Almada pintor, desenhador e muralista
A pintura de Almada Negreiros é hoje unanimemente reconhecida como o verdadeiro símbolo da arte moderna portuguesa. O génio e a obra de Almada foram fruto de uma evolução influenciada quer pelos movimentos contemporâneos quer pelo contacto com a arte e sabedoria ancestrais.
"Entre os pintores da sua geração, foi ele também o único a pensar a modernidade da arte portuguesa, em termos de enraizamento ancestral e de articulação a valores de universalidade" (( Fernando Pernes, 1985, p.179) |
No entanto, na década de 10, enquanto Almada proclamava já o seu estatuto de pintor, muitos apenas lhe reconheciam mérito como desenhador, caricaturista-humurista.
Almada foi muito influenciado pela crítica. Recebeu-a sempre como estímulo à sua própria evolução. É assim que, na sua primeira exposição individual, recebe a crítica que porventura mais o motivou na procura da perfeição, a do seu amigo Fernando Pessoa que considerou a pintura de Alamda:
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"capaz de apanhar
momentos de espuma, mas sem consciência de que essa espuma é orla dum
mar antigo, vasto e misterioso"
(cit in Fernando Pernes, 1985, p.181) |
O próprio Almada, anos mais tarde, reconheceu com uma modéstia comovente a falta de consistência das suas primeiras obras:
"De todas as profissões a que chega mais tarde à vida é a de pintor, na necessidade de esperar primeiro por si próprio para que a pintura aconteça" (cit in Fernando Pernes, 1985, p.181) |
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