O  Número  e  a  Criança

 

"O número é, pois, solidário de uma estrutura operatória de conjunto, na falta da qual não existe ainda conservação das totalidades numéricas, independentemente da sua disposição figural. (...) é preciso inicialmente insistir sobre o facto de que, no ser humano, os números se constróem em função de sua sucessão natural, (...)." (Piaget, 1971, p.15).

O livro encontra-se dividido em três partes. A primeira consiste em demonstrar como a conservação das quantidades e a invariância dos conjuntos se desenvolve no ser humano. A segunda mostra como se desenvolve a correspondência termo a termo, quer do ponto de vista ordinal quer cardinal. Para terminar, Piaget demonstra como se desenvolvem as composições aditivas e multiplicativas. 

Apresentamos em seguida, de forma esquemática, a estrutura do livro. Indicamos as 3 partes fundamentais em que está dividido e seus respectivos capítulos procurando, em  cada caso, recolher e sistematizar as passagens mais significativas. 

De notar que, em todos os capítulos, Piaget distingue três fases no desenvolvimento da criança. Na primeira, a criança actua exclusivamente com base na percepção, ou melhor, na intuição. A segunda fase é caracterizada pela descoberta momentânea dos problemas.  Na terceira fase, a criança percebe e resolve imediatamente os problemas apresentados uma vez já se encontrarem no domínio da operação.

Apresentamos de seguida as diversas partes que constituem o livro, os respectivos capítulos e algumas passagens mais significativas de cada capítulo.

A conservação das quantidades e a invariância dos conjuntos


A invariância das quantidades contínuas
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A conservação das quantidades descontínuas e suas relações com a correspondência biunívoca e recíproca.

A correspondência termo a termo. Cardinal e ordinal


A correspondência provocada e a equivalência das colecções correspondentes.

A correspondência espontânea e a determinação do valor cardinal dos conjuntos.

A seriação, a similitude qualitativa e a correspondência ordinal.

A ordenação e a cardinação.

As composições aditivas e multiplicativas


A composição aditiva das classes e as relações da classe e do número.

A composição aditiva dos números e as relações aritméticas de parte para o todo.

A coordenação das relações de equivalência e a composição multiplicativa dos números.

As composições aditivas e multiplicativas das relações e o igualamento das diferenças.

 

Para um melhor entendimento, aconselhamos vivamente a leitura integral do livro: "A génese do número na criança", de Jean Piaget.

 

 

Olga Pombo opombo@fc.ul.pt