Teoria do Desenvolvimento Para Piaget existem quatro factores fundamentais no desenvolvimento cognitivo: a hereditariedade, a adaptação, os esquemas e o equilíbrio das estruturas cognitivas. A hereditariedade é relevante porque todo o sujeito herda um conjunto de estruturas biológicas que se desenvolvem em contacto com o meio ambiente e que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Da adaptação fazem parte dois processos: a assimilação e a acomodação e são estes que permitem ao indivíduo responder aos desafios do ambiente que o rodeia. Os esquemas correspondem à nossa estrutura básica no que respeita a possíveis respostas perante estímulos exteriores. Quanto ao equilíbrio das estruturas cognitivas, este consiste num processo de auto-regulação interna de modo a regular os equilíbrios com os desequilíbrios. Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico, que decorre da construção de estruturas de conhecimento através da interacção sujeito-objecto. Os estádios do desenvolvimento caracterizam as diferentes formas de interacção do indivíduo com a realidade e são quatro. Estes evoluem como uma "espiral", pois o estádio posterior engloba o precedente e aumenta-o. É ainda de salientar que Piaget defende a sequência constante destes estádios. Estádio sensório-motor (± 0 a 2 anos):
Estádio pré-operatório (± 2 a 7 anos):
Estádio operatório-concreto (± 7 a 12 anos):
Estádio das operações formais (± 12 aos 16 anos):
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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