Teoria dos Jogos
Embora a teoria dos jogos tenha raízes no estudo dos divertimentos tais como verificadores, jogo do galo, e poker - daqui o nome - envolve também questões muito mais sérias que se levantam em campos como o da sociologia, economia, ciência política e militar. A teoria dos jogos foi explorada primeiramente pelo matemático francês Émile Borel que, em 1912, escreveu diversos obras sobre jogos de possibilidade e teorias dos jogos. Em 1928, John von Neumann, publicou um artigo intitulado de "Zur Theorie der Gesellschaftspiele" ("Theory of Parlour Games") em que defende e prova o "minimax theorem", estrutura matemática para todos os desenvolvimentos teóricos subsequentes.
Durante a segunda grande guerra, áreas como a logística, a guerra
submarina e a defesa aérea basearam-se directamente na teoria dos
jogos que, depois disso se desenvolveu no contexto das ciências sociais. Conceitos BásicosJogo Um tipo de conflito em que n dos indivíduos ou grupos (denominados como jogadores)
participam. Uma lista das regras estipula as circunstâncias em que o jogo começa, os " movimentos
válidos possíveis " em cada estágio do jogo, o número total dos movimentos que constituem
o jogo e os termos do resultado no fim do jogo. Jogada Jogada é a maneira segundo a qual o jogo progride de um estágio a outro,
do estado inicial do jogo
até á jogada final. As jogadas podem alternar entre jogadores de uma forma especificada ou podem ocorrer simultaneamente. Payoff O payoff, também denominado como resultado, é o que acontece
no fim de um jogo. Em alguns jogos isto é tão simples quanto declarar um vencedor ou um
vencido; noutros pode traduzir-se numa quantidade de dinheiro ou de pontos. Informação Perfeita Um jogo tem a informação perfeita se todos as jogadas forem
conhecidas por cada um dos jogadores envolvidos. O Xadrez é um jogo com informação
perfeita; o poker ou
o bridge são jogos em que os jogadores têm somente a informação parcial à sua disposição. Estratégia Uma estratégia é uma lista das escolhas óptimas para cada jogador em cada estágio de um
dado jogo . Uma estratégia, tomando em conta todos os movimentos possíveis, é
um plano que não pode ser ignorado não obstante o que possa ocorrer no jogo. AplicaçõesVon Neumann, trabalhando com o economista australiano Oskar Morgenstern em Princeton, ligou a teoria dos jogos com o comportamento económico: os modelos podem ser desenvolvidos para diferentes mercados com números diferentes de compradores e vendedores, diferentes valores de flutuação da fonte e da procura e variações sazonais e cíclicas. Vejamos um exemplo Considere-se o problema de dividir um bolo entre duas crianças. Não importa com que cuidado um pai pode tentar dividir o bolo, pelo menos uma das crianças sentirá que recebeu uma porção menor. A solução é deixar uma criança dividir o bolo e a outra criança pode então escolher uma parte. Desta maneira, a ganância assegura uma divisão justa porque a primeira criança não se pode opor porque dividiu o bolo , e a segunda criança foi dada a escolha de uma das partes.
Mas outras aplicações são possíveis:
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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