Apoio a Iniciativas de Promoção da Cultura Científica e Tecnologica

PROJECTO

"Era uma vez a luz"

Reforço da componente de ensino-aprendizagem experimental nas áreas do electromagnetismo e da óptica.

CoordenadorJosé Figueiredo (jlongras@ualg.pt), Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro.

Entidade proponente: Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro

Destinatários:  Professores e alunos das escolas dos ensinos básico e secundário do Algarve e do Baixo Alentejo.

Objectivos e finalidades do projecto

O projecto compreende o desenvolvimento de actividades experimentais nas áreas da electricidade, do magnetismo, do electromagnetismo e da óptica, no âmbito da aplicação dos novos programas de Física e Química, potenciadoras de melhor compreensão das teorias, dos  modelos físicos, e das aplicações tecnológicas do electromagnetismo e da radiação electromagnética, numa perspectiva de transformação de conhecimentos em "produtos/equipamentos" e de geração de "novos" conhecimentos, isto é, naquilo que agora se chama "atitude empreendedora".

Procura-se ainda atender às solicitações dos docentes no sentido de uma maior interacção entre as escolas básicas e secundárias e a Universidade, visando a criação de novas estratégias e a melhoria das metodologias conducentes ao reforço da aprendizagem destas matérias.

Actividades em curso   Visitas ao Departamento de Física   Equipamentos e material disponíveis     Biblioteca

Laboratório didáctico de electromagnetismo, óptica e comunicações

Público-alvo
    O projecto está aberto à participação das escolas básicas e secundárias da região do Algarve e baixo Alentejo. O público-alvo compreende alunos do ensino básico e do ensino secundário, bem como docentes que procuram o reforço das suas qualificações nestas áreas, essencial ao sucesso do ensino experimental.

Os professores terão como tarefa a orientação e a coordenação, em colaboração com o proponente do projecto, dos trabalhos a desenvolver pelos grupos de alunos da sua escola.

Prevêem-se sessões de trabalho/formação periódicas destinadas aos professores orientadores.

Metodologia

Pretende-se que as actividades associadas ao projecto apoiem a leccionação dos temas abordados nos programas de Física e Química. Os professores interessados em incluir algumas das actividades previstas no próximo ano lectivo devem contactar o proponente do projecto de forma a ser definido um programa de trabalho que corresponda aos seus objectivos e/ou necessidades.

Temas e actividades experimentais previstas

O proponente propõe-se contribuir, em colaboração com os público-alvo, para a concepção/adaptação de demonstrações de actividades experimentais elucidativas de conceitos e de fenómenos e/ou a implementação de "produtos/equipamentos" nos campos da óptica, do electromagnetismo e de circuitos eléctricos, no âmbito dos conhecimentos previstos nos novos programas de Física e Química.

Assuntos abordados:

- Radiação electromagnética: composição e propriedades da luz; detecção da luz e a visão humana; descoberta e as aplicações das radiações infravermelha e ultravioleta; fontes de luz, a fotografia e a holografia;

- Corrente eléctrica e circuitos eléctricos;
           - Electromagnetismo descobertas do electromagnetismo; produção e detecção de radiação electromagnética equipamentos e dispositivos electromagnéticos; produção de energia eléctrica;

- Comunicação: Comunicação guiada e a comunicação sem fios: emissores, receptores, transdutores, o microfone, o telefone, a fibra óptica, etc..

Montagens/projectos possíveis:

Cada Professor/Escola/grupo de alunos deve proceder à escolha de um ou dois projectos que se seguem:

- Fontes de luz (o Sol, diversas lâmpadas, lasers, etc.) e respectivos espectros;

- Implementação de espectrómetros caseiros;

- Funcionamento do olho, máquinas fotográficas e deficiências da visão;

- Fotografia e holografia;

- Guiagem da luz e fibras ópticas;

- Demonstração da existência das radiações infravermelha e ultravioleta;

- Efeito fotoeléctrico, células solares e detectores ópticos

- Geradores de energia eléctrica; dínamos, motores eléctricos, transformadores;

- Implementação de circuitos eléctricos funcionais simples: termómetro digital; amplificador áudio

- Produção e detecção de radiação electromagnética nos domínios óptico e de eléctrico;

- Modulação e  desmodulação de sinais eléctricos e ópticos;

- Transmissor de rádio  controlado por computador;

- Transmissor laser de dados controlado por computador;

- Intercomunicador para bebé;

- Sistemas de comunicação simples: emissores e detectores rádio; transmissão de sinais áudio e vídeo usando feixes laser; transmissão de sinais através de fibra óptica, etc.;

- Outras montagens/projectos a propor pelos professores e/ou alunos.

Ver:

Ver também:

Laboratório Didáctico de Electromagnetismo, Óptica e Comunicações

Escola_de_Verao_- E_viva_a_luz

Palestras sobre temas de Física para os ensinos básico e secundário

Ensino das Ciências Físicas no Básico (primeiro, segundo e terceiro ciclos) e no Secundário

Para manifestação de interesse, pedido de informação: jlongras@ualg.pt.

URL: Era-uma-vez-a-luz.htm, José Figueiredo, 2007