Von Neumann e a Teoria dos Autómatos

A conexão próxima entre a lógica matemática e os autómatos era bem conhecida por von Neumann quando escreveu sobre teoria dos autómatos. Kurt Godel tinha reduzido a lógica matemática à teoria da computação mostrando que as noções fundamentais da lógica (axioma, regra de inferência, prova...) eram essencialmente recursivas. As funções recursivas são aquelas que podem ser computadas em máquinas de Turing o que permite que a lógica matemática possa ser tratada do ponto da vista dos autómatos. 

Von Neumann falou frequentemente de uma "teoria lógica dos autómatos " ou  de uma " teoria dos autómatos". Não obstante, sentiu que a matemática da teoria dos autómatos deveria ter características formais muito diferentes das da lógica. A teoria dos autómatos deve abranger a probabilidade de falha de um componente, mas  não fornece nenhum tratamento teórico do erro.  Von Neumann pretendia construir  uma lógica probabilistica que pudesse lidar com o mau funcionamento de um componente como uma parte essencial e integral da operação dos autómatos. 


O trabalho de Von Neumann no âmbito da teoria dos autónomos centrou-se em dois problemas fundamentais, ambos intimamente relacionados com a complexidade: os problemas da fiabilidade e da auto-reprodução.

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt