O Número e a Criança
"O número é, pois, solidário de uma estrutura operatória de conjunto, na falta da qual não existe ainda conservação das totalidades numéricas, independentemente da sua disposição figural. (...) é preciso inicialmente insistir sobre o facto de que, no ser humano, os números se constróem em função de sua sucessão natural, (...)." (Piaget, 1971, p.15). O livro encontra-se dividido em três partes. A primeira consiste em demonstrar como a conservação das quantidades e a invariância dos conjuntos se desenvolve no ser humano. A segunda mostra como se desenvolve a correspondência termo a termo, quer do ponto de vista ordinal quer cardinal. Para terminar, Piaget demonstra como se desenvolvem as composições aditivas e multiplicativas. Apresentamos em seguida, de forma esquemática, a estrutura do livro. Indicamos as 3 partes fundamentais em que está dividido e seus respectivos capítulos procurando, em cada caso, recolher e sistematizar as passagens mais significativas. De notar que, em todos os capítulos, Piaget distingue três fases no desenvolvimento da criança. Na primeira, a criança actua exclusivamente com base na percepção, ou melhor, na intuição. A segunda fase é caracterizada pela descoberta momentânea dos problemas. Na terceira fase, a criança percebe e resolve imediatamente os problemas apresentados uma vez já se encontrarem no domínio da operação. Apresentamos de seguida as diversas partes que constituem o livro, os respectivos capítulos e algumas passagens mais significativas de cada capítulo.
Para um melhor entendimento, aconselhamos vivamente a leitura integral do livro: "A génese do número na criança", de Jean Piaget.
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Olga Pombo: opombo@fc.ul.pt
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