2. Organização do Liceu

Quando Aristóteles fundou em 335 a.C. a sua escola, ao regressar a Atenas, já possuía uma experiência educacional considerável, pois já tinha ensinado na Academia, e provavelmente nalguns locais por onde passou anteriormente, como Assos e Mitilene.

Grécia no seculo V a..C..gif (69851 bytes)

Grécia no século V a.C.

 

Em 335 a.C., a Academia estava sob a liderança de Xenócrates. Tem sido colocada a hipótese de a fundação do Liceu por Aristóteles ter resultado de uma atitude de oposição face à Academia. No entanto, existe também a possibilidade de o Lyceum constituir uma ramificação da própria Academia, cooperando com esta com base em laços cordiais e de amizade. Dado que não existe uma base que permita enveredar em absoluto por um destes motivos, as razões que guiaram Aristóteles na fundação da sua escola e as relações existentes entre a Academia e o Lyceum permaneceram por esclarecer.

Contudo, é claro que o Lyceum de Aristóteles foi uma instituição muito diferente da Academia, nomeadamente porque os interesses filosóficos do seu fundador tinham mudado a ponto de deixarem de ser compatíveis com o tipo de comunidade que caracterizava a sua escola de origem.

 

   setatras.gif (944 bytes) home.gif (939 bytes) setafrente.gif (947 bytes)

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt