|
Palestras e textos sobre temas
de Física (->)
Para os ensinos básico, secundário e superior
Lista de
Palestras efectuadas
Palestras e demonstrações
experimentais para docentes dos ensinos básico e
secundário
Palestras (Resumos das palestras)
Resumos das palestras:
- A LUZ - Resumo (2015): Uma viagem dos velhos mitos aos
mais recentes avanços da ciência da luz e da
fotónica, sem esquecer o arco-íris e o pôr-do-sol,
o fotão, o laser, as fibras óticas e as
comunicações ótica.
- AS DESCOBERTAS DO ELETROMAGNETISMO
E A
COMUNICAÇÃO - Resumo (2015): As descobertas
da eletricidade e do
magnetismo, e das propriedades da radiação
eletromagnética, associadas à
invenção do telégrafo e do telefone modernos, da
radiofonia, da televisão, do
satélite e da internet, originaram transformações
fantásticas na forma como
comunicamos, permitindo o acesso, quase instantâneo, à
informação em qualquer
região do nosso planeta. Nesta palestra são abordados os
conceitos básicos
associados aos diferentes métodos de comunicação,
os factos e as descobertas
consideradas mais relevantes para o desenvolvimento dos sistemas de
comunicação
móvel, por satélite e por fibra ótica. Sempre que
possível será efetuada a
demonstração experimental de um sistema de
comunicação usando a luz.
- (BIO)NANOTECNOLOGIA/NANOMEDICINA
- Resumo (2015): O século XX demonstrou que
o impacto
social e o potencial tecnológico de um dispositivo
eletrónico são inversamente
proporcionais ao seu tamanho. As nanotecnologias prometem ir muito para
além da
miniaturização de dispositivos. Pretendem atribuir aos
nanoprodutos
funcionalidades até há pouco consideradas do
domínio da ficção científica. As
ciências da saúde estão entre as áreas que
mais irão beneficiar com as
descobertas e produtos das nanotecnologias. Nesta palestra abordam-se
algumas
das proposta das nanotecnologias. A apresentação
inicia-se com uma breve
apresentação dos fundamentos das nanotecnologias,
prossegue com a exposição das
principais propostas nos campos da prevenção, do
diagnóstico e do tratamento de
doenças, com destaque para o cancro, seguindo-se a abordagem dos
problemas de
biocompatibilidade/toxicidade, da necessidade de
comunicação com os nanosistemas
no interior do corpo humano e das questões ambientais e sociais
criadas pelos
nanoprodutos.
- Medindo o Mundo
- Curiosidades acerca do Espaço e do Tempo (público geral; 7º ,..., 12º anos):
palestra que aborda a evolução do conhecimento do cosmos,
do
«nascimento» da Ciência, na Grécia Antiga,
até ao século XXI, onde são destacados as
descobertas que alteraram a nossa visão do Cosmos, desencadeando
a progressiva compreensão racional da constituição
e do funcionamento do Universo.
- (Bio)nanotecnologia/nanomedicina
(palestra
apresentada no IV Encontro de Saúde da ESSUAlg): O século XX demonstrou que o
impacto social e o potencial tecnológico de um dispositivo
electrónico são inversamente proporcionais ao seu
tamanho. As nanotecnologias
prometem ir muito para além da miniaturização de
dispositivos. Pretendem atribuir aos nanoprodutos funcionalidades
até há
pouco consideradas do domínio da ficção
científica. As ciências da saúde estão entre
as áreas que
mais irão beneficiar com as descobertas e produtos das
nanotecnologias. Nesta palestra abordam-se algumas das proposta das
nanotecnologias. A apresentação inicia-se com uma breve
apresentação dos fundamentos das nanotecnologias,
prossegue com a exposição das principais propostas nos
campos da prevenção, do diagnóstico e do
tratamento de doenças, com destaque para o cancro, seguindo-se a
abordagem dos problemas de biocompatibilidade/toxicidade, da
necessidade de comunicação com os nanosistemas no
interior do corpo humano, e das questões ambientais e sociais
criadas pelos nanoprodutos.
- Viagem
ao mundo da Nanotecnologia (9º, 10º, 11º e 12º
anos):
Irá a ficção científica transformar-se em
inovação tecnológica? O
século XX mostrou claramente que o tamanho de um dispositivo
é inversamente proporcional ao seu impacto tecnológico.
Os computadores, os telemóveis e as máquinas
fotográficas digitais são apenas alguns dos
inúmeros exemplos de aparelhos que diminuem em tamanho e
cresceram em tecnologia de forma a poderem satisfazer a demanda, cada
vez maior, por mobilidade e eficiência. Nesta palestra é
abordada uma das tecnologias emergentes
mais em moda (revista
Mundus), a Nanotecnologia. O
objectivo da Nanotecnologia é criar novos materiais e
desenvolver novos produtos e processos com base na crescente capacidade
de manipular individualmente átomos e moléculas, sem
esquecer as aplicações presentes e futuras, com especial
atenção para as aplicações
biomédicas (segundo a NASA, a viagem a Marte está
fortemente dependente da capacidade de diagnosticar e tratar
doenças antes de se manifestarem).
- Fotões,
Electrões e Átomos:
O mundo misterioso
dos quanta e das ondas (público
preferencialmente a partir do 9º, ...,
12º anos): Esta palestra propõe-se dar a conhecer as
teorias dos quanta e das ondas, e ajudar a explicar alguns dos
comportamentos e das previsões mais enigmáticas dos
mundos da luz e da matéria, dos fotões até aos quarks e electrões, onde nada é o
que parece. Procura-se responder a questões como:
de que é feita a matéria, o que é a luz, o que
é a dualidade onda partícula, e em que consiste o
princípio da incerteza. (Ver também as palestras
sobre A luz e O laser, as propriedades da luz laser e a
holografia.)
- O
laser, as propriedades da luz laser e a holografia (Escola de Verão 2006; 7º, 8º, ...,
12º anos): Logo após a sua invenção,
na década de 60, o laser tornou-se numa nova ferramenta
laboratorial, abrindo caminho para um novo campo – às vezes
denominado fotónica – que trata da interacção
(novamente ao nível quântico) entre os fotões e a
matéria. Nos dias de hoje, os lasers são omnipresentes:
desde a transmissão de voz, de imagem, e de dados,
à topografia, à soldadura, nos leitores de códigos
de
barras, CDs, DVDs,
em várias actividades de I&D, na medicina, etc.. Mas, o que há, então, de
tão diferente a respeito da luz de um laser?
- As
descobertas
do electromagnetismo e a comunicação (9º, 10º, 11º e 12º anos):
As
descobertas da electricidade e do magnetismo, e das propriedades da
radiação electromagnética, associadas à
invenção do telégrafo e do telefone modernos, da
radiofonia, da televisão, do satélite, e da internet,
originaram transformações fantásticas na forma
como comunicamos, permitindo o acesso, quase instantâneo,
à informação em qualquer região do nosso
planeta.
Nesta palestra são abordados os conceitos básicos
associados
aos diferentes métodos de comunicação, os factos e
as
descobertas consideradas mais relevantes para o desenvolvimento dos
sistemas
de comunicação móvel, por satélite, e por
fibra
óptica. Sempre que possível será efectuada a
demonstração
experimental de um sistema de comunicação usando a
luz.
- A luz (7º, 8º, ..., 12º anos): Uma viagem dos velhos mitos aos mais
recentes avanços da ciência da luz, sem esquecer o
fotão, as fibras ópticas, o laser, o arco-íris e o
pôr-do-sol.
- Descobertas e
equações que mudaram o Mundo I (Física Clássica)
(9º, 10º, 11º e 12º anos): Nesta palestra
abordam-se algumas das descobertas da Física Clássica - do «nascimento»
da Ciência, na Grécia Antiga, até ao século
XIX
- que alteraram a nossa visão do Cosmos, desencadeando a
compreensão racional da constituição e do
funcionamento do Universo, e
conduziram a feitos extraordinários como o telescópio, o
microscópio, a máquina a vapor, a invenção
do telégrafo, do telefone, da radiofonia, ao automóvel,
à aviação e às diversas
aplicações da electricidade, do magnetismo e do
electromagnetismo.
- Descobertas e
equações que mudaram o Mundo II (Física Moderna)
(9º, 10º, 11º e 12º anos):
Nesta palestra descrevem-se algumas das descobertas da Física
Moderna
que alargaram os nossos conhecimentos do Universo, do espaço e
do
tempo, e das interacções fundamentais entre as diferentes
formas
de matéria e de energia, permitindo realizações
extraordinárias como os métodos de diagnóstico da
medicina moderna, os computadores, a energia nuclear, a
miniaturização electrónica, o laser e a
optoelectrónica, a comunicação global com e sem
fios, a exploração espacial (como as idas à Lua e
as
viagens a Marte, em 2020 ou 2035), e uma miríade de novas
tecnologias
(ver também prémio
Nobel da Física 2006).
- Descobertas e
equações que mudaram o Mundo (dividida
nas duas anteriores): Nesta palestra abordavam-se algumas das
principais
descobertas da Física - do
«nascimento» da Ciência, na Grécia Antiga,
até ao século XX - que alteraram a nossa visão do
Cosmos, desencadeando a compreensão racional da
constituição e do funcionamento do Universo, e
conduziram a feitos extraordinários como o telescópio, o
microscópio, a máquina a vapor, a invenção
do telégrafo, do telefone, da radiofonia, ao automóvel,
à aviação e às diversas
aplicações da electricidade, do magnetismo e do
electromagnetismo.
- A Física e o Desenvolvimento Tecnológico (7º,
8º, ..., 12º anos)
mundus
Textos de apoio
às aulas (SWF)
Textos de apoio
às aulas (PDF)
Envie o seu pedido, a sua
sugestão
ou o seu comentário para jlongras@ualg.pt.
|