Momentos do filme

 O contexto social

No norte da Inglaterra em 1984, numa cidade de mineiros, vive-se um forte clima de tensão social e económica. A classe operária tem que enfrentar a recessão, que se sente naquela altura. 

Os sindicatos de mineiros formam piquetes de greve e lutam pela permanência dos seus postos de trabalho, temendo pelo encerramento das minas. Por outro lado, o poder central, chefiado pela "dama de ferro", Margareth Tatcher, toma uma atitude implacável: invade a cidade com a polícia de choque, disposta a dar protecção aos "fura - greves" e a deter os chefes sindicais.

Billy Elliot

É neste clima tumultuoso que vive Billy Elliot (Jamie Bell). Billy é um menino de onze anos, órfão de mãe, que vive com o pai (Gary Lewis), o irmão mais velho (Jamie Driven) e a avó (Jean Heywood), atingida pela doença de Alzeimer e de quem Billy é responsável. O pai e o irmão são mineiros e ambos estão na linha da frente do movimento grevista. Nos tempos livres, Billy treina boxe, à semelhança do que fizera o seu pai e o seu avô. 

O despertar...

Um dia, enquanto praticava boxe no ginásio, sentiu-se atraído por  uma aula de dança clássica que aí decorria. Alguma coisa na magia dos movimentos e na música atraiu a imaginação de Billy que decide "arrancar" as luvas de boxe do pai e aproximarr-se da aula de Mrs. Wilkinson (Julie Walters).

De forma um pouco indiferente, a professora convida-o a entrar e a juntar-se à classe. Inicia-se assim um novo ciclo na vida do rapaz que, às escondidas da família, decide frequentar as aulas de ballet.                              

A professora de ballet

O gosto por ensinar de Mrs. Wilkinson é potenciado quando percebe as potencialidades de Billy. A "madame" tem no entanto uma atitude austera, constantemente a corrigir e a exigir mais e mais do seu novo aluno. Por seu lado, Billy pratica às escondidas da família. Em casa, na rua, na casa de banho em frente do espelho, na cama...

Billy é descoberto

Enquanto isso, o pai de Billy e o seu irmão mais velho, Tony, lutam para garantir a subsistência diária da família. 

As suas frustrações explodem quando descobrem que Billy gastava o dinheiro das aulas de boxe em actividades pouco masculinas. Billy fica proibido de continuar a fazer ballet. 

Impedido de fazer aquilo de que mais gosta, Billy sente-se  triste e cheio de saudades da sua mãe. 

As aulas particulares de Mrs. Wilkinson

Mrs.  Wilkinson não aceita a proibição imposta pelo pai de Billy. Certa das potencialidades do rapaz, decide dar-lhe aulas privadas gratuitamente tendo por objectivo uma audição para a Royal Ballet School em Londres. Mrs. Wilkinson propõe que Billy crie a sua própria coreografia para a audição com base nos objectos de que mais gosta.  Durante  meses de trabalho, a extrema dureza e exigência da professora fazem com que Billy pense em desistir. 

A frustração de Billy

Billy não consegue fazer o teste porque, nesse mesmo dia, Tony tem um problema com a polícia. Decidida a ajudar o rapaz, Mrs. Wilkinson procura o pai de Billy para explicar a oportunidade extraordinária que o seu filho está a perder, mas é recebida por um Tony irado, que a descompõe. Desolado pela falta de compreensão da sua família, Billy exprime todos os seus sentimentos de raiva, amargura e  desolação numa dança que ele próprio cria contra uma parede. Como se quizesse derrubar todas as barreiras que o impedem de ser feliz.

 

A noite de Natal

A situação torna-se cada vez mais difícil...

Na noite de Natal, para poder aquecer a sua família, o pai de Billy, decide transformar em lenha o último vestígios da sua falecida esposa, o piano. 

Nessa mesma noite, Billy decide dançar para Michael ver, mas é surpreendido pelo pai, que fica surpreendido com o talento de Billy. A partir desse instante, concorda em ajudar o filho a fazer o teste em Londres. Decide para isso abandonar a greve.

A audição em Londres 

O pai e o irmão decidem ajudar Billy a concretizar o seu sonho de ser bailarino de dança clássica. Com o apoio de outros mineiros, conseguem arranjar o dinheiro para a audição em Londres. Billy faz a audição perante um júri severo, numa escola com um ambiente que lhe é completamente estranho. Questionado sobre o que sente quando dança, Billy responde: "Como que desapareço. Ali estou a voar como um pássaro. É como a electricidade." 

O nascimento de um bailarino

Em casa de Billy, todos esperam com ansiedade a resposta da Royal Ballet School 

Entretanto a greve termina. Os grevistas não conseguem alcançar os seus objectivos.

Billy vai despedir-se, ao ginásio de Mrs.Wilkinson que, com um ar distante,  lhe diz: "Esta é a altura em que partes para a descoberta da vida".

 

Quinze anos mais tarde...

 

O pai, Tony e Michael olham com orgulho a cortina subir para dar início à première de Billy como bailarino principal no "Lago dos Cisnes" num belo teatro do West End de Londres.

 

INÍCIO

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt