ConclusõesEnsino, instrução e educação
Ao analisarmos o filme "Billy Elliot", na perspectiva da disciplina de "História e Filosofia da Educação", confrontamo-nos com o significado de termos como educação, ensino, instrução. Tentaremos clarificar alguns aspectos referentes a estes conceitos.
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Para uma pequena cidade constituída na sua maioria por mineiros, que nasciam e morriam trabalhando o carvão, o caso Billy constituiu-se como um escândalo. Numa altura em que a crítica feminista e a teoria dos géneros se fortalecem, é inevitável ver "Billy Elliot" também como uma obra sexualmente libertária. No entanto, a associação do ballet masculino à homossexualidade, é uma discussão que aparece no filme, de forma peculiar. Em nenhum momento Billy demonstra interesse por pessoas do mesmo sexo. O seu prazer é dançar. O mesmo não ocorre com o melhor amigo, que veste as roupas da irmã quando está sozinho. Billy é um garoto heterossexual, mas isso não o impede de ter várias qualidades femininas e de condenar certas coisas típicas do universo masculino. | |
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Outro facto que chama atenção neste filme, são os sentimentos de Billy, o enorme carinho de Billy para com a avó de quem cuida com imensa dedicação, o seu comportamento delicado em contraposição às atitudes rudes do pai e do irmão. Enquanto os dois mostram o seu machismo e a sua virilidade, Billy demonstra uma enorme sensibilidade. A ausência da mãe, que o poderia proteger, agrava a situação e aproxima-o da professora, também infeliz na sua vida familiar. No entanto, ela não é a sua mãe e Billy não está disposto a destruir sua relação com o pai e o irmão.
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Para professores e futuros professores, a mensagem deste filme deveria passar pelo estabelecimento de uma correspondência com uma frase de Protágoras a Sócrates no diálogo do mesmo nome: "E digo mesmo que não me espantaria se te tornasses famoso entre os homens pela tua sabedoria" (Platão em Protágoras (361 e). Que quer isto Dizer? Que uma das felicidades - e porventura dos deveres - do bom professor é ser capaz de olhar o aluno vendo nele a promessa que o habita. O bom professor seria então aquele que olha para o aluno e vê nele a possibilidade de este vir a tornar-se uma figura absolutamente notável! |
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Para além de Billy, há neste filme uma outra personalidade esplendorosa: o pai e tudo o que o seu amor de pai o leva a fazer por amor do filho. É talvez neste aspecto que o filme se mostra genial. Em vez de contar, pela milionésima vez, um confronto sem solução entre um garoto sensível e fraco contra um pai machista e forte, "Billy Elliot" conta a história de como um pai machista e forte, descobre que o filho tem o direito de ser o que é. E, mais do que isso, sendo o que é, poderá fugir das minas de carvão, dos baixos salários e das greves. O amor do pai de Billy é capaz de o levar a reformular a sua visão do mundo,de o levar a ser "fura-greves" (ou seja, "maricas"), para conseguir o dinheiro suficiente para ajudar o filho a concretizar o seu sonho. É que, se Billy luta pelo que quer ser. O que é difícil. O pai – e, depois o irmão - lutam contra o que são. O que é mais difícil ainda. |
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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