Master Proposals
Home

Propostas Mestrado 2020/21

Slides Ciência@Informática | Texto Completo das Propostas

RT-Portal: Portal Web para o cuidador de terapia de reminiscência

O objetivo deste trabalho é desenvolver o portal Web (frontend) de uma plataforma digital de suporte à terapia de reminiscência que possa ser usado por qualquer cuidador em qualquer parte, em particular em casa. O portal deve permitir o registo de cuidadores e a configuração das suas áreas, a adição de pessoas com demência e inserção da sua informação pessoal (Life Story Book), o registo de informação sobre as sessões realizadas (feedback dos cuidadores), e a visualização da evolução dos pacientes ao longo do tempo (entre outras funcionalidades).

RT-Session: Aplicação Web para sessões de terapia de reminiscência

O objetivo deste trabalho é desenvolver uma aplicação Web (frontend), em conjunto com um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão (IDSS), para integrar numa plataforma digital de suporte à terapia de reminiscência, que possa ser usada por qualquer cuidador em qualquer parte, em particular em casa, para realizar sessões de terapia de reminiscência. Em particular, pretende-se desenvolver um conjunto de regras e heurísticas (algoritmos) para avaliar se uma determinada imagem deve permanecer (ou ser adicionada/retirada) a uma coleção de imagens de uma determinada pessoa. O algoritmo deve usar como base a informação emocional que a imagem poderá desencadear, as zonas da imagem para onde a pessoa olhou e a resposta emocional desta (a partir dos seus sinais fisiológicos). Finalmente, os vários algoritmos devem ser integrados numa aplicação para mostrar as imagens aos pacientes e recolher o feedback dos cuidadores sobre a sessão.

EmoPhy: Reconhecimento do estado emocional das pessoas usando sinais fisiológicos

O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo para identificação do estado emocional das pessoas a partir dos seus sinais fisiológicos, em particular usando a condutividade da pele (GSR/EDA) e os sinais do cérebro (EEG). Pretende-se estudar o desempenho de cada sinal individualmente e a combinação dos dois. Para desenvolver e testar os algoritmos serão usados datasets existentes, assim como dados recolhidos de utilizadores durente a realização do trabalho.

EmoVideo: Identificação automática das emoções desencadeadas por vídeos

O objetivo deste trabalho é desenvolver algoritmos para identificar a emoção ou emoções desencadeadas por um determinado vídeo, de acordo com dois tipos de características destes: i) características relacionadas com o conteúdo visual (frames); ii) características relacionadas com a dinâmica do vídeo (ex. zoom-in, zoom-out, mudança de cena, mudança de câmara, etc.).

P300.ID: Identificador da onda P300 em sinais EEG

Desenvolver um algoritmo para identificar ondas P300 em sinais EEG, através do uso de algoritmos de Machine Learning e análise de sinal. Pretende-se que o algoritmo seja o mais independente possível do utilizador, que apresente uma taxa de sucesso semelhante ou melhor que o estado da arte e que tenha um bom desempenho (baixo tempo de deteção) de modo a ser usado em aplicações interativas.

EyeTyping: Introdução de texto usando apenas o olhar

A introdução de texto é algo que fazemos frequentemente durante as nossas tarefas diárias, usando para isso (maioritariamente) as nossas mãos e um teclado físico ou virtual, ou em alternativa a fala. No entanto existem situações onde os utilizadores ou por limitações físicas (deficiências) ou por limitações de contexto (ambientes ruidosos ou tarefas em que as mãos estão ocupadas) não conseguem usar nenhuma destas formas de interação.
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma técnica de interação, e o correspondente algoritmo, que permita a introdução de texto usando apenas o olhar, e integrá-lo numa solução já existente que permite navegar em páginas Web usando apenas o olhar.