Wallis

Em 1655 Wallis (1616-1703) escreveu Arithmetica infinitorum no qual estendeu a álgebra numa verdadeira analise. Nesta obra Wallis intoduziu séries infinitas, produtos infinitos, utilizou expoentes imaginários negativos e fracionários.  Em Arithmetica infinitorum considerou que um arco pequeno é praticamente a hipotenusa de um triângulo rectângulo cujos lados são os incrementos na abcissa e ordenada. O  que actualmente é

.

Wallis em particular substituiu conceitos geométricos por numéricos sempre que possível. 

As cónicas de Wallis começavam mencionando a geração das curvas como secções de um cone, mas ele deduzia todas as propriedades familiares com métodos de coordenadas no plano a partir das três formas padrão:

    e    onde e, p e h são as ordenadas da elipse, parábola e hipérbole respectivamente. As abcissas d são medidas a partir de um vértice na origem onde l e t são o lactus rectum e o diâmetro ou eixo. 

Em Aritmthetica infinitorum Wallis aritmetizou a Geometria indivisibililus de Cavalieri. 

Cavalieri obteve o resultado     através de um complicado processo que fazia corresponder a indivisíveis geométricos num paralelogramo os de um dos dois triângulos em que uma diagonal o divide. Wallis abandonou o plano geométrico associando aos indivisíveis das figuras valores numéricos.  

Para mais informações consultar Boyer, História da Matemática, 1974.

Voltar ao cálculo infinitesimal