Resumo

 

“O Anjo Azul” é baseado na novela de Heinrich Mann, “Professor Unrat”, titulo em que o autor joga com o duplo sentido do apelido Unrat, que significa também lixo, excremento. No livro o protagonista apaixonava-se por uma cantora de duvidosos costumes e, em consequência (e como punição), perde a sua cátedra. Na segunda parte do livro o autor descreve a vingança do professor sobre a sociedade. 

Sternberg realizou uma adaptação livre do romance. O seu filme conta-nos a história da queda e humilhação de um rigoroso professor de liceu de uma cidade de interior (no livro a cidade de Lubeck, cidade natal de H. Mann) que se apaixona por uma actriz de cabaré. O filme segue a estrutura das tragédias clássicas gregas:

 

Ø          a personagem apresenta uma falha fatal que precipita a sua queda;

 

Ø          no inicio a situação é ligeira e até “cómica” o que contribui para acentuar o carácter     trágico do final.

 

O professor Immanuel Rath é um velho solteirão que habitava um quarto singelo e sóbrio, cercado de livros e acompanhado de uma empregada fiel. Esta vida ascética é perturbada quando o professor encontra em posse dos seus alunos fotografias de Lola, uma cantora de cabaré. Na tentativa de trazer os alunos de volta ao bom caminho o professor dirige-se ao cabaré. Rath, que possui uma elevada consciência do seu valor e da sua posição social,  confia que facilmente enfrentará o pessoal do cabaré e libertará os seus alunos da decadente influência de Lola. No primeiro encontro entre o professor e Lola, o professor, embora certo da sua superioridade, hesita. Essa hesitação é o início da sua perdição. Na segunda visita ao cabaré "O Anjo Azul", Imanuel Rath está completamente rendido aos encantos de Lola e acaba por passar a noite com ela. O escândalo provocado pela atitude de Rath leva-o a perder, primeiro, o controlo dos seus alunos e, finalmente, o emprego. O professor volta para Lola, casa com ela e junta-se à trupe. Inicia-se, então, uma vida de humilhação e desespero que culmina com o regresso à cidade natal de Rath, onde este é forçado a actuar em frente daqueles que um dia foram seus pares enquanto vê Lola entregar-se a outra das suas conquistas. O personagem, profundamente ferido, reage de forma alucinada e tenta matar Lola. Impedido de se vingar arrasta-se até à sua ex-sala de aula (cenário dos seus dias de grandeza) para morrer.

 

                           

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt