Experiências
Esta página foi pensada com o
objectivo de permitir ao caro navegador conhecer algumas das experiências que
estão na base do livro "A génese do número na criança" de Piaget.
Piaget
realiza esta experiência com o intuito de estudar a conservação
das quantidades.

|
Como pode verificar pelo desenho, esta
experiência baseia-se em
considerar dois recipientes iguais com a mesma quantidade de líquido.
De seguida, divide-se o conteúdo de um dos recipientes em dois recipientes
iguais mas diferentes do recipiente inicial. Nesta situação é curioso
verificar que nem todas as crianças acreditam na igualdade representada
na figura. De facto, para crianças de uma certa idade, o que conta é o
nível do líquido no recipiente.
|
Com esta experiência, Piaget
pretende estudar a correspondência termo a termo
Esta experiência consiste em
pedir às crianças para colocar uma flor por jarra. De seguida,
retiram-se as flores das jarras, colocando-as à frente destas, espaceja-se
ou comprime-se a fileira das jarras e questionam-se as crianças acerca
da quantidade das flores. É curioso notar que, consoante a idade das
crianças, as respostas variam, chegando estas a afirmar que por estarem
comprimidas existem menos flores, ou, ao contrário, se estiverem mais
espaçadas existem mais flores. |

|
O objectiovo é agora provar que o facto da criança saber contar não significa que esta
esteja na posse do número.
Nesta experiência começa-se por perguntar à
criança até onde consegue contar. De seguida, apresenta-se-lhe uma quantidade de rebuçados (ou qualquer outro objecto)
inferior ao número máximo que a criança sabe contar e esconde-se
uma parte. Depois, pergunta-se-lhe a quantidade de rebuçados que temos na mão. É de
notar que nem em todas as idades as crianças conseguem ter a noção da
quantidade de rebuçados que se tem na mão. |

|
É que, como diz Piaget,
"É apenas quando as operações
se constituem logicamente no plano prático que a numeração falada assume uma
significação propriamente numérica." (Piaget, 1971, p.111).
Para mais desenvolvimentos aconselhamos a consulta da nossa
página sobre a obra de Piaget O Número e a Criança.

|