1. Localização Histórico-Geográfica

A escola de Aristóteles foi fundada cerca de cinquenta e dois anos depois da Academia, no bosque consagrado a Apolo Lykeios num subúrbio a leste de Atenas. A escola foi instalada em várias casas, construídas num grande parque plantado de árvores que Aristóteles alugou para o efeito, já que, como estrangeiro, não lhe era permitida a compra de propriedades.

 O local já constituía, desde os finais do século V a.C., um centro educacional de grande relevo, pois era aí que se encontrava um dos três gymnasia de Atenas, conhecido como Lyceum, onde os atenienses se deslocavam para exercitar as suas capacidades físicas e encontrar divertimento e instrução. Como tal, era um lugar de eleição para as prelecções dos sofistas e de Sócrates.

A designação Lyceum para a escola de Aristóteles está obviamente relacionada com a sua localização próxima do templo dedicado à Apolo Lykeios.Contudo, a escola recebeu ainda outra designação: a de escola peripatética ou simplesmente Peripatos. O nome Peripatos designava cada um dos caminhos cobertos que se encontravam nas imediações do Lyceum. Como Aristóteles tinha por hábito ensinar os seus discípulos enquanto todos andavam ao longo dos peripatos, poderá ter sido essa a razão que levou a designar os membros da escola de peripatetikoi e a escola como Peripatos

peripatos.gif (6209 bytes)

Peripatos

 

home.gif (939 bytes) setafrente.gif (947 bytes)

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt