Experiências

Esta página foi pensada com o objectivo de permitir ao caro navegador conhecer algumas  das experiências que estão na base do livro "A génese do número na criança" de Piaget. 

 Piaget realiza esta experiência com o  intuito de estudar a conservação das quantidades.

  Como pode verificar pelo desenho, esta experiência baseia-se em considerar dois recipientes iguais com a mesma quantidade de líquido. De seguida, divide-se o conteúdo de um dos recipientes em dois recipientes iguais mas diferentes do recipiente inicial. Nesta situação é curioso verificar que nem todas as crianças acreditam na igualdade representada na figura. De facto, para crianças de uma certa idade, o que conta é o nível do líquido no recipiente.

 

Com esta experiência, Piaget pretende estudar a correspondência termo a termo

 Esta experiência consiste em pedir às crianças para colocar uma flor por jarra. De seguida, retiram-se as flores das jarras, colocando-as à frente destas, espaceja-se ou comprime-se a fileira das jarras e questionam-se as crianças acerca da quantidade das flores. É curioso notar que, consoante a idade das crianças, as respostas variam, chegando estas a afirmar que por estarem comprimidas existem menos flores, ou, ao contrário, se estiverem mais espaçadas existem mais flores.

 

O objectiovo é agora provar que o facto da criança saber contar não significa que esta esteja na posse do número.  

Nesta experiência começa-se por perguntar à criança até onde consegue contar. De seguida, apresenta-se-lhe uma quantidade de rebuçados (ou qualquer outro objecto) inferior ao número máximo que a criança sabe contar e esconde-se uma parte. Depois, pergunta-se-lhe a quantidade de rebuçados que temos na mão. É de notar que nem em todas as idades as crianças conseguem ter a noção da quantidade de rebuçados que se tem na mão.

É que, como diz Piaget, 

"É apenas quando as operações se constituem logicamente no plano prático que a numeração falada assume uma significação propriamente numérica." (Piaget, 1971, p.111).

Para mais desenvolvimentos aconselhamos a consulta da nossa página sobre a obra de Piaget O Número e a Criança.

 

 

 

 

 

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt