Introdução   



      Foi com algum receio que aceitámos tratar o tema "Os Sofistas", proposto pela professora Olga Pombo, na disciplina de História e Filosofia da Educação no ano lectivo de 1999/2000. Sabíamos tratar-se de um tema imenso e sabíamos não o conseguir trabalhar com um mínimo de profundidade aceitável. Apesar de tudo, aceitámos o desafio.

      E devemos dizer-vos que nos deliciámos! 
      Entrámos num mundo extraordinariamente belo... o mundo grego. E fizémo-lo na altura certa. Agora que nos preparamos para dedicar as nossas vidas à tarefa de professores, foi maravilhoso podermos apreciar o aparecimento dessas misteriosas figuras de professor... os sofistas.
      Viajámos, por entre os seus segredos, por entre as suas ideias, por entre o seu modo de ser e estar, por entre as suas semelhanças e diferenças.

      Esperamos que o trabalho que realizámos mereça a vossa atenção. Podem considerar-se desde já como nossos convidados de honra nesta fantástica viagem no tempo.

      Começaremos por fazer uma breve abordagem à situação política e educativa ateniense para tentarmos compreender o motivo pelo qual os sofistas surgiram e se tornaram tão influentes.
      Após esta tentativa de contextualização, salientaremos os aspectos mais importantes da prática dos sofistas: características gerais, técnicas, modo como se apresentavam, etc.
      No ponto "O que ensinavam" iremos referir vários aspectos comuns a todos os sofistas no que respeita ao ensino que ministravam. Apesar de não constituírem um grupo homogéneo, há aspectos doutrinais comuns que procuraremos também apontar.  Para além dos aspectos comuns, iremos salientar também algumas diferenças.
      No tópico intitulado "Elogios e Críticas" abordaremos alguns pontos positivos e negativos que são habitualmente apontados à prática sofística. Depois deste ponto, daremos uma informação mais particularizada sobre alguns dos sofistas mais famosos. Seguem-se as referências bibliográficas e os links que sugerimos a quem queira aprofundar alguns dos pontos que apresentámos.

      Aproveitamos o espaço para agradecer à nossa estimada professora que se revelou incansável na ajuda prestada e sem a qual a concretização deste nosso objectivo não teria sido possível.

 

    Não é possível visualizar!

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt