"... não existem verdades sagradas, todas as asserções devem ser cuidadosamente examinadas com espírito crítico, os argumentos de autoridade não têm valor ..."

Cosmos, Carl Sagan.

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Palestras Efectuadas

 

Palestras têm o objectivo, quiçá pretensioso, de apresentar as ciências físicas como parte integrante da deslumbrante tapeçaria do conhecimento humano, na esperança de, de alguma forma, estimular os alunos dos ensinos básico e secundário para as áreas das ciências físicas e da tecnologia.


Radiações electromagnéticas e comunicações

Descobertas e equações que mudaram o mundo

 

Viagem ao mundo da nanotecnologia

A Natureza da Luz

A Física e o Desenvolvimento Tecnológico

 

Palestra, sessões experimentais de demonstração - Era uma vez a Luz

Escola Secundária de Loulé – Loulé, 28-05-2008

Palestra, sessões experimentais de demonstração de motores eléctricos e de sistemas de comunicação usando a luz e microondas, no âmbito da Equipa UALG e do Projecto Ciência Viva Era uma vez a luz

 

Escola Secundária Tomás Cabreira – Faro, 17-04-2008

Palestra, sessões experimentais de demonstração de difracção e de sistemas de comunicação usando a luz e microondas, no âmbito da Equipa UALG e do Projecto Ciência Viva Era uma vez a luz

 

Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira – Lagoa, 08-04-2008

Palestra, sessões experimentais de demonstração de sistemas de comunicação usando a luz e microondas, no âmbito da Equipa UALG e do Projecto Ciência Viva Era uma vez a luz

 

Centro de Ciência Viva de Tavira - Encontros Imediatos com a Ciência, 03-04-2008

Palestra, sessões experimentais de demonstração de difracção e de sistemas de comunicação usando a luz e microondas, no âmbito da Equipa UALG e do Projecto Ciência Viva Era uma vez a luz

 

Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos, 28-01-2008

Palestra, sessões experimentais de demonstração de interferência, de difracção e de sistemas de comunicação usando a luz e microondas, no âmbito da Equipa UALG e do Projecto Ciência Viva Era uma vez a luz

 




O mundo misterioso dos quanta e das ondas,  Público: Alunos do 8.º - 12.º ano.


- Escola E. B.- 2º/3º Ciclo Dr. José de Jesus Neves Júnior, 15 de Junho de 2007

 

As descobertas do electromagnetismo e a comunicação,  Público: Alunos do 8.º - 12.º ano.  

 

- Escola Secundária de Loulé, 28 de Maio de 2008, 15:00.
- Escola Secundária Tomás Cabreira, 17 de Abril de 2008, 15:30.
- Escola Secundária de Lagoa, 8 de Abril de 2008, 15:30.
- Centro Ciência Viva - Tavira, 3 de Abril de 2008, 15:30.

 

- Escola Secundária João de Deus, 16 de Maio de 2007, 10:30.
- Fundação Irene Rolo, Tavira, 23 de Março de 2007, sexta-feira, 10h30.
- Escola E.B. 2,3 Prof.ª Paula Nogueira de Olhão, 21 de Março de 2007, 13h50.

- Escola Secundária João de Deus, 28 de Fevereiro de 2007, 10:15.
- Escola Secundária Gil Eanes de Lagos, 26 de Fevereiro de 2007, 13h30.
- Escola Secundária José Belchior Viegas - S. Brás de Alportel, 21 de Novembro de 2006, 10:00 (Dia Da Divulgação Científica).


- Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, 19 Maio de 2006, 10:15.
- Escola Secundária de Gil Eanes de Lagos - 23 de Março de 2006, 11:00.
- Escola Básica 2, 3 Poeta Emiliano da Costa de Estói - 10 de Março de 2006, 15:00.
- Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos - 9 de Março de 2006, 15:00.
- Escola Secundária de Tavira - 19 de Janeiro de 2006, 15:00.
- Escola Secundária Poeta António Aleixo - 19 de Maio, 2006, 10:15.  


- Escola Secundária Poeta António Aleixo, 23 de Maio de 2005, 10:30.
- Escola Secundária de Albufeira, 28 de Abril de 2005, 15:00.


Descobertas e equações que mudaram o mundo,  Público: Alunos do 8.º - 12.º ano.

- Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão - 20 de Março de 2007, 10:20

- Escola Profissional D. Francisco Gomes de Avelar - 12 de Junho, 2006, 15:30  
- Escola Secundária Poeta António Aleixo - 26 de Maio, 2006, 10:15  
- Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão - 30 de Março de 2006, 10:30
- Escola Básica 2, 3 Infante D. Fernando de Vila Nova de Cacela - 27 de Março de 2006, 15:00
- Escola E.B. 2,3 de Santo António - 15 de Dezembro de 2005, 10:20 
- Escola Secundária de Albufeira - 24 de Novembro de 2005, 11:50  (Dia Nacional da Cultura Científica)

- Escola Secundária Tomás Cabreira, 2 de Maio de 2005, 15:00
- Escola Secundária Gil Eanes, 18 de Fevereiro de 2005, 15:00
- Escola Secundária Poeta António Aleixo, 10 de Fevereiro de 2005, 10:15 

- Escola Profissional D. Francisco Gomes de Avelar - 12 de Junho de 2004, 15:30 
- Escola EB 2,3 Prof. Paula Nogueira de Olhão, 31 de Maio de 2004, 10:30.
- Escola Secundária de Tavira, 28 de Abril de 2004.
- Escola Secundária de Loulé, 31 de Março de 2004.
- Escola Básica 2,3/Secundaria Dr. João Lúcio da Fuzeta, 30 de Março de 2004.
- Escola Secundária Laura Ayres de Quarteira, 29 de Março de 2004.

Viagem ao mundo da nanotecnologia,  Público: Alunos do 8.º - 12.º ano.

  - Escola EB Paderne, 5 de Junho de 2007, 10:20.
  - Escola Secundária Pinheiro e Rosa, 5 de Março de 2007, 15:15.
  - Escola E.B. 2, 3 de Santo António - Faro, 14 de Dezembro de 2006

 

Outras palestras (Público: Alunos do 8.º - 12.º ano):
  - O futuro brilhante da luz / A natureza da luz, Escola EB 2,3 de Armação de Pêra, 23 de Março de 2004.
  - O futuro brilhante da luz / A natureza da luz, Escola Secundária João de Deus - Faro, 27 de Fevereiro de 2004.
  - A Física e o desenvolvimento tecnológico, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, 2 de Fevereiro de 2005, às 14:30
  - A Física e o desenvolvimento tecnológico / Descobertas que mudaram o mundo, Escola Secundária Tomás Cabreira - Faro, 9 de Março de 2004.
  - A Física e o Desenvolvimento Tecnológico (Microelectrónica e Optoelectrónica), Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Faro, 8 de Abril 2003.
  - Materiais Para o Século XXI, Escola Secundária Padre António Macedo, Vila Nova de Santo André, 15 Fev. 2001.

 

 


Palestras sobre temas de Física para os ensinos básico e secundário

 

    "Os meus pais não tinham formação científica nem sabiam quase nada de ciência. Mas, ao porem-me simultaneamente em contacto com o cepticismo e o deslumbramento, ensinaram-me os dois tipos de pensamento que estão na base do método científico e que são tão difíceis de conciliar. ...

 

     Gostaria de vos falar de professores de Ciências que me tivessem estimulado na escola primária ou no liceu. Mas, quando recordo esses tempos, vejo que não existiu nenhum. Havia a memorização maquinal da tabela periódica dos elementos, alavancas e planos inclinados, a fotossíntese das plantas verdes e a diferença entre a antracite e a hulha. Mas não havia um sentimento de exultação e de deslumbramento, o menor vestígio de perspectiva evolucionista e nada sobre ideias erradas em que toda a gente em tempos acreditara.

     Nas aulas laboratoriais do liceu havia uma resposta que devíamos dar e, se não conseguíamos, tínhamos nota negativa. Não havia estímulo para nos debruçarmos sobre os nossos interesses, palpites ou erros conceptuais. No final dos manuais havia material que se podia considerar interessante, mas o ano acabava sempre antes de lá chegarmos. Encontravam-se livros maravilhosos sobre astronomia nas bibliotecas, por exemplo,  mas não na sala de aula. ... Tudo o que tínhamos a fazer era recordar o que nos tinham mandado fazer. ... O meu interesse pelas ciências manteve-se durante todos esses anos por ler livros e revistas científicos e de ficção científica."

 

       "Na universidade, os meus sonhos tornaram-se realidade: encontrei professores que não só compreendiam a ciência, mas também eram capazes de a explicar. ... Foi com Kuiper que pela primeira vez me entusiasmei com aquilo a que se chama um cálculo nas costas do envelope: ocorre-nos uma explicação possível para um problema, tira-se da gaveta um envelope velho, faz apelo aos nossos conhecimentos de física fundamental, escrevinham-se umas quantas equações aproximadas no envelope, substituem-se letras por valores numéricos prováveis e vê-se se a resposta consegue explicar o problema. Se assim não for, procura-se uma explicação diferente. Elimina-se o absurdo com a maior das facilidades.

 
    ... tive a sorte de fazer parte de um programa educativo ... em que a ciência era apresentada como parte integrante da deslumbrante tapeçaria do conhecimento humano. Era considerado impensável um aspirante a físico não conhecer Platão, Aristóteles, Bach, Shakespeare, Gibbon, Malinowski e Freud - entre muitos outros. Numa aula de Introdução à Ciência, a perspectiva de Ptolomeu segundo a qual o Sol girava à volta da Terra foi apresentada de uma forma tão atraente que alguns alunos começaram a pôr em causa a sua confiança em Copérnico. ... curiosamente, ao contrário do que se passa nos nossos dias, os professores eram avaliados pelo ensino que ministravam, pela sua capacidade de informar e de estimular a geração seguinte."

 

Carl Sagan, in Um Mundo Infestado de Demónios

 

 


URL: http://w3.ualg.pt/~jlongras/palestras.htm, José Figueiredo, Julho 2009