A comunicação cinésica é
estabelecida pelo corpo, desenhada por cada uma das suas partes, movimentos,
gestos, posturas e expressões faciais. Embora as interpretações
relativas a estas
exteriorizações
se enquadrem em códigos culturais específicos, padronizadas e convencionais,
que lhe conferem significações mais ou menos tácitas,
parece haver práticas e posturas comuns aos diferentes espaços geográficos e culturais.
A escola é exemplo disso.

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Para lá das diferenças que separam estas três imagens, não haverá algo
de comum? |
É certo que é demasiado falível, e pouco verosímil, conotar uma
postura, um gesto, um movimento, uma expressão facial, um olhar, um sorriso,
de forma isolada, sem
referência a um contexto particular, sem articulação com os restantes indicadores não verbais e verbais.
É certo que as exteriorizações podem contrariar ou confirmar as intenções comunicativas. Ainda assim, e com as devidas salvaguardas, não resistimos a
apontar alguns vislumbres de similitudes relativos
aos possíveis significados de formas de expressão facial e
postura corporal em contexto escolar.
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