Dicas caídas do céu...

Fez-se luz!

Questões de resposta múltipla

As questões de resposta múltipla, ou de tipo americano, consistem em perguntas muito concretas para as quais se oferecem um conjunto de soluções, cerca de 4 ou 5, sendo que o estudante tem que escolher apenas uma.

Vários aspectos podem ser referidos em relação a este tipo de testes:

  • Alguns estudantes consideram-nas mais fáceis por já incluírem a resposta, dado que é sempre possível responder, nem que seja à sorte;

  • Mas, é necessário cautela, pois estas questões exigem um conhecimento muito aprofundado da matéria, pois as nuances entre uma resposta e outra são muito pequenas;

  • A resposta certa é frequentemente a mais completa e pormenorizada ou a mais vaga no sentido de incluir várias opções;

  • As respostas menos elaboradas e muito semelhantes entre si, são, na maioria dos casos "distractores";

  • É necessário dispor de algum tempo para correctamente avaliar todas as opções e não mergulhar numa delas sem sequer analisar as restantes;

  • Em alguns casos, os enunciados esclarecem que as respostas erradas são penalizadas. Nessa situação é melhor não arriscar uma resposta que não se tenha a certeza, pois as perdas podem ser elevadas.

Questões de desenvolvimento

As questões de desenvolvimento podem incluir problemas matemáticos, raciocínios lógicos, ou uma simples apresentação e justificação de uma ideia.

Nestas perguntas o estudante tem uma grande liberdade na sua resposta, o que pode ser uma vantagem se não se conhece em pormenor o assunto. Para o professor também têm nítidas vantagens, pois para além de avaliar os conhecimentos do aluno, também avalia a sua capacidade de expressão e de exposição.

Muitas vezes, o insucesso de um estudante nos exames relaciona-se com a falta de compreensão da questão e não com a sua falta de conhecimentos. Assim é muito importante avaliar bem que tipo de resposta se pretende:

  • Caracterizar - neste caso, o que se pretende do aluno é uma descrição de um processo, de uma ideologia ou de um fenómeno, com as suas diversas fases ou propriedades;

  • Descrever - este é bastante semelhante ao anterior, mas é mais utilizado no sentido do maior pormenor que se exige;

  • Comentar - quando se pede um comentário, pede-se uma opinião ou uma avaliação de uma frase ou de um procedimento elaborado por outra pessoa; é necessário dar um cunho pessoal a este tipo de resposta;

  • Criticar - um pouco na sequência da anterior, aqui também se pretende uma apreciação pessoal de um comentário apresentado, mas muitas vezes parte-se do princípio que o objectivo é negar a veracidade da afirmação, mas nem sempre é essa a ideia;

  • Demonstrar - esta questão exige uma exemplificação ou prova de uma afirmação ou lei exposta. Neste caso, o estudante não deve discorrer sobre as propriedades da lei mas sim elaborar a sua comprovação simplesmente;

  • Definir - o que se pretende é uma simples enumeração do princípio ou lei, com algumas explicações, mas sem pormenorizar excessivamente, sem entrar no domínio da comprovação ou crítica;

  • Exemplificar - encontrar e explicar um exemplo da ideia que se apresenta, o que não passa por uma comprovação. Não é necessário enumerar todos os exemplos existentes, apenas os mais relevantes;

  • Comparar - neste tipo de questões, procura-se uma enumeração das características fundamentais de duas ideias, conceitos ou objectos, expondo-se o que têm de semelhante e distintivo.

Ainda outros verbos são utilizados para introduzir questões de desenvolvimento, mas estes são os mais importantes e frequentes. Nunca é de mais relembrar que compreender o que se pede numa pergunta é meio caminho para lhe responder bem.


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