Filosofia da Escola e do Ensino
Livros:
Quatro
Textos Excêntricos, Hannah Arendt, Eric Weil,
Bertrand Russell, Ortega y Gasset, (selecção, tradução e
prefácio), Lisboa: Relógio d'Água, 2000
Crítica
no Expresso (Cartaz) 02-09-2000
|
 |
A Escola, a Recta e o Círculo, Lisboa: Relógio d'Agua, 2002
Crítica
no Público (Mil Folhas) 23-11-2002
Crítica no Expresso (Cartaz) 23-11-2002
Notícia no InfoCiências 30-10-2002
Entrevista no JL
Recensão
APM
(2002)
|
 |
Veja também Cadernos de História e Filosofia da
Educação
Artigos:
-
Pedagogia por Objectivos /
Pedagogia com Objectivos",
Logos, nº 1 (1984), Lisboa: Filosofia Aberta, pp.43-72.
-
"Mudar a Escola, Mudar
a Educação",
Animador, nº 1 (1985), Lisboa: MAD, pp. 12-16.
-
"A Função Exemplar na IX Carta de
Problemática de António Sérgio",
Revista de Educação, nº 1 (1986), Lisboa: Departamento de Educação
da F.C.U.L., pp. 97-99.
-
Eticidade / Racionalidade na Comunicação e Ensino do Conhecimento
Científico", CTS. Revista de Ciência, Tecnologia e
Sociedade, Lisboa: Associação de Ciência e Tecnologia para o
Desenvolvimento), nº 10 (Ética e Investigação científica), Outubro / Dezembro
(1989), pp. 76-81.
- "Epistemologia, Linguagem (da Química) e Ensino. Algumas Observações
Interdisciplinares, in Química, Encruzilhada de Disciplinas, Actas
do Colóquio "Ensino superior da Química em línguas internacionais de
origem latina. Química, encruzilhada de disciplinas", Lisboa: Sociedade
Portuguesa de Química, 1991, pp. 144-156.
-
"Agostinho
da Silva, 'Educação de Portugal'", Revista de Educação,
vol. II, nº 1 (1991), pp. 110-115 (recensão).
-
"Ana Luísa Janeira, 'Sistemas Epistémicos e Ciências:
do Noviciado da Cotovia à Faculdade de Ciências de Lisboa' e José Lopes
Ribeiro, 'O Edifício da Faculdade de Ciências. Quatro Séculos de Retratos
Institucionais'", Revista de Educação, vol. II, nº 1 (1991),
pp. 119-120 (recensão).
-
"Reorganização Curricular e
Área Escola: Limites e Virtualidades de uma Reforma", Educação e Matemática,
nº 25 (1993), pp. 3-8.
-
"Para um Modelo Reflexivo de
Formação de Professores", Revista de Educação, vol. III, nº 2 (1993),
pp. 37-45.
-
McLuhan. A Escola e
os Media (organização de uma antologia de textos de M. McLuhan
seleccionados, traduzidos e prefaciados), 1º Caderno de História e Filosofia
da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências
de Lisboa, 1994, 73 p.
-
O Meio é a Mensagem, in Pombo, O. (org..),
McLuhan.
A Escola e os Media, 1º Caderno de História e Filosofia da Educação,
Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa,
1994, pp. 40-50.
-
Dois Textos sobre Educação. Hannah Arendt e Eric Weil
(organização de uma antologia de textos de Hannah Arendt e Eric Weil
seleccionados, traduzidos e prefaciados), 2º Caderno de História e Filosofia
da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências
de Lisboa, 1995, 48 p.
-
"Hannah Arendt ou as Virtudes da
Excentricidade",
Revista de Educação, V, nº 2 (1996), pp. 120-132.
-
A Matemática e o Trabalho de 'dar a ver', in
PROFMAT/92,
Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática de 1992, Viseu: APF,
1994, pp. 35-39 (reprint in Henrique Guimarães
(org.), Dez Anos de PROFMAT. Intervenções, Lisboa: A.P.M., 1996, pp.
105-121).
-
A "Invenção" da Escola na Grécia. Materiais de
Estudo (organização de uma recolha de estudos sobre história das instituições
educativas atenienses, seleccionados, traduzidos e prefaciados), 3º Caderno de
História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da
Faculdade de Ciências de Lisboa, 1996, 81 p.
-
O Museu de Alexandria
(organização de uma monografia sobre o museu de Alexandria), 4º
Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de
Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, 87 p.
-
Museu e
Biblioteca. A Alma da Escola, in Pombo, O. (org.), O Museu de
Alexandria (organização de uma monografia sobre o museu de Alexandria), 4º
Caderno de História e Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de
Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1997, pp. 3-21.
-
Utopia e Educação (organização de uma recolha de
excertos, traduzidos e acompanhados de breves comentários, de algumas obras do
pensamento utópico sobre questões educativas), 5º Caderno de História e
Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de
Ciências de Lisboa, 1997, 160 p.
-
A Escola, a Recta e o Círculo, Educação e Matemática,
nº 50 (1998), pp. 3-10
-
Recordar Agostinho da
Silva: 10 anos Depois (publicação on line, 1998).
-
Universidade.
Regresso ao Futuro de uma Ideia (publicação
on line, 2000).
- Educar / Ensinar. Materiais de
Estudo (organização de uma antologia de textos de Olivier Reboul, Jacques
Ulmann, John Passmore e Paul Hirst e sua tradução), 6º Caderno de História e
Filosofia da Educação, Lisboa: ed. Departamento de Educação da Faculdade de
Ciências de Lisboa, 2001, 84 p.
-
A Escola como Memória do
Futuro in Odete Valente (coord.), Itinerários.
Investigar em Educação, Lisboa: CIE, pp. 151-156 (reprint in Pensar
a Escola, Lisboa: Escola Secundária Vitorino Nemésio, Caderno
Escolar, nº 1, 2005, pp. 33-43).
-
Que Escola Queremos para os Nossos Filhos? (participação
num debate com Paulo Feytor-Pinto, presidente da Associação de Professores de
Português moderado pela jornalista Paula Moura Pinheiro), Revista Elle,
nº 158 (Novembro, 2001), pp. 140-148.
-
"Biblioteca. A Alma da Escola", in
Bibliotecas
e Novas Tecnologias, Actas do Colóquio Realizado no Forum Lisboa em 11,12 e 13
de Outubro de 2000, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2002,
pp.117-128 (reprint in Odete Valente (coord.), Itinerários. Investigar
em Educação, Lisboa:CIE, 2000, pp. 755-760)
- O Insuportável Brilho da Escola
(2003),
in Alain Renaut et allii, Direitos e Responsabilidades na Sociedade Educativa,
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 31-59.
- "A Educação
das crianças dos 0 aos 12 anos. Implicações do Estudo" (2008), in Conselho
Nacional de Educação, I. Alarcão e M. Miguéns (eds.), A Educação das crianças
dos 0 aos 12 anos (Relatorio do estudo, Actas do seminário realizado a 20 de
maio de 2008 e Parecer), Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, pp.
363-378.
Papers:
- Para uma Fenomenologia do Acto Educativo (Porto, 1986).
-
Epistémologie
et Formation des Enseignants de Sciences
(Berlim, 1987).
- Explicação
e Objectividade (Caldas
da Rainha, 1986).
Investigação
e Ensino: Articulações
(Lisboa,
1987).
-
A
Metáfora da Escola na Epistemologia de Bachelard
(Lisboa,
1990).
-
Epistemologia
e Ensino das Ciências
(Lisboa, 1991).
-
Sobre
o Conceito de Epistemologia e o Enquadramento Categorial da Diversidade de Co
ncepções de Ciência (Lisboa, 1998)
- Que sucesso se pode esperar da escola ? ( Lisboa, 2004)
- A escola e o seu essencial destino cognitivo ( Loures,
2004).
|