Teoria  do  Desenvolvimento

Para Piaget existem quatro factores fundamentais no desenvolvimento cognitivo: a hereditariedade, a adaptação, os esquemas e o equilíbrio das estruturas cognitivas. A hereditariedade é relevante porque todo o sujeito herda um conjunto de estruturas biológicas que se desenvolvem em contacto com o meio ambiente e que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Da adaptação fazem parte dois processos: a assimilação e a acomodação e são estes que permitem ao indivíduo responder aos desafios do ambiente que o rodeia. Os esquemas correspondem à nossa estrutura básica no que respeita a possíveis respostas perante estímulos exteriores. Quanto ao equilíbrio das estruturas cognitivas, este consiste num processo de auto-regulação interna de modo a regular os equilíbrios com os desequilíbrios.

Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico,  que decorre da construção de estruturas de conhecimento através da interacção sujeito-objecto.

Os estádios do desenvolvimento caracterizam as diferentes formas de interacção do indivíduo com a realidade e são quatro. Estes evoluem como uma "espiral", pois o estádio posterior engloba o precedente e aumenta-o. É  ainda de salientar que Piaget defende a sequência constante destes estádios.

Estádio sensório-motor (± 0 a 2 anos):

  • informação obtida pelos sentidos e pelas acções;

  • permanência do objecto;

  • acções começam a ter uma lógica.

Estádio pré-operatório (± 2 a 7 anos):

  • capacidade em conceber operações;

  • desenvolvimento gradual da linguagem;

  • desenvolvimento gradual da capacidade simbólica;

  • ainda não tem pensamento reversível;

  • dificuldade em reflectir sobre problemas que impliquem conservação;

  • egocentrismo;

  • centração.

Estádio operatório-concreto (± 7 a 12 anos):

  • pensamento reversível mas só em situações concretas;

  • começa progressivamente a dominar a noção de conservação pela seguinte ordem: substância, peso e volume - começa a compreender-se a identidade (não se tirou/acrescentou), a inversa (uma operação pode ser anulada pela inversa) e reversibilidade;

  • classificação e seriação.

Estádio das operações formais (± 12 aos 16 anos):

  • raciocínio hipotético-dedutivo:

  1. concebe hipóteses/explicações possíveis para um problema e faz uma análise dedutiva, o que implica a existência do controle de variáveis, istoe é, manter constante um aspecto do problema variando todos os outros; sistematicamente. Sendo assim, manipular variáveis deixa de ser aleatório.

  2. para resolver um problema evoca todas as relações e situações causais possíveis entre os elementos, submetendo mais tarde essas relações à experimentação/análise lógica.

  • proposições;

  • descentração:

  1. capacidade de tomar o ponto de vista dos outros;

  2. a sua perspectiva é uma das possíveis.

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt