O dom da palavra...

Não entres em pânico!

Vantagens das Orais

Muitos cursos, por especificidades próprias, ou por considerações pedagógicas, incluem exames orais. Nestes, os estudantes têm de responder a questões postas por um professor ou um grupo deles, sendo que em alguns casos as orais funcionam como um substituto dos exames, noutros funcionam como um complemento para ajuizar a melhor nota em caso de dúvida.

Muitos estudantes não gostam de orais, mas elas, tal como os exames escritos, têm vantagens e desvantagens.

Vantagens das orais

  • É mais fácil exprimir as ideias, especialmente quando elas não estão bem consolidadas.

  • Muitos professores consideram que falhar uma questão não é tão grave quando um estudante se encontra numa oral, pois muitas vezes, dão o «desconto» pelo nervosismo que possa existir.

  • Dado que a expressão oral é menos correcta e apurada, uma compreensão dos assuntos, sem que seja necessário decorar muitos termos e definições, é suficiente.

  • Muitas vezes as notas são publicadas no próprio dia, ou mesmo no próprio momento da realização do exame, diminuindo a ansiedade da espera dos resultados.

  • É possível o estudante encaminhar as questões para o que sabe melhor, pois a estrutura da prova é muito menos rígida do que num exame escrito.

  • As orais servem muitas vezes como forma de praticar para as apresentações que têm que ser feitas na vida profissional. Combater a timidez de falar em público desde cedo ajuda a enfrentar situações futuras.

Conselhos para a realização de orais

Procure lembrar-se de algumas dicas que poderão ser úteis para o sucesso numa oral:

  • manter sempre a calma, pois enquanto num exame o pânico pode ser controlado, numa oral o professor apercebe-se imediatamente e pode considerá-lo sinal de estudo insuficiente;

  • conhecer o professor e tipo de perguntas que costuma fazer; para isto pode-se tentar assistir a orais anteriores ou conversar com colegas que já as realizaram;

  • evitar silêncios prolongados; mesmo quando se precisa de tempo para pensar numa resposta - é bom, por exemplo, pedir para repetir a pergunta mas nunca deixar pairar um silêncio prolongado;

  • numa oral é muito importante ir direito ao assunto sobre o qual o professor o questionou pois é isso que lhe interessa saber; quando se pretende dar um qualquer enquadramento à resposta, é melhor referir isso inicialmente;

  • compreender a questão é de extrema importância, daí que se deva sempre questionar o professor para clarificar qualquer aspecto que não se percebeu;

  • estruturar a resposta a dar consoante o que se estudou, de forma a responder sempre da forma mais completa possível;

  • treinar possíveis questões, pois só uma prática intensiva poderá dar ao estudante a confiança necessária para enfrentar estes exames.


Página dos exames