O movimento expressionista alemão
O
período de 15 anos que decorreu entre a revolução de novembro de 1918 e a
ascensão de Hitler ao poder, em Janeiro de 1933, é conhecido na história alemã
como a época da Cultura de Weimar. Foi um momento muito especial no qual um
clima derrotista e depressivo, resultante do desastre militar de 1918, coexistiu
com a extrema criatividade artística e intelectual. Berlim tornou-se a capital
das vanguardas nos anos 20.
O
expressionismo tem raízes na pintura (surgiu por volta de 1910) e foi
rapidamente adoptado pelo teatro, pela literatura e pela arquitectura. Esta
corrente enfatizava as reacções emocionais do artista opondo-se à visão
tradicional segundo a qual o artista se devia esforçar para reproduzir
fielmente apenas a aparência natural do objecto do seu trabalho.
O expressionismo no cinema alemão começa em 1919, com o célebre
filme de Robert Wiene: "O Gabinete do Doutor Caligari".
Caligari transporta-nos para um mundo de puro pesadelo que
coincide com a instabilidade política do momento: muros cheios de
“grafittis”, prédios “inclinados”, panos de
fundo desbotados de onde se destacam
figuras geométricas abruptas e personagens
alucinadas. Tudo aqui gira sob o signo
da angústia. Mas o mais interessante é o facto de que o que poderia ter sido
apenas uma experiência isolada, de cariz bizarro, se viria a tornar a fonte de
uma imensa corrente que influenciou toda a história do cinema. O
horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes do expressionismo. Nosferatu,
O Vampiro (1922), de Murnau, e Dr. Mabuse, O Jogador (1922) e Metrópolis
(1926), ambos de Fritz Lang, constituem as obras mais significativas do
expressionismo.
A escola expressionista tem como principais autores Arthur Robinson, Karl
Grune, Paul Leri, Friedrich Wilhelm Murnau ("Nosferatou",
"Fausto", "O último dos homens") e Fritz Lang ("A
morte cansada", "Metropolis","A mulher da Lua",
"Os Nibelungos", "O diabólico Dr. Mabuse",
"Matou!").
Os filmes expressionistas foram produzidos apenas durante alguns anos, no
entanto os seus temas foram integrados em filmes posteriores resultando no
controlo artístico do cenário, luz e sombra de forma a acentuar a atmosfera do
filme. Esta escola foi levada para os Estados Unidos da América quando
importantes realizadores alemães emigraram para Hollywood. O expressionismo
influenciou particularmente dois géneros, o cinema de terror e o filme negro.