.

É óbvio que é preciso ponderar a situação em que se encontra o aluno, a nota que precisa e se dispõe ou não de uma segunda chamada.


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