Como provar que as fracções existem

 

Vejamos uma prova de que as fracções existem. É claro que todos estamos convencidos de que  existem. Mas, o importante desta prova é que o raciocínio usado é o mesmo que irá ser usado para provar a existência dos números complexos. Se ficarmos convencidos do argumento será mais fácil aceitarmos a existência do número i.

Pensemos no seguinte argumento:

Suponhamos que só conhecemos os números naturais 1, 2, 3... e que queremos provar a existência de "três meios". Por outras palavras, queremos provar a existência de um número que quando multiplicado por 2 dê 3.
Nos números naturais sabemos que não existe nenhum número nesta condição.
No entanto, há um conjunto, o Conjunto dos Números Racionais, onde ele existe. Aqui, os "números" chamam-se fracções. Não representam quantidades mas sim razões entre quantidades. Têm uma definição completamente diferentes dos naturais mas não deixam, por isso, de ser números.

As fracções existem? Sim!
Formam um conjunto de números? Sim!
Neste conjunto, existe algum número cujo dobro seja 3? Sim!
Então, "três meios" existe! 

Provemos, agora, as três afirmações feitas.

Pensemos nas fracções como pares de números naturais, escritos na forma a/b. (Consideremos, sem perda de generalidade, somente números naturais positivos e onde b seja diferente de zero).
Então, como os números naturais existem, as fracções, vista desta forma, também deverão existir.

Qualquer colecção de objectos onde:

é, por definição, um conjunto de números (usualmente chamado Corpo).
Vejamos que as fracções verificam estas condições.

Então, provadas as condições iniciais, conclui-se que os números complexos formam um conjunto de números.

Falta ver que existe um número, deste conjunto, cujo dobro é 3. É o número 3/2, porque se se multiplica por 2 obtêm-se 3/1. Mas, se formos rigorosos, 3/1 não é 3, porque 3/1 é um par de naturais e 3 é só um natural. No entanto, as fracções da forma a/1 comportam-se, exactamente como os números naturais. 

Somam-se e multiplicam-se da mesma forma:
(a/1) + (b/1) = (a1 + 1b)/1.1 = (a + b)/1 e (a/1)(b/1) = ab/(1.1) = ab/1
O 1 não faz nada!

Como os números não passam de conceitos abstractos, e como os naturais a e as fracções da forma a/1, no que diz respeito às regras da aritmética, funcionam da mesma maneira, podemos assumir que 3 e 3/1 representam o mesmo número.
Portanto, o número 3 pode ser considerado simplesmente, no conjuntos dos racionais, como o par de números naturais 3/1.