José Figueiredo

https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~jmfigueiredo/

Fisica-22.jpg

Fisica-11.jpg

  

 

Palestras e textos sobre temas de Física (->)
Para os ensinos básico, secundário e superior

Lista de Palestras efectuadas 

Palestras e demonstrações experimentais para docentes dos ensinos básico e secundário
  

  Palestras (Resumos das palestras)
 
(Bio)nanotecnologia/nanomedicina
Nanotecnologia / Nanomedicina
O mundo misterioso dos quanta e das ondas
Fotões, Electrões e Átomos: O mundo misterioso dos quanta e das ondas
A luz: a primeira criatura de Deus
Natureza da luz
Medindo o Mundo - Curiosidades acerca do Espaço e do Tempo
Medindo o Mundo - Curiosidades acerca do Espaço e do Tempo
A luz, o laser e a holografia A natureza da luz





O laser, as propriedades da luz laser e a holografia
O laser, as propriedades da luz laser e a holografia
As descobertas do electromagnetismo e a comunicação
As descobertas do electromagnetismo e a comunicação
Descobertas e equações que mudaram o Mundo I
 Descobertas e equações que mudaram o Mundo
Viagem ao mundo da Nanotecnologia
Viagem ao mundo da Nanotecnologia  Física do Estado Sólido



   
Resumos das palestras:

 

  • A LUZ - Resumo (2015): Uma viagem dos velhos mitos aos mais recentes avanços da ciência da luz e da fotónica, sem esquecer o arco-íris e o pôr-do-sol, o fotão, o laser, as fibras óticas e as comunicações ótica

  • AS DESCOBERTAS DO ELETROMAGNETISMO E A COMUNICAÇÃO - Resumo (2015): As descobertas da eletricidade e do magnetismo, e das propriedades da radiação eletromagnética, associadas à invenção do telégrafo e do telefone modernos, da radiofonia, da televisão, do satélite e da internet, originaram transformações fantásticas na forma como comunicamos, permitindo o acesso, quase instantâneo, à informação em qualquer região do nosso planeta. Nesta palestra são abordados os conceitos básicos associados aos diferentes métodos de comunicação, os factos e as descobertas consideradas mais relevantes para o desenvolvimento dos sistemas de comunicação móvel, por satélite e por fibra ótica. Sempre que possível será efetuada a demonstração experimental de um sistema de comunicação usando a luz. 

  • (BIO)NANOTECNOLOGIA/NANOMEDICINA - Resumo (2015): O século XX demonstrou que o impacto social e o potencial tecnológico de um dispositivo eletrónico são inversamente proporcionais ao seu tamanho. As nanotecnologias prometem ir muito para além da miniaturização de dispositivos. Pretendem atribuir aos nanoprodutos funcionalidades até há pouco consideradas do domínio da ficção científica. As ciências da saúde estão entre as áreas que mais irão beneficiar com as descobertas e produtos das nanotecnologias. Nesta palestra abordam-se algumas das proposta das nanotecnologias. A apresentação inicia-se com uma breve apresentação dos fundamentos das nanotecnologias, prossegue com a exposição das principais propostas nos campos da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de doenças, com destaque para o cancro, seguindo-se a abordagem dos problemas de biocompatibilidade/toxicidade, da necessidade de comunicação com os nanosistemas no interior do corpo humano e das questões ambientais e sociais criadas pelos nanoprodutos.  

  • Medindo o Mundo - Curiosidades acerca do Espaço e do Tempo (público geral; 7º ,..., 12º anos): palestra que aborda a evolução do conhecimento do cosmos, do «nascimento» da Ciência, na Grécia Antiga, até ao século XXI, onde são destacados as descobertas que alteraram a nossa visão do Cosmos, desencadeando a progressiva compreensão racional da constituição e do funcionamento do Universo

  • (Bio)nanotecnologia/nanomedicina (palestra apresentada no IV Encontro de Saúde da ESSUAlg): O século XX demonstrou que o impacto social e o potencial tecnológico de um dispositivo electrónico são inversamente proporcionais ao seu tamanho. As nanotecnologias prometem ir muito para além da miniaturização de dispositivos. Pretendem atribuir aos nanoprodutos funcionalidades até há pouco consideradas do domínio da ficção científica. As ciências da saúde estão entre as áreas que mais irão beneficiar com as descobertas e produtos das nanotecnologias. Nesta palestra abordam-se algumas das proposta das nanotecnologias. A apresentação inicia-se com uma breve apresentação dos fundamentos das nanotecnologias, prossegue com a exposição das principais propostas nos campos da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de doenças, com destaque para o cancro, seguindo-se a abordagem dos problemas de biocompatibilidade/toxicidade, da necessidade de comunicação com os nanosistemas no interior do corpo humano, e das questões ambientais e sociais criadas pelos nanoprodutos. 

  • Viagem ao mundo da Nanotecnologia (9º, 10º, 11º e 12º anos): Irá a ficção científica transformar-se em inovação tecnológica? O século XX mostrou claramente que o tamanho de um dispositivo é inversamente proporcional ao seu impacto tecnológico. Os computadores, os telemóveis e as máquinas fotográficas digitais são apenas alguns dos inúmeros exemplos de aparelhos que diminuem em tamanho e cresceram em tecnologia de forma a poderem satisfazer a demanda, cada vez maior, por mobilidade e eficiência. Nesta palestra é abordada uma das tecnologias emergentes mais em moda (revista Mundus), a Nanotecnologia. O objectivo da Nanotecnologia é criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos com base na crescente capacidade de manipular individualmente átomos e moléculas, sem esquecer as aplicações presentes e futuras, com especial atenção para as aplicações biomédicas (segundo a NASA, a viagem a Marte está fortemente dependente da capacidade de diagnosticar e tratar doenças antes de se manifestarem).

  • Fotões, Electrões e Átomos: O mundo misterioso dos quanta e das ondas (público preferencialmente a partir do 9º, ..., 12º anos): Esta palestra propõe-se dar a conhecer as teorias dos quanta e das ondas, e ajudar a explicar alguns dos comportamentos e das previsões mais enigmáticas dos mundos da luz e da matéria, dos fotões até aos quarks e electrões, onde nada é o que parece. Procura-se responder a questões como: de que é feita a matéria, o que é a luz, o que é a dualidade onda partícula, e em que consiste o princípio da incerteza.  (Ver também as palestras sobre A luz e O laser, as propriedades da luz laser e a holografia.)

 

  • O laser, as propriedades da luz laser e a holografia (Escola de Verão 2006; 7º, 8º, ..., 12º anos): Logo após a sua invenção, na década de 60, o laser tornou-se numa nova ferramenta laboratorial, abrindo caminho para um novo campo – às vezes denominado fotónica – que trata da interacção (novamente ao nível quântico) entre os fotões e a matéria. Nos dias de hoje, os lasers são omnipresentes: desde a transmissão de voz, de imagem, e de dados, à topografia, à soldadura, nos leitores de códigos de barras, CDs, DVDs, em várias actividades de I&D, na medicina, etc.. Mas, o que há, então, de tão diferente a respeito da luz de um laser? 

 

  • As descobertas do electromagnetismo e a comunicação (9º, 10º, 11º e 12º anos): As descobertas da electricidade e do magnetismo, e das propriedades da radiação electromagnética, associadas à invenção do telégrafo e do telefone modernos, da radiofonia, da televisão, do satélite, e da internet, originaram transformações fantásticas na forma como comunicamos, permitindo o acesso, quase instantâneo, à informação em qualquer região do nosso planeta. Nesta palestra são abordados os conceitos básicos associados aos diferentes métodos de comunicação, os factos e as descobertas consideradas mais relevantes para o desenvolvimento dos sistemas de comunicação móvel, por satélite, e por fibra óptica. Sempre que possível será efectuada a demonstração experimental de um sistema de comunicação usando a luz.  
     
  • A luz  (7º, 8º, ..., 12º anos): Uma viagem dos velhos mitos aos mais recentes avanços da ciência da luz, sem esquecer o fotão, as fibras ópticas, o laser, o arco-íris e o pôr-do-sol.    

 

  • Descobertas e equações que mudaram o Mundo I (Física Clássica) (9º, 10º, 11º e 12º anos): Nesta palestra abordam-se algumas das descobertas da Física Clássica - do «nascimento» da Ciência, na Grécia Antiga, até ao século XIX - que alteraram a nossa visão do Cosmos, desencadeando a compreensão racional da constituição e do funcionamento do Universo, e conduziram a feitos extraordinários como o telescópio, o microscópio, a máquina a vapor, a invenção do telégrafo, do telefone, da radiofonia, ao automóvel, à aviação e às diversas aplicações da electricidade, do magnetismo e do electromagnetismo.  

 

  • Descobertas e equações que mudaram o Mundo II (Física Moderna) (9º, 10º, 11º e 12º anos): Nesta palestra descrevem-se algumas das descobertas da Física Moderna que alargaram os nossos conhecimentos do Universo, do espaço e do tempo, e das interacções fundamentais entre as diferentes formas de matéria e de energia, permitindo realizações extraordinárias como os métodos de diagnóstico da medicina moderna, os computadores, a energia nuclear, a miniaturização electrónica, o laser e a optoelectrónica, a comunicação global com e sem fios, a exploração espacial (como as idas à Lua e as viagens a Marte, em 2020 ou 2035), e uma miríade de novas tecnologias (ver também prémio Nobel da Física 2006). 

 


  • Descobertas e equações que mudaram o Mundo (dividida nas duas anteriores): Nesta palestra abordavam-se algumas das principais descobertas da Física - do «nascimento» da Ciência, na Grécia Antiga, até ao século XX - que alteraram a nossa visão do Cosmos, desencadeando a compreensão racional da constituição e do funcionamento do Universo, e conduziram a feitos extraordinários como o telescópio, o microscópio, a máquina a vapor, a invenção do telégrafo, do telefone, da radiofonia, ao automóvel, à aviação e às diversas aplicações da electricidade, do magnetismo e do electromagnetismo.   

  • A Física e o Desenvolvimento Tecnológico (7º, 8º, ..., 12º anos)  

 

mundus


 


Textos de apoio  às aulas (SWF)








Textos de apoio  às aulas (PDF)









Envie o seu pedido, a sua sugestão ou o seu comentário para jlongras@ualg.pt.


 

 


Departamento de Física & CEOT-UALG, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 FARO, Portugal. E-mail: jlongras@ualg.pt, URL: http://w3.ualg.pt/~jlongras/