Almada pintor, desenhador e muralista

 

        A pintura de Almada Negreiros é hoje unanimemente reconhecida como o verdadeiro símbolo da arte moderna portuguesa. O génio e a obra de Almada foram fruto de uma evolução  influenciada quer pelos movimentos contemporâneos quer pelo contacto com a arte e sabedoria ancestrais.

"Entre os pintores da sua geração, foi ele também o único a pensar a modernidade da arte portuguesa, em termos de enraizamento ancestral e de articulação a valores de universalidade"

(( Fernando Pernes, 1985, p.179)

 

        No entanto, na década de 10, enquanto Almada proclamava já o seu estatuto de pintor, muitos apenas lhe reconheciam mérito como desenhador, caricaturista-humurista. 

       Almada foi muito influenciado pela crítica. Recebeu-a sempre como estímulo à sua própria evolução.  É assim  que, na sua primeira exposição individual, recebe a crítica que porventura mais o motivou na procura da perfeição, a do seu amigo Fernando Pessoa que considerou a pintura de Alamda:


 

"capaz de apanhar momentos de espuma, mas sem consciência de que essa espuma é orla dum mar antigo, vasto e misterioso"

 

(cit in Fernando Pernes, 1985, p.181)

 

O próprio Almada, anos mais tarde, reconheceu com uma modéstia comovente a falta de consistência das suas primeiras obras:

"De todas as profissões a que chega mais tarde à vida é a de pintor, na necessidade de esperar primeiro por si próprio para que a pintura aconteça"

(cit in Fernando Pernes, 1985, p.181)

Galeria

                               Almada desenhador

Almada retratista                                  

Almada muralista

Almada "cubista"

Almada pós-cubista

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