José Figueiredo
Departamento de Física, Edifício C8  
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa  
Campo Grande, 1749-016 Lisboa
Email: jose.figueiredo@ciencias.ulisboa.pt  
Página Pessoal Horário
 
Gab 8.5.14 Ext. 28514  
                   Fenix  Moodle

Física Experimental III
FExIII_1920   Moodle  
2019-2020, 2.º Semestre
Horário PL21: Quarta-feira, 9h00-13h00
 1819

Objectivos da Unidade Curricular:
Complementar o ensino teórico de outras cadeiras de Física com o conhecimento experimental que lhe corresponde
Estrutura: Aulas teóricas para abordar os fundamentos de cada trabalho e para introduzir aspetos técnicos de realização dos mesmos.
Aulas práticas em laboratório, nas quais se põem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
É obrigatório utilizar nas aulas práticas um caderno de laboratório individual (que pode ser usado para consulta no teste).


Notação científica

Potências de dez, ordens de grandeza e algarismos significativos
(medições, página 5, muito bom) 

Erros e algarismos significativos

Evaluation of measurement data — Guide to the expression of uncertainty in measurement
, Bureau international des poids et mesures (BIPM)



Programa/trabalhos
1. Corda vibrante; modos estacionários - 04/03/2020

2. Propagação de ondas eletromagnéticas num cabo coaxial - 11/03/2020

3. Óptica geométrica 

4. Interferências em Ondas 

5. Micro-ondas e polarização 

Temas de Física ("+")Moderna 
6. Corpo negro; lei de Stefan-Boltzmann e distribuição espectral da radiação  
 
7. Níveis atómicos e espectros de emissão de gases; lâmpada de H2, constante de Rydberg 

8. Efeito Fotelétrico e a Constante de Planck 
  

Folha de resumo dos resultados:
A realização de uma experiência e/ou de trabalho experimental só será realmente útil se daí resultar a consolidação da compreensão dos conceitos e/ou o reforço dos conhecimentos acerta do assunto.  Após a realização de uma experiência/trabalho experimental deve ser-se capaz de convencer outras pessoas (colegas, professores, público em geral, etc.) das conclusões a que se chegou.
A qualidade das conclusões (e de um bom relatório) depende, essencialmente, forma como foram obtidos os resultados. Procure preparar as atividades/experiências previamente, e organizar-se de modo a realizar a experiência com todos os cuidados, procurando atentar/observar todos os aspetos determinantes da boa realização dos trabalhos, anotando todas os procedimentos e informações relevantes de uma forma inteligível. No respetivo relatório (da experiência/trabalho) será necessário descrever o que se fez, justificar o(s) procedimento(s) escolhido(s), apresentar as medidas realizadas, os resultados obtidos e, finalmente, as conclusões.

O resumo dos resultados deve incluir a:
  • Informação dos objetivos (descrição sucinta do que se pretende obter da experiência - uma ou duas linhas devem ser suficientes).
  • Descrição do procedimento seguido em aula: relatar o que foi realmente feito (e não apenas ou procedimento proposto), justificando/discutindo as escolhas que feitas.
  • Avaliação e/ou estimativa dos erros das medições e dos erros associados aos resultados, devido aos aparelhos de medida e/ou aos procedimentos usados.
  • Indicação das unidades para cada grandeza, legenda e numeração das figuras e dos gráficos.
  • Discussão dos resultados obtidos e, sempre que possível, a comparação dos mesmos com os valores da literatura/conhecidos e/ou os previstos teoricamente. 
Enunciados das "lessons"

  Lesson8-blank.pdf


Temas de Física Clássica
1. Corda vibrante; modos estacionários:
    teórica, guia e realização experimental

  Produzir ondas    Produzir ondas

Conceitos relevantes a reter:
   - Vibrações e ondas
   - Ondas propagantes e ondas estacionárias
   - Lei de Laplace 
   - Ressonância (Queda da Ponte Tacoma: explicação: ressonância versus não-ressonância)
   - Sistema linear, equação linear, e princípio de sobreposição
   - Lei de Hooke  
   - Modos próprios ou normais  ...
   - Massa versus peso
   - Normas e regras de escrita das grandezas físicas 
   - Representações gráficas da frequência versus o número de modos (mantendo o comprimento e a tensão); frequência versus tensão para um dado modo; frequência versus o comprimento da corda para um dado modo.
      
2. Propagação de ondas EM num cabo coaxial
    teórica, guia e realização experimental
(descarregar preferencialmente a partir do moodle)

"A wave lab inside a coaxial cable," João M Serra, Miguel C Brito, J Maia Alves and A M Vallera, European Journal of Physics, Volume 25, Number 5, DOI: 10.1088/0143-0807/25/5/001

VER TAMBÉM OS VÍDEOS:


Conceitos relevantes a reter (os links são meramente indicativos):
   - Geração e propagação de ondas eletromagnéticas
   - Meios com perdas (atenuação), dispersão, meios dispersivos, e espalhamento ("scattering") de ondas
   - Reflexão e transmissão de ondas na fonteira entre dois meios com propriedades eletromagnéticas distintas (impedâncias características distintas)
   - Impedância característica do vácuo e impedância característica de um meio material
   - What is impedance, input impedance and output impedance   
   - Impedância, adaptação de impedâncias, impedâncias do gerador, da carga e dos aparelhos de medida (e.g. osciloscópios)
   - Coeficientes de reflexão e de transmissão
   - Espetro eletromagnético e bandas das radiofrequências
   - Velocidade de fase e velocidade de grupo de uma onda eletromagnética
   - Propagação livre e propagação guiada, tipos de guias de onda (cabos coaxiais, fibras óticas, etc.)
   - Cabos coaxiais e tipos de conetores coaxiais (BNC, SMA, SMB, etc.) e frequências/largura de banda/bandas de operação
   - Linhas de transmissão, guias de onda e impedância caraterística de uma linha de transmissão
   - Impedância característica de um cabo coaxial e capacidade e indutância por unidade de comprimentos
   - Velocidade de fase e velocidade de grupo de uma onda eletromagnética num cabo coaxial 
   - Terminação de uma linha de transmissão (e.g. cabo coaxial) em curto-circuito, com carga igual à impedância característica do cabo, e em circuito aberto, e
coeficientes de reflexão e de transmissão.
   - Ressonância, cavidades ressonantes (e.g. cavidades Fabry-Pérot, lasers), e frequências de ressonância
   - Decibel (dB)
   - Blindagem eletromagnética e gaiola de Faraday     
        
3. Óptica geométrica e instrumentos óticos
    teórica, guia e realização experimental


Conceitos relevantes a reter:
Fontes de luz monocromática, fontes de luz branca e fontes de luz (solar) natural. Luz laser.
Ótica Física e Ótica Geométrica, conceito   de   raio   de   luz. Teorema de Malus e Dupin.
Meios transparentes, translúcidos e opacos.
Propagação da luz, dioptro, princípio de Fermat (caminho/percurso ótico mínimo - caminho  mais  curto).
Dispersão da luz, Arco-íris (primário e secundário).
Refração do ar. Miragens e aparições.
Comunicações óticas em espaço livre.
Reflexão especular e reflexão difusa. Reflexão, refração da luz, reflexão total da luz, e reflexão interna total frustrada (RITF).
Experiências de Colladen Tyndall - guiagem da luz;
fibras óticas.  Aplicações das fibras óticas e os sistemas de comunicação usando fibras óticas.
Formação de imagens: Espelhos côncavos e convexos. A reversibilidade dos raios.
Dioptro. Lentes (finas, grossas e compostas), potência de uma lente, dioptria. Aberrações. Amplificação versus ampliação.
Olho, lupa, defeitos de visão, câmara escura, câmara fotográfica, microscópio composto, telescópios, telescópio espacial Hubble. Lentes de Fresnel.
Curiosidades/questões acerca da luz: 
O que é que representa, do ponto de vista físico, uma fonte de luz branca?
O que é a luz cinzenta? O que é a triboluminescência?
O que é um condensador ótico? O que é o ponto cego do olho?
Qual é a diferença entre os fenómenos de espalhamento da e de dispersão da luz?
Porque é que vemos, em certas condições, a nossa imagem numa superfície de vidro transparente?
Cada diamante tem o seu "fogo". Porque é que os diamantes são lapidados?
Porque é que o diamante lapidado parece cintilar?
O que é o processo conhecido por "subtração de cores"? 

4. Interferências em Ondas
    teórica, guia e realização experimental

Conceitos relevantes a reter:

5. Micro-ondas e polarização
    teórica, guia e realização experimental

Conceitos relevantes a reter:
Semana de apresentações dos trabalhos 1 a 5



Temas/atividades de Física ("+") Moderna 

6. Corpo negro; lei de Stefan-Boltzmann e distribuição espectral da radiação:
teórica; experiência; realização experimental; artigo lei Stefan-Boltzmann; outros materiais de apoio FEX3   
 
Experiência a realizar em casa: Experiência de John Herschel para dterminar a potência  emitada pelo Sol - ver     https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=oybcLWpcgHU
 
Conceitos relevantes a reter:

7. Níveis atómicos e espectros de emissão de gases; lâmpada de H2, constante de Rydberg 
teórica; experiência; realização experimental; ;

Experiência a realizar em casa: Construção de um espectrómetro - ver
Perspetiva histórica  
Efeito_fotoelectrico   Espectroscopia 

Conceitos relevantes a reter:
8. Efeito Fotelétrico e a Constante de Planck;
teórica; experiência; realização experimental; ;

Experiência a realizar em casa: construção de eletroscópio e de um eletróforo, e experiências "caseiras" para observar o efeito fotoelétrico - ver: 
Perspetiva histórica 
Efeito_fotoeletrico.jpg  Electróforo

Conceitos relevantes a reter:



   efeitofotoeletricopotassio_2.jpg
photoelectric_effect_2.png fig6b-efeito-fotoelectrico.gif    efeitofotoeletricopotassio.gif  efeitofotoeletricosodio.jpg



Relatório de um dos 3 últimos trabalhos.





Calendarização
calendarizacao_FExiii.jpg


Bibliografia recomendada

Physics for Scientists and Engineers with Modern Physics, Raymond A. Serway, John W. Jewett Jr, Thomson,Brooks/Coles, 6ª edição, 2004;

The Physics of Vibrations and Waves, H. J. Pain, Wiley, 6ª edição.

Página da disciplina no Moodle  


Textos informativos e apontamentos:
  • Física moderna [No princípio (35), radiação do corpo negro (44), efeito fotoelétrico(55), efeito de Compton (61), espetros de emissão e absorção atómicos (67), ação laser e lasers (92), dualidade onda-partícula da luz (117), difração de raios X (125), Natureza ondulatória da matéria (135), Difração com feixes corpusculares (149), Princípio de incerteza de Heisenberg (154), Mecânica Quântica (165), modelos atómicos (193), moléculas e matéria condensada e espetros moleculares (213), estruturas cristalinas e ligações em cristais (220), metais, dielétricos, semicondutores e dispositivos (266), supercondutividade (302), Física Nuclear, RMN, MRI, radioatividade, datação radioativa, energia nuclear (315)]  
  • Eletromagnetismo e ótica [Eletrostática (17), Campo Elétrico (37), dipolo elétrico (67), lei de Gauss (74), potencial elétrico (108), corrente elétrica e resistência (131), capacidade e dielétricos (159), magnetostática (177), eletricidade e magnetismo, força de Lorentz, força de Laplace, lei de Gauss, bomba eletromagnética  (188), fontes de campo magnético e lei de Ampere (221), indução eletromagnética (241), indutância e circuitos de corrente alternada (280); equações de Maxwell e ondas eletromagnéticas (297), polarização, polarizadores e efeito de Faraday (314), natureza da luz e espetro eletromagnético (um pouco de história), campo ótica e fotões (349), produção e transporte de onda eletromagnéticas, vetor de Poyting, irradiância, constante solar, pressão de radiação (350), antenas (360), transmissão de informação (376), natureza da luz 2  (difração, experiência de Young, velocidade da luz, efeito fotoelétrico)(385), perceção da cor (403), emissão de luz pelos sólidos (410),  luz laser (417), propagação da luz (430), leis da ótica geométrica (437), dispersão da luz, arco-íris e fenómenos óticos atmosféricos (456), sistemas de óticos/optoeletrónicos para comunicações (467), ótica geométrica, formação de imagens, espelhos, lentes,  aberrações (477), instrumentos óticos (530), interferência e interferómetros (552), difração e redes de difração (571), holografia (595)].
  • Física Experimental - Ótica 1 [Natureza da luz, ondas eletromagnéticas (OEM) (26), produção e propagação de ondas eletromagnéticas (46), leis da ótica geométrica (85), polarização e polarizadores (104), interferência e interferómetros (120), difração (139), holografia (163), ótica geométrica (169), perceção da cor (244), espetroscopia (248), dispersão da luz (250), transmissão de informação usando sinais EM - comunicações óticas] 
  • Física Experimental - Ótica 2 [Lasers, interferência, interferómetros, deteção de ondas gravitacionais, holografia]  


Avaliação

A avaliação da disciplina terá em consideração as componentes (com uma média pesada de 62% e 33%, respetivamente):
- contínua: realização dos trabalhos práticos; realização de questionários a entregar antes da aula prática; entrega de um relatório escrito de um trabalho prático; e a exposição oral de um outro trabalho prático.
- Teste final

A participação nas aulas de discussão e preparação dos trabalhos corresponderá aos restantes 5% da classificação. A falta de cuidado com o material de laboratório implicará penalizações na avaliação da componente laboratorial

Para aprovação na disciplina a nota no teste não poderá ser inferior a 8 valores e a nota da avaliação contínua não poderá ser inferior a 10 valores.

A nota final é obtida pela média das componentes de avaliação contínua e teste final, pesada pelas percentagens correspondentes, adicionada de: 1 valor para a participação nas aulas de preparação igual ou superior a 75%; 0,5 valor se essa participação for inferior 75% e igual ou superior a 50%. Será obrigatório utilizar e preencher um caderno de laboratório (de consulta no teste) durante as aulas práticas.

Fex3PL21_G1-5
Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, P-1749-016 Lisboa - Edifício C8, Gabinete 8.5.14, Ext. 28514.