Questões de resposta múltipla
As questões de resposta múltipla, ou de tipo americano, consistem em perguntas muito concretas
para as quais se oferecem um conjunto de soluções, cerca de 4 ou 5, sendo que o estudante tem que
escolher apenas uma.
Vários aspectos podem ser referidos em relação a este tipo de testes:
- Alguns estudantes consideram-nas mais fáceis por já incluírem a resposta, dado que é
sempre possível responder, nem que seja à sorte;
- Mas, é necessário cautela, pois estas questões exigem um conhecimento muito aprofundado
da matéria, pois as nuances entre uma resposta e outra são muito pequenas;
- A resposta certa é frequentemente a mais completa e pormenorizada ou a mais vaga no
sentido de incluir várias opções;
- As respostas menos elaboradas e muito semelhantes entre si, são, na maioria dos casos
"distractores";
- É necessário dispor de algum tempo para correctamente avaliar todas as opções e não
mergulhar numa delas sem sequer analisar as restantes;
- Em alguns casos, os enunciados esclarecem que as respostas erradas são penalizadas. Nessa
situação é melhor não arriscar uma resposta que não se tenha a certeza, pois as perdas
podem ser elevadas.
Questões de desenvolvimento
As questões de desenvolvimento podem incluir problemas matemáticos, raciocínios lógicos, ou
uma simples apresentação e justificação de uma ideia.
Nestas perguntas o estudante tem uma grande liberdade na sua resposta, o que pode ser uma
vantagem se não se conhece em pormenor o assunto. Para o professor também têm nítidas vantagens,
pois para além de avaliar os conhecimentos do aluno, também avalia a sua capacidade de expressão
e de exposição.
Muitas vezes, o insucesso de um estudante nos exames relaciona-se com a falta de compreensão
da questão e não com a sua falta de conhecimentos. Assim é muito importante avaliar bem que tipo
de resposta se pretende:
- Caracterizar - neste caso, o que se pretende do aluno é uma descrição de um
processo, de uma ideologia ou de um fenómeno, com as suas diversas fases ou propriedades;
- Descrever - este é bastante semelhante ao anterior, mas é mais utilizado no
sentido do maior pormenor que se exige;
- Comentar - quando se pede um comentário, pede-se uma opinião ou uma avaliação de
uma frase ou de um procedimento elaborado por outra pessoa; é necessário dar um cunho
pessoal a este tipo de resposta;
- Criticar - um pouco na sequência da anterior, aqui também se pretende uma
apreciação pessoal de um comentário apresentado, mas muitas vezes parte-se do princípio
que o objectivo é negar a veracidade da afirmação, mas nem sempre é essa a ideia;
- Demonstrar - esta questão exige uma exemplificação ou prova de uma afirmação ou
lei exposta. Neste caso, o estudante não deve discorrer sobre as propriedades da lei mas
sim elaborar a sua comprovação simplesmente;
- Definir - o que se pretende é uma simples enumeração do princípio ou lei, com
algumas explicações, mas sem pormenorizar excessivamente, sem entrar no domínio da
comprovação ou crítica;
- Exemplificar - encontrar e explicar um exemplo da ideia que se apresenta, o que
não passa por uma comprovação. Não é necessário enumerar todos os exemplos existentes,
apenas os mais relevantes;
- Comparar - neste tipo de questões, procura-se uma enumeração das características
fundamentais de duas ideias, conceitos ou objectos, expondo-se o que têm de semelhante e
distintivo.
Ainda outros verbos são utilizados para introduzir questões de desenvolvimento, mas estes são
os mais importantes e frequentes. Nunca é de mais relembrar que compreender o que se pede numa
pergunta é meio caminho para lhe responder bem.
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